'Cidades e Soluções' mostra os impactos do uso do mercúrio pelo garimpo na Amazônia

Divulgação

A Amazônia concentra 91,6% de toda a área afetada pelo garimpo no Brasil, segundo levantamento recente do MapBiomas. Entre 2010 e 2021, a expansão foi mais intensa em áreas protegidas, como os territórios indígenas. Para facilitar a extração de ouro, garimpeiros utilizam mercúrio, um metal pesado perigoso para o meio ambiente e para os seres humanos. Há alguns anos, cientistas pesquisam os impactos do mercúrio na saúde da população indígena que vive na Amazônia. O programa 'Cidades e Soluções', da GloboNews, deste domingo, dia 4, traz ainda trechos do documentário inédito 'Amazônia, a nova Minamata?’, do cineasta Jorge Bodansky, que acompanhou o trabalho dos pesquisadores Erik Jennings e Paulo Basta.  
 
O filme faz uma ponte com a tragédia da contaminação em Minamata, no Japão, na década de 50, quando moradores da região consumiram peixes envenenados por metilmercúrio, causando o nascimento de crianças com problemas no cérebro e malformações. Apesar de o Brasil ter assinado a ‘Convenção de Minamata’, que proíbe a importação e o uso do mercúrio na fabricação de materiais, o metal ainda circula em áreas de garimpo, trazendo consequências graves. “É uma situação assustadora. O lançamento indiscriminado de mercúrio causa estragos inimagináveis à saúde e ao meio ambiente. Ouvimos os maiores especialistas no assunto. A boa notícia é que há como conter a ação do garimpo ilegal e remediar danos. Mas é preciso agir rápido”, afirma o apresentador André Trigueiro. 
 
O 'Cidades e Soluções' vai ao ar neste domingo, dia 4, às 21h, na GloboNews

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato