Canal Brasil exibe mostra em homenagem ao ator Selton Mello, que completa 50 anos de vida e 40 de carreira

Divulgação 

O ator Selton Mello completa 50 anos no dia 30 de dezembro. Para comemorar a data, o Canal Brasil exibe a Mostra Selton Mello, com oito filmes estrelados ou dirigidos por ele. A partir do dia 21 de dezembro, na madrugada de terça para quarta, até sábado, sempre à 0h30, entram na programação “O Que É Isso, Companheiro?”, “Caramuru: A Invenção do Brasil”, “O Cheiro do Ralo”, “O Auto da Compadecida”, “A Erva do Rato”, “Os Desafinados”, “Jean Charles” e “O Palhaço”.

“O Canal Brasil é um ponto fundamental de resistência de nossa cultura, tão ignorada nos últimos tempos. O Cinema é o espelho de uma nação, reflete nossa língua, nosso jeito, nossos costumes, nossos tempos. Sou imensamente grato ao cinema brasileiro, sinto que faço parte de uma geração que deu uma cara aos nossos filmes. Uma parte de minha filmografia de mais de quase 40 filmes estará presente nesta Mostra Especial. Espero que o público veja, reveja, se emocione, se divirta e se lembre não apenas do que eu represento na história das artes do Brasil, mas que eu estou ali simbolicamente representando toda uma geração de grandes artistas e técnicos que transformaram nossas vidas através da sétima arte", conta o ator.

A comemoração se estende aos 40 anos de carreira de Selton na atuação, que começou no seriado “Dona Santa”, no qual ele interpretava um dos personagens principais da trama, Sidney. Dentre os filmes mais importantes da carreira de Selton, estão “O Palhaço”, dirigido e estrelado por ele, que foi escolhido entre os quinze filmes brasileiros do ano para tentar uma vaga na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” no Oscar e “O Auto da Compadecida”, visto por mais de dois milhões de brasileiros no cinema e marcado como o filme de maior bilheteria do cinema no ano 2000.

Guerra de Canudos (1996) (160’)

Horário: Madrugada de terça (20/12) para quarta (21/12), à 0h30

Classificação: 14 anos

Direção: Sérgio Rezende

Sinopse: A guerra começa no Brasil. Antônio Conselheiro (José Wilker), um líder religioso, leva os trabalhadores rurais a lutarem contra as regras da opressão no final do século 19.

Caramuru: A Invenção do Brasil (2001) (85’)

Horário: Madrugada de quarta (21/12) para quinta (22/12), à 0h30

Classificação: Livre

Direção: Guel Arraes

Sinopse: Portugal, século 16. Após ser enganado pela sedutora Isabelle, o jovem Diogo é deportado para o Brasil, mas sua caravela naufraga. Por milagre, ele é salvo pelo cacique Itaparica. Em terras brasileiras, ele passa a ser chamado de Caramuru e vive um harmônico triângulo amoroso com as duas filhas do cacique, Moema e Paraguaçu.

O Cheiro do Ralo (2007) (112’)

Horário: Madrugada de quinta (22/12) para sexta (23/12), à 0h30

Classificação: 14 anos

Direção: Heitor Dhalia

Sinopse: Lourenço (Selton Mello) é o dono de uma loja que compra objetos usados. Aos poucos ele desenvolve um jogo com seus clientes, trocando a frieza pelo prazer que sente ao explorá-los, já que sempre estão em sérias dificuldades financeiras. Ao mesmo tempo Lourenço passa a ver as pessoas como se estivessem à venda, identificando-as através de uma característica ou um objeto que lhe é oferecido. Incomodado com o permanente e fedorento cheiro do ralo que existe em sua loja, Lourenço vê seu mundo ruir quando é obrigado a se relacionar com uma das pessoas que julgava controlar.

O Auto da Compadecida (2000) (95’)

Horário: Madrugada de sexta (23/12) para sábado (24/12), à 0h30

Classificação: Livre

Direção: Guel Arrares

Sinopse: As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

A Erva do Rato (2008) (83’)

Horário: Madrugada de terça (27/12) para quarta (28/12), à 0h30

Classificação: 16 anos

Direção: Julio Bressane

Sinopse: Livremente inspirado na obra de Machado de Assis, o filme retrata a reação do homem diante da morte e a estranha relação que se pode estabelecer com os animais.

Os Desafinados (2008) (106’)

Horário: Madrugada de quarta (28/12) para quinta (29/12), à 0h30

Classificação: 14 anos

Direção: Walter Lima Jr.

Sinopse: Década de 60. Joaquim (Rodrigo Santoro), Dico (Selton Mello), Davi (Ângelo Paes Leme) e PC (André Moraes) são jovens músicos e compositores, que partiram para Nova York em busca de sucesso. Lá eles formam um grupo, chamado Os Desafinados, e integram o movimento que lançou a bossa nova. Ao longo dos anos eles acompanham o cenário político e musical do Brasil.

Jean Charles (2009) (93)

Horário: Madrugada de quinta (29/12) para sexta (30/12), à 0h30

Classificação: 12 anos

Direção: Henrique Goldman

Sinopse: Filme baseado na história real do brasileiro Jean Charles de Menezes, que foi confundido com um terrorista e morto pela polícia britânica no metrô de Londres. O caso gerou polêmica e comoção ao redor do mundo.

O Palhaço (2011) (90’)

Horário: Madrugada de sexta (30/12) para sábado (31/12), à 0h30

Classificação: 10 anos

Direção: Selton Mello

Sinopse: Em O Palhaço, Benjamim (Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a dupla Pangaré e Puro Sangue, que rodam as estradas do interior com a trupe do Circo Esperança. O palhaço Benjamin, porém, está em crise. Acha que perdeu a graça.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato