TV Cultura prepara programação especial de fim de ano

Créditos: Nadja Kouchi

Neste fim de ano, a TV Cultura exibe uma programação especial com atrações dedicadas às crianças e aos adultos. Para o público infantil, vão ao ar diversos desenhos com histórias natalinas, como PJ Masks e Thomas e Seus Amigos, além de edições temáticas do Cocoricó e Quintal da Cultura. Já para os adultos, entre as novidades estão concertos em homenagem a Gal Costa, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Paulinho da Viola; documentários inéditos, como Jair Oliveira 30; os tradicionais O Quebra-Nozes e Missa do Galo; série sobre o sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro; e retrospectiva do ano e perspectiva de 2023 no Jornal da Cultura. No dia 1º de janeiro, a Cultura ainda apresenta o De Olho na Posse, que traz uma ampla cobertura das posses do Presidente da República e do Governador do Estado de São Paulo. 
 
Confira abaixo a programação detalhada: 

SEMANA DO NATAL 
 
Infantil 
 
Sexta-feira - dia 23/12
 
As Aventuras de Sunny Bunnies – No episódio Árvore de Natal Cósmica, os Sunny Bunnies decoraram muitas árvores de Natal diferentes. Mas este ano algo totalmente inacreditável os espera: uma incrível árvore de Natal extraterrestre multicolorida com presentes. Vai ao ar às 13h35.
 
Sábado - dia 24/12
 
Vera e o Reino do Arco-Íris – No episódio Sonhos de Inverno, Vera e Bartleby se preparam para o Festival anual dos Desejos de Inverno e conhecem a irmã do Rei Arco-Íris, a Rainha do Gelo e seu ajudante, Gelito. Mas após ele escapar do Reino de Gelo para o Reino do Arco-Íris, ele acidentalmente espalha gelo eterno, fazendo com que tudo e todos fiquem permanentemente congelados. Será exibido às 9h15.
 

The Furchester Hotel – É véspera de Natal e Big Bird e o Conde estão visitando Elmo, mas Big Bird percebe que esqueceu de dizer ao Papai Noel que estará no Furchester, causando pânico no hotel. Vai ao ar às 11h45.

Boris e Rufus- Em Um Caminho para a Lapônia, Boris, Rufus e Leopoldo estão presos em uma base espacial. Eles fogem de um pequeno robô, Dágor, que os consideram criminosos espaciais. Em um disco voador, viajam até a Terra, mas por um descuido do Leopoldo, a nave cai na Lapônia, sede da fantástica fábrica de presentes do Papai Noel. Exibição às 12h45.
 
PJ Masks -No especial Heróis da Estrada, osPJ Masks não podem esperar para usar os PJ Veículos contra Carly e Cartoka, e como resultado eles acabam deixando de lado o Newton Estrela e os PJ Cavaleiros, que precisam de ajuda. Vai ao ar às 15h15.

Domingo - dia 25/12
 
Thomas e Seus Amigos- No Especial O Mistério da Montanha da Vista, os carros estão sumindo nas minas e Thomas e Percy pensam que eles têm o melhor clube de aventura para desvendar o mistério. Mas parece que eles vão descobrir que um problema similar aconteceu há uns anos na Montanha da Vista. Thomas e seus amigos vão tentar resolver o mistério. Exibição às 14h15.

Adulto
 
Sábado - dia 24/12

Jair Oliveira 30

Vai ao ar, às 17h45, o documentário inédito Jair Oliveira 30, em celebração aos 30 anos de carreira de Jair Oliveira. Reconhecido por muitos como um dos principais compositores e produtores da sua geração e que, para comemorar a marca de três décadas artísticas, realizou um show com grandes sucessos de seu repertório. No filme, o público confere bastidores e depoimentos da família musical, parceiros e amigos como Tom Zé e Ed Newton, que dirigiu os programas do Balão Mágico.
 
Jornal da Cultura – Retrospectiva

O Jornal da Cultura, com Rodrigo Piscitelli na bancada, apresenta uma retrospectiva do ano de 2022 nos âmbitos político e econômico. Além de falar sobre a crise na saúde e o cenário de guerra internacional. Vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura.

Natal Brasileiro 

A TV Cultura exibe, às 22h, o concerto Natal Brasileiro, promovido pela Rádio Cultura FM e gravado no Memorial da América Latina, com a orquestra Brasil Jazz Sinfônica e as participações de Paula Lima e Tony Gordon. A apresentação homenageia quatro grandes nomes da música brasileira que completaram 80 anos em 2022: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola.
 
Floresta do Rio Doce - Berçário das Águas

Logo após o concerto, às 23h, a TV Cultura exibe o documentário inédito Floresta do Rio Doce - Berçário das Águas. Produzido com apoio do Instituto Terra - fundado por Sebastião Salgado e Lelia Wanick -, a atração mostra como ações de reflorestamento, na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, recuperaram uma área degradada da Mata Atlântica após o rompimento da barragem em Mariana, em 2015.
 
Missa do Galo 

Na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro, a TV Cultura exibe, a partir da 00h, a tradicional Missa do Galo, celebrada por Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma. 

Domingo - dia 25/12
 
Clássicos - O Quebra-Nozes 

O tradicional espetáculo de Natal conta a história de Clara e seu boneco Quebra-Nozes em uma linda festa natalina e o passeio dos personagens pelo Reino dos Doces. O espetáculo é protagonizado pelo corpo de balé fixo da Cisne Negro Cia de Dança e elenco contratado especialmente para a produção. A apresentação conta com os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, além de Isabella Gasparini e Luca Acri, solistas do The Royal Ballet de Londres. Vai ao ar às 23h. 

SEMANA DO ANO NOVO
 
Quinta-feira - 29/12
 
JK no exílio

O documentário inédito JK no exílio tem por objetivo esclarecer fatos e mostrar ocorridos do momento em que Juscelino Kubistchek esteve exilado. Para compor a produção, relatos de Maria Alice Gomes Berengas, que foi secretária de JK . No ar às 23h.
 
Sexta-feira - 30/12
 
Especial – 22, Cem Anos Depois

O especial apresentado por Patrícia Alves tem como cenário o Theatro Municipal de São Paulo, local da realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. Cem anos depois o programa revisita artistas do mundo da música, da literatura, das artes cênicas, da cultura que foram fundamentais na formação dos modernistas, realizadores do evento, que transformou a arte brasileira, a partir da ruptura com antigos conceitos artísticos e a busca de uma nova identidade nacional. O especial 22, Cem Anos Depois vai ao ar a partir das 20h30, na TV Cultura.
 
Sábado - 31/12
 
Jornal da Cultura – Perspectiva

Na última edição de 2022, o Jornal da Cultura traça uma perspectiva para o ano de 2023. Os desafios de governabilidade, economia, o cenário ambiental e internacional são os destaques da edição que vai ao ar às 21h.

Brasil Jazz Sinfônica - Tributo a Gal Costa 

Como especial de Ano Novo, a TV Cultura exibe o concerto inédito da Brasil Jazz Sinfônica em homenagem a Gal Costa, na Sala São Paulo Ao lado de Tim Bernardes, Rubel, Dora Morelenbaum e Lívia Nestrovski, a Orquestra traz no repertório canções como Baby e Meu Bem, Meu Mal (Caetano Veloso), Pérola Negra (Luiz Melodia), Folhetim (Chico Buarque), Cuidando de Longe (Marília Mendonça, Vinícius Poeta e Juliano Tchula) e Meu nome é Gal (Roberto Carlos & Erasmo Carlos). No ar às 22h30. 
 
Domingo - 1/1/2023
 
De Olho Na Posse

A TV Cultura fará a cobertura jornalística das posses do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Boletins serão exibidos ao longo de toda a programação matinal e vespertina da emissora.
 
O Brasil de Darcy Ribeiro

Em cinco episódios, a série inédita se dedica a desvendar as diversas facetas históricas de Darcy Ribeiro. O primeiro episódio mostra como o menino destinado a ser um fazendeiro em Minas Gerais tornou-se um dos principais construtores da identidade nacional antropológica. No ar a partir das 22h.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato