Caminhos da Reportagem vence Prêmio NHR Brasil de Jornalismo 2022

Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o Caminhos da Reportagem, atração semanal da TV Brasil, conquistou o Prêmio NHR Brasil de Jornalismo. Desta vez, na edição de 2022, o programa da emissora pública gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi agraciado com duas distinções. Em seu quarto ano, a homenagem prestigia trabalhos da mídia nacional sobre doenças tropicais negligenciadas (DTNs).

A produção ganhou o reconhecimento na categoria Telejornalismo com o episódio "Hanseníase - Marcas do Preconceito" e na categoria especial DTNs com a matéria "Doença de Chagas e Leishmaniose: Retrato do Descaso", ambas da repórter Ana Graziela Aguiar de Oliveira.

As duas reportagens vitoriosas foram exibidas na telinha do canal no primeiro semestre deste ano e estão disponíveis para assistir no app TV Brasil Play. A premiação valoriza conteúdos jornalísticos desenvolvidos pela imprensa sobre os diversos aspectos que envolvem a hanseníase e outras DTNs.

Profissionais comentam desafio jornalístico

Com foco no interesse do cidadão e no cumprimento da missão da comunicação pública, a jornalista Ana Graziela Aguiar de Oliveira pontua a importância de abordar pautas como as recém-premiadas nas edições do Caminhos da Reportagem, veiculadas pela TV Brasil em sua programação dominical.

"Nosso papel é justamente dar voz a histórias desconhecidas e diversas. Quando falamos em doenças negligenciadas, dar voz a essas pessoas invisibilizadas, seja pelo estigma ou seja pela falta de oportunidade de fala, faz-se ainda mais essencial. Somos apenas o elo entre essas histórias e o público. Entre as explicações médicas, as pesquisas e o telespectador", avalia a repórter.

Essa perspectiva é corroborada pela coordenadora de Programas Jornalísticos do Distrito Federal, Cintia Maria Faria Vargas. "Pautas sobre saúde na TV aberta sempre são uma forma de ampliar o debate e garantir que as informações cheguem ao público. É preciso entender que a saúde não é apenas a ausência da doença e sim, um conceito amplo de cuidados, conscientização e prevenção", pondera.

A sensibilidade na seleção e no desenvolvimento dos temas busca contribuir na educação e cidadania para garantir a participação e o acesso social. "Quanto mais cedo o cidadão tiver acesso às informações, mais os casos graves podem ser evitados. Em se tratando de doenças negligenciadas, por exemplo, é imprescindível que as informações cheguem aos espectadores. Nas enfermidades que atingem parte da população mais humilde, a informação assume um caráter ainda mais potente", sugere Cintia Vargas.

A coordenadora aborda a produção de grandes reportagens dessa natureza. "Conseguimos firmar importantes parcerias ao longo do tempo com entidades e organizações sem fins lucrativos que compartilham dos mesmos princípios, fruto de um profícuo trabalho que nos garante liberdade editorial e jornalística. E essa credibilidade também reflete em nossa comunicação e no nosso trabalho jornalístico."

O empenho coletivo é ressaltado pela repórter Ana Graziela Aguiar de Oliveira que agradece a parceria da equipe profissional da EBC. A oportunidade de esclarecer conteúdo de saúde pública é lembrada ao citar entrevistados e familiares que abrem portas e compartilham suas histórias de vida. A jornalista sublinha, ainda, a importância de médicos e pesquisadores que estudam as doenças negligenciadas.

"É uma emoção sem tamanho ser agraciada mais uma vez com este prêmio. É um grande desafio falar sobre doenças negligenciadas pelo poder público, indústria farmacêutica e também a própria imprensa, que quase não trata do tema. O prêmio é o reconhecimento de que estamos no caminho certo, que a nossa luta por pautar assuntos pouco abordados, mas que nem por isso merecem ser sub-noticiados, é o nosso papel enquanto comunicadores públicos que somos", conclui a jornalista.

Caminhos da Reportagem

Contar grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa das pautas escolhidas. É essa a missão do Caminhos da Reportagem, um dos mais tradicionais programas jornalísticos da TV Brasil. Em mais de uma década no ar, a produção do canal público é uma das mais premiadas não só da emissora, como também da televisão brasileira.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros temas são abordados de maneira única. A proposta é levar conteúdo de interesse para a sociedade com a diversidade regional e de assuntos na cobertura de equipes que percorrem o país de norte a sul.

Para trazer questões pertinentes ao cidadão, os profissionais investigam perspectivas múltiplas e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta. Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pelo time que forma o Caminhos da Reportagem.

O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido no meio jornalístico com inúmeras premiações. Nos últimos dez anos, o Caminhos acumulou mais de 55 prêmios e 25 indicações em importantes premiações de excelência nacional e internacional tais como o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), o Prêmio de Comunicação da CNBB, Prêmio Longevidade Bradesco Seguros, Prêmio Synapsis de Jornalismo e Prêmio TAL – Televisión America Latina, entre outros.

Exibido aos domingos, às 22h, o programa semanal disponibiliza as matérias especiais no site e no YouTube do canal. As edições anteriores do Caminhos da Reportagem também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato