Lições de vida e surpresas reveladas numa expedição pela Tanzânia no 'Globo Repórter' desta sexta

Divulgação Globo

Paciência, resiliência e perseverança. Foi preciso ter um pouco de cada um destes atributos para subir o Monte Kilimanjaro, considerado o ponto mais elevado da África. Assim descreve a jornalista Giuliana Morrone no 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 9, em uma expedição pela Tanzânia. O monte é um vulcão adormecido, que está a 5.895 metros de altitude e é um dos destinos mais almejados por montanhistas de todo o mundo. “Fazer o ‘Globo Repórter’ sempre foi um sonho de profissão. Sou repórter em Brasília, cubro política e economia. Amo o que faço e amo também aventura. Quando não estou trabalhando, me lanço em novos destinos, novas experiências. E foi assim que subi, pela segunda vez, o Kilimanjaro”, diz Giuliana sobre a sua primeira reportagem para o programa. “Mostro como a montanha é sábia e tanto nos ensina a ter paciência, resiliência, perseverança. E como lidar com o imprevisível, o improvável.  Eu me preparei fisicamente para chegar ao cume e encarar a falta de oxigênio e o cansaço a quase seis mil metros de altitude. Quando estava a 5.680 metros de altitude, a montanha me deu mais uma lição”, adianta a repórter.  
 
O país africano guarda outras surpresas registradas pelo programa, como o movimento migratório dos gnus, animais que parecem uma mistura de boi com bode. Andam em grupo mas, no período de seca, vão em busca de água e comida. A equipe do ‘Globo Repórter’ passou a noite em um acampamento para, no dia seguinte, acompanhar o fenômeno da migração, um dos mais impactantes do mundo animal. Outro destaque é o Parque Nacional de Serengeti, um dos maiores santuários da vida selvagem do mundo. É nesta região que é possível encontrar os chamados big five África - leão, o leopardo, o rinoceronte, o búfalo e o elefante. Por falar em leão, o “rei da selva” mais famoso dos filmes infantis foi inspirado em um de verdade: sim, o Simba existe e mora na Tanzânia.  

Divulgação

A caça é ilegal no país e os responsáveis pelos parques precisam estar atentos a todo e qualquer tipo de tentativa desta prática proibida. Morrone conta como conheceu um guerreiro Maasai. “Um maasai nos recebeu no acampamento. Eles são um povo nômade, criam ovelhas, gado e pastoreiam pelo país. Sem dúvida, é o povo mais belo do mundo. São esguios, altos, de traços harmônicos. No passado, para virar guerreiro, um maasai tinha que matar um leão. A Tanzânia proíbe, por lei, esse ritual e incentiva os maasai a protegerem leões. Shuku, o maasai recepcionista, me levou da entrada do acampamento até a tenda. Fazia frio e ele caminhava agitado, girando o corpo, com uma lanterna acesa, como se estivesse procurando por algo”, diz a repórter, sem revelar como a história acabou.  
 
O programa exibe ainda uma entrevista exclusiva com Jane Goodall, primatóloga britânica que revolucionou a ciência com seus estudos sobre chimpanzés. Quando tinha 26 anos, Jane passou um período no atual Parque Nacional Gombe Stream, onde vivem os animais da espécie, na Tanzânia. A partir da observação, a pesquisadora descobriu que os chimpanzés sentem emoções muito semelhantes aos seres humanos. “Goodall me surpreendeu ao contar a história de um longo e afetuoso abraço”, falou Giuliana, ao se referir ao vídeo que fez sucesso na internet. “A maior emoção que senti foi na floresta de Gombe, onde conheci Gremlim, a matriarca, e sua grande família de chimpanzés.  Ali, na floresta, a equipe do ‘Globo Repórter’ registrou momentos únicos de amor, de sabedoria desses seres que têm quase 99% do DNA igual ao nosso”, finaliza a repórter.  
 
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 9 de dezembro, vai ao ar logo depois de ‘Travessia’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato