No Mundo da Bola faz retrospectiva de 2022 e projeção para 2023

Divulgação

A primeira edição do ano da mesa redonda No Mundo da Bola analisa os resultados das principais competições do futebol com clubes do país em 2022 e traz um prognóstico para os campeonatos da temporada de 2023 neste domingo (1º), às 21h, na TV Brasil.

Após realizar um balanço das seleções que disputaram a Copa do Mundo no último programa, a produção esportiva apresentada por Sergio du Bocage recebe os jornalistas Rodrigo Campos, Waldir Luiz e Alexandre Vasconcellos para um papo descontraído sobre os campeonatos envolvendo times nacionais.

Os convidados da atração inédita debatem o título do Palmeiras na Série A do Campeonato Brasileiro, traçam um panorama sobre as equipes classificadas para as competições continentais e os rebaixados para as divisões inferiores. Mencionam, ainda, as perspectivas técnicas e táticas com os clubes que conseguiram o acesso nas Séries B, C e D.

As conquistas do Flamengo na Copa do Brasil e na Copa Libertadores da América também são discutidas pelos comentaristas. O programa esportivo aborda o sucesso do elenco rubro-negro sob o comando de Dorival Júnior como treinador depois do baixo rendimento com o técnico português Paulo Sousa. Já dispensado para a contratação do ex-Corinthians, Vitor Pereira, também de origem lusitana.

A questão dos treinadores estrangeiros conduzindo diversos clubes do país é tema do bate-papo na telinha do canal público. O No Mundo da Bola destaca, ainda, o calendário 2023 do futebol nacional e a relevância dos campeonatos estaduais jogados com atletas das categorias de base ou utilizados como pré-temporada por muitos times.

Outra pauta remete à tendência da profissionalização da gestão do futebol brasileiro. Os jornalistas refletem sobre a adesão de muitas equipes ao modelo da SAF. Times importantes migraram a forma de trabalho e viraram clube-empresa para financiar o futebol de marcas com torcidas tradicionais no país.

O assunto rende conversa sobre a importância de se planejar o investimento no esporte. A expectativa é alta para o atendimento a essa demanda. Os convidados falam sobre os processos de recuperação da gestão e da estrutura administrativa, além do tempo até a obtenção de resultados expressivos.

A mesa redonda produzida pela TV Brasil também comenta o período de movimentações dos clubes no mercado com mudanças no elenco, demissões e contratações de reforços. O desafio para lidar com lesões e suspensões bem como a primazia do trabalho de preparação do elenco é tratado ao se referir à consistência do português Abel Ferreira no comando do alviverde paulista com grandes títulos.

A supremacia dos times brasileiros tende a prevalecer no continente segundo os debatedores. O aumento de receitas das equipes do futebol nacional reflete o momento econômico dos países e eleva a disparidade técnica.

Apesar do título mundial da seleção, a fragilidade dos clubes argentinos é citada. Os comentaristas discorrem, ainda, sobre a percepção de que a catimba reduziu e a definição das finais em cidades aleatórias. Eles destacam a performance do Flamengo na conquista invicta da Libertadores, com os artilheiros Pedro e Gabriel Barbosa no ataque simultaneamente, após a lesão de Bruno Henrique.

O clube carioca disputa no início de 2023 uma verdadeira maratona de competições. Fora o estadual, busca as taças do Mundial de Clubes, no Marrocos, em que pode enfrentar o espanhol Real Madrid, a Supercopa do Brasil, contra o rival Palmeiras, e a Recopa Sul-Americana em que encara o equatoriano Independiente del Valle, time que superou o São Paulo, em 2022, na final da Sul-Americana.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato