Canal Brasil faz homenagem a Clarice Lispector no dia 9 de dezembro, data que marca os 45 anos de sua morte

Divulgação

O Canal Brasil vai exibir o filme "A Hora da Estrela" (1985) em homenagem a Clarice Lispector, no dia 9 de dezembro, data que marca os 45 anos de sua morte. Uma das escritoras mais importantes do século XX, Clarice é autora de romances, contos e ensaios, além de jornalista. Sua obra é marcada por uma linguagem poética que se destacava e muitas vezes era incompreendida por quem lia seus textos.

O filme "A Hora da Estrela",  dirigido por Suzana Amaral, é baseado no romance homônimo de Clarice, sua última publicação. Na produção, Marcélia Cartaxo é a protagonista Macabéa, nordestina que se muda para São Paulo. A trama gira em torno da vida e rotina de Macabéa, que conhece Olímpico (José Dumont) e se apaixona por ele. O que impressiona no filme é a linguagem com que é contado, com lirismo e realidade, trazendo emoção e risadas nos pequenos detalhes. 

O longa foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Brasília de 1985, com 12 prêmios, além do Festival Internacional de Cinema de Berlim, Festival de Cinema Latino Americano de Havana e o Festival SESC Melhores Filmes. No elenco, estão nomes como Marcélia Cartaxo, Fernanda Montenegro, Tamara Taxman, entre outros.

A Hora da Estrela (1985) (96’)
Horário: Sexta, 09/12, às 13h45
Classificação: 12 anos
Direção: Maurício Farias

Sinopse: Macabéa acaba de se mudar para a cidade grande após a morte da tia que a criou. Ela consegue um emprego como digitadora e se muda para uma pensão com outras três mulheres. Em seu tempo livre, ela ouve a estação de rádio; aos domingos ela gosta de andar de metrô. Ela se descreve dizendo: "Sou digitadora e virgem e gosto de Coca-Cola". Então ela conhece Olímpio, um nordestino como ela, que sonha em ser deputado federal.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato