TV Cultura prepara programação especial de fim de ano

Créditos: Nadja Kouchi

Neste fim de ano, a TV Cultura exibe uma programação especial com atrações dedicadas às crianças e aos adultos. Para o público infantil, vão ao ar diversos desenhos com histórias natalinas, como PJ Masks e Thomas e Seus Amigos, além de edições temáticas do Cocoricó e Quintal da Cultura. Já para os adultos, entre as novidades estão concertos em homenagem a Gal Costa, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Paulinho da Viola; documentários inéditos, como Jair Oliveira 30; os tradicionais O Quebra-Nozes e Missa do Galo; série sobre o sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro; e retrospectiva do ano e perspectiva de 2023 no Jornal da Cultura. No dia 1º de janeiro, a Cultura ainda apresenta o De Olho na Posse, que traz uma ampla cobertura das posses do Presidente da República e do Governador do Estado de São Paulo. 
 
Confira abaixo a programação detalhada: 

SEMANA DO NATAL 
 
Infantil 
 
Sexta-feira - dia 23/12
 
As Aventuras de Sunny Bunnies – No episódio Árvore de Natal Cósmica, os Sunny Bunnies decoraram muitas árvores de Natal diferentes. Mas este ano algo totalmente inacreditável os espera: uma incrível árvore de Natal extraterrestre multicolorida com presentes. Vai ao ar às 13h35.
 
Sábado - dia 24/12
 
Vera e o Reino do Arco-Íris – No episódio Sonhos de Inverno, Vera e Bartleby se preparam para o Festival anual dos Desejos de Inverno e conhecem a irmã do Rei Arco-Íris, a Rainha do Gelo e seu ajudante, Gelito. Mas após ele escapar do Reino de Gelo para o Reino do Arco-Íris, ele acidentalmente espalha gelo eterno, fazendo com que tudo e todos fiquem permanentemente congelados. Será exibido às 9h15.
 

The Furchester Hotel – É véspera de Natal e Big Bird e o Conde estão visitando Elmo, mas Big Bird percebe que esqueceu de dizer ao Papai Noel que estará no Furchester, causando pânico no hotel. Vai ao ar às 11h45.

Boris e Rufus- Em Um Caminho para a Lapônia, Boris, Rufus e Leopoldo estão presos em uma base espacial. Eles fogem de um pequeno robô, Dágor, que os consideram criminosos espaciais. Em um disco voador, viajam até a Terra, mas por um descuido do Leopoldo, a nave cai na Lapônia, sede da fantástica fábrica de presentes do Papai Noel. Exibição às 12h45.
 
PJ Masks -No especial Heróis da Estrada, osPJ Masks não podem esperar para usar os PJ Veículos contra Carly e Cartoka, e como resultado eles acabam deixando de lado o Newton Estrela e os PJ Cavaleiros, que precisam de ajuda. Vai ao ar às 15h15.

Domingo - dia 25/12
 
Thomas e Seus Amigos- No Especial O Mistério da Montanha da Vista, os carros estão sumindo nas minas e Thomas e Percy pensam que eles têm o melhor clube de aventura para desvendar o mistério. Mas parece que eles vão descobrir que um problema similar aconteceu há uns anos na Montanha da Vista. Thomas e seus amigos vão tentar resolver o mistério. Exibição às 14h15.

Adulto
 
Sábado - dia 24/12

Jair Oliveira 30

Vai ao ar, às 17h45, o documentário inédito Jair Oliveira 30, em celebração aos 30 anos de carreira de Jair Oliveira. Reconhecido por muitos como um dos principais compositores e produtores da sua geração e que, para comemorar a marca de três décadas artísticas, realizou um show com grandes sucessos de seu repertório. No filme, o público confere bastidores e depoimentos da família musical, parceiros e amigos como Tom Zé e Ed Newton, que dirigiu os programas do Balão Mágico.
 
Jornal da Cultura – Retrospectiva

O Jornal da Cultura, com Rodrigo Piscitelli na bancada, apresenta uma retrospectiva do ano de 2022 nos âmbitos político e econômico. Além de falar sobre a crise na saúde e o cenário de guerra internacional. Vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura.

Natal Brasileiro 

A TV Cultura exibe, às 22h, o concerto Natal Brasileiro, promovido pela Rádio Cultura FM e gravado no Memorial da América Latina, com a orquestra Brasil Jazz Sinfônica e as participações de Paula Lima e Tony Gordon. A apresentação homenageia quatro grandes nomes da música brasileira que completaram 80 anos em 2022: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola.
 
Floresta do Rio Doce - Berçário das Águas

Logo após o concerto, às 23h, a TV Cultura exibe o documentário inédito Floresta do Rio Doce - Berçário das Águas. Produzido com apoio do Instituto Terra - fundado por Sebastião Salgado e Lelia Wanick -, a atração mostra como ações de reflorestamento, na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, recuperaram uma área degradada da Mata Atlântica após o rompimento da barragem em Mariana, em 2015.
 
Missa do Galo 

Na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro, a TV Cultura exibe, a partir da 00h, a tradicional Missa do Galo, celebrada por Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma. 

Domingo - dia 25/12
 
Clássicos - O Quebra-Nozes 

O tradicional espetáculo de Natal conta a história de Clara e seu boneco Quebra-Nozes em uma linda festa natalina e o passeio dos personagens pelo Reino dos Doces. O espetáculo é protagonizado pelo corpo de balé fixo da Cisne Negro Cia de Dança e elenco contratado especialmente para a produção. A apresentação conta com os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, além de Isabella Gasparini e Luca Acri, solistas do The Royal Ballet de Londres. Vai ao ar às 23h. 

SEMANA DO ANO NOVO
 
Quinta-feira - 29/12
 
JK no exílio

O documentário inédito JK no exílio tem por objetivo esclarecer fatos e mostrar ocorridos do momento em que Juscelino Kubistchek esteve exilado. Para compor a produção, relatos de Maria Alice Gomes Berengas, que foi secretária de JK . No ar às 23h.
 
Sexta-feira - 30/12
 
Especial – 22, Cem Anos Depois

O especial apresentado por Patrícia Alves tem como cenário o Theatro Municipal de São Paulo, local da realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. Cem anos depois o programa revisita artistas do mundo da música, da literatura, das artes cênicas, da cultura que foram fundamentais na formação dos modernistas, realizadores do evento, que transformou a arte brasileira, a partir da ruptura com antigos conceitos artísticos e a busca de uma nova identidade nacional. O especial 22, Cem Anos Depois vai ao ar a partir das 20h30, na TV Cultura.
 
Sábado - 31/12
 
Jornal da Cultura – Perspectiva

Na última edição de 2022, o Jornal da Cultura traça uma perspectiva para o ano de 2023. Os desafios de governabilidade, economia, o cenário ambiental e internacional são os destaques da edição que vai ao ar às 21h.

Brasil Jazz Sinfônica - Tributo a Gal Costa 

Como especial de Ano Novo, a TV Cultura exibe o concerto inédito da Brasil Jazz Sinfônica em homenagem a Gal Costa, na Sala São Paulo Ao lado de Tim Bernardes, Rubel, Dora Morelenbaum e Lívia Nestrovski, a Orquestra traz no repertório canções como Baby e Meu Bem, Meu Mal (Caetano Veloso), Pérola Negra (Luiz Melodia), Folhetim (Chico Buarque), Cuidando de Longe (Marília Mendonça, Vinícius Poeta e Juliano Tchula) e Meu nome é Gal (Roberto Carlos & Erasmo Carlos). No ar às 22h30. 
 
Domingo - 1/1/2023
 
De Olho Na Posse

A TV Cultura fará a cobertura jornalística das posses do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Boletins serão exibidos ao longo de toda a programação matinal e vespertina da emissora.
 
O Brasil de Darcy Ribeiro

Em cinco episódios, a série inédita se dedica a desvendar as diversas facetas históricas de Darcy Ribeiro. O primeiro episódio mostra como o menino destinado a ser um fazendeiro em Minas Gerais tornou-se um dos principais construtores da identidade nacional antropológica. No ar a partir das 22h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato