''Bento XVI - O Papa da Coragem'' é tema de grande reportagem da TV Aparecida nesta quinta-feira

Reprodução/TV Aparecida

O ''Arquivo A'' desta quinta-feira (5/1), às 22h30, vai trazer uma reportagem especial intitulada "Bento XVI - O Papa da Coragem", sobre a vida do célebre pontífice. Na produção da TV Aparecida será mostrado desde os primeiros anos de vida do religioso, na Alemanha, e os primeiros passos na fé, até sua chegada à frente da Igreja Católica, em abril de 2015. 

A reportagem feita pelo jornalista Guilherme Machado começa com um histórico da vida e caminhada religiosa de Joseph Aloisius Ratzinger, nascido na Alemanha em 1927. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 1951 e com apenas 50 anos se tornou Arcebispo de Munique. E um mês após a nomeação, foi nomeado Cardeal pelo Papa São Paulo Sexto.  

O programa ainda registra que Bento XVI participou dos conclaves que elegeram os Papas João Paulo Primeiro e de João Paulo Segundo, o qual sucedeu. 

Outro ponto abordado pelo “Arquivo A” foi seu legado teológico. Grande admirador dos estudos, Bento publicou cerca de 600 obras em vida. Durante os oito anos de pontificado preparou ainda três encíclicas, que são cartas públicas da Santa Sé, abordando pontos da doutrina da Igreja. 

A sua visita ao Brasil, em 2007, também será abordada. Bento XVI esteve no Santuário Nacional de Aparecida, no interior paulista, em uma ocasião histórica para a Igreja, a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho, que resultou no Documento de Aparecida. O pontífice também visitou a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP), e celebrou na cidade de São Paulo a missa de canonização do primeiro santo brasileiro: Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão. 

A coragem de Bento XVI quando renunciou ao cargo também será pauta da produção. Em fevereiro de 2013, o pontífice disse que lhe faltava vigor, tanto do corpo quanto do espírito, para administrar bem o ministério a ele confiado. Sua saída resultou na entrada de Papa Francisco, a qual sempre demonstrou respeito. Bento disse que continuaria rezando pela Igreja e sendo um peregrino na última etapa de sua vida. 

Entre os religiosos que deram seus depoimentos no "Arquivo A” estão os Cardeais Dom Orani Tempesta (Arcebispo do Rio de Janeiro), Dom Odilo Scherer (Arcebispo de São Paulo) e Dom Raymundo Damasceno Assis (Arcebispo Emérito de Aparecida), além de outros religiosos, estudiosos e pessoas que tiveram sua vida tocada pela vida e legado de Bento XVI. 

"Arquivo A - Bento XVI: O Papa da Coragem", quinta-feira, às 20h30 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato