Diretas Já, série inédita de Paulo Markun, estreia na TV Cultura

Divulgação TV Cultura

Com direção e apresentação do jornalista Paulo Markun, estreia na TV Cultura neste sábado (14/1), às 22h30, a série inédita Diretas Já. Em seis episódios de 52 minutos, a produção compõe um amplo painel da luta pela democracia no Brasil, desde o golpe de 1964 até a posse de José Sarney, em 1985, antes de rememorar e contextualizar um dos momentos mais importantes da história recente. 
 
A partir de 143 depoimentos exclusivos de personalidades, lideranças e cidadãos e de uma vasta coleção de imagens atuais e de época, Markun revisita a mobilização dos brasileiros que saíram às ruas de Norte a Sul do Brasil, em busca da democracia, e desvenda os bastidores da cena política daquele momento e dos anos de chumbo que a antecederam. "A série remete ao golpe de 1964, passa pelo movimento estudantil, pela Frente Ampla, anticandidatura, resistência do MDB, AI-5, anistia, greves operárias, fim da censura, eleições diretas para governador e desemboca no engajamento da sociedade civil em torno da emenda Dante de Oliveira e da derrota no parlamento, que levaria à eleição indireta de Tancredo Neves, à posse de José Sarney e aos dias de hoje, afinal", explica o jornalista.
 
Paulo Markun, que participou ativamente da campanha das Diretas Já, como jornalista e militante, iniciou o projeto em 1987: “Naquela época, a primeira eleição direta para presidente da República já estava marcada. Na Unicamp, coordenei o curso “Brasil: Memória Política”, um conjunto de eventos em que sete protagonistas percorreram parte da história política recente - Sérgio Ribeiro Miranda de Carvalho (o capitão Sergio Macaco do caso Para-Sar), Fernando Gabeira, Luiz Inácio Lula da Silva, Mario Covas, Leonel Brizola, Almino Affonso e Fernando Henrique Cardoso. Em 2014, retomei o projeto, que resultou num site e em dois livros agraciados com o prêmio Jabuti e agora na série de documentários que, numa TV pública e aberta como a Cultura, torna ainda mais democrático o acesso a esse importante acervo. Para isso, tive o apoio do Instituto de Cultura Democrática, da Uninove e da produtora Imagemix, da jornalista Teresa Cristina Miranda, que também viveu aquela onda democrática”.

Ao revisitar esses eventos, a obra audiovisual em questão propõe uma ponte entre os fatos que compuseram este cenário e os seus reflexos na sociedade brasileira atual. O jornalista ainda afirma: "Tanto tempo depois, o painel é parte da história. Não conheço outro tão abrangente. Certamente vai resultar em interpretações e conclusões nada unânimes nos tempos ásperos que vivemos. Mas continuo achando que conhecer o passado é importante. Talvez não haja muitas lições a tirar dessa história toda. Se há, cabe aos espectadores essa missão".

A série Diretas Já foi realizada com recursos da Ancine e apoio da Cine Brasil TV, e licenciada para a TV Cultura. Os 143 depoimentos exclusivos foram captados entre 2014 e 2017. A produção foi finalizada em 2018, mas entraves burocráticos retardaram sua exibição.
 
Confira a sinopse do primeiro episódio
 
Paulo Markun relembra o começo da campanha, com o baile das Diretas, que levou bandas de rock para o palco de uma danceteria em São Paulo, no dia 31 de março de 1984. Aos 32 anos, Markun foi um dos mestres de cerimônia daquela noite. Ao lado da atriz Tânia Alves, apresentou Beth Carvalho, Elza Soares, Moraes Moreira e um novo grupo de rock, cuja canção Inútil estava bombando naquele momento: o Ultraje a Rigor. Foi esse o momento em que a bandeira da Diretas Já começou a se tornar efetivamente suprapartidária. A mobilização girou em torno de uma emenda parlamentar apresentada por um jovem deputado, Dante de Oliveira, e já tinha conquistado a adesão de parte dos parlamentares e até sido motivo de pelo menos dois comícios: o primeiro, pouco citado, aconteceu em Abreu e Lima, cidade próxima a Recife, em 31 de março de 1983. O segundo foi diante do estádio do Pacaembu, em São Paulo, em novembro de 1983. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato