Especial Arte1 aborda o legado da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz

Reprodução

O canal Arte1 exibe neste domingo (4), às 21h30, o Especial Arte1 dedicado à trajetória da lendária Companhia Cinematográfica Vera Cruz, hoje Pavilhões e Estúdios São Bernardo do Campo. O Especial Arte1 desta semana destaca como a empreitada de Franco Zampari e Ciccilo Matarazzo, iniciada em 1949, segue reverberando pelas telas brasileiras até os dias de hoje.

O pesquisador e documentarista Sérgio Martinelli e a historiadora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, especialistas quando o assunto é Vera Cruz, refletem como a ambiciosa vontade de instaurar a indústria cinematográfica e uma escola voltada às telonas atingiu seu ápice no curto período de cinco anos. Os entrevistados também comentam como, mesmo com a bancarrota, a companhia permanece não só no imaginário popular como construiu um legado para se pensar o país e a sétima arte.

Já o documentarista Celso Sabadin destaca a relação de sucesso entre Amácio Mazzaropi e Vera Cruz, e o crítico de cinema Inácio Araújo pensa a qualidade dos filmes produzidos no período, com um olhar especial para o filme "O Cangaceiro”, de Lima Barreto, clássico inconteste que permitiria imaginar uma produção tipicamente brasileira com inspiração hollywoodiana e europeia. Além de Mazzaroppi e Lima Barreto, passaram pelo Vera Cruz estrelas nacionais como Ruth de Souza, Tonia Carrero, Anselmo Duarte, Adoniran Barbosa, Renato Consorte e Eliane Lage.

Os Pavilhões e Estúdios São Bernardo do Campo, o maior espaço para produção audiovisual da América Latina, estão mais operantes do que nunca, recebendo produções de canais de televisão, plataformas de streamings e grandes eventos do entretenimento.

O Especial Arte1 vai ao ar todos os domingos, às 21h30, no canal Arte1. E segue com reprises ao longo da semana: terças, às 12h30; quarta, às 14h30; quinta, às 19h, e sábado às 19h30.

Estreia: Domingo (4/12), às 21h30
Reprises: 6/12, às 12h30; 7/12, às 14h30; 8/12 às 19h; e 10/12, às 19h30

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato