Inédito na TV, o curta "Central de Memórias" estreia no Canal Brasil nesta quarta

Divulgação

O curta documental "Central de Memórias", inédito na TV, chega ao Canal Brasil nesta quarta, 25, às 19h45. Os diretores Rayssa Coelho e Filipe Gama vão até Vitória da Conquista, na Bahia, e conversam com moradores sobre o bairro que ambientou as filmagens de "Central do Brasil" há mais de vinte anos. A estreia chega à programação acompanhada da exibição do premiado longa-metragem protagonizado por Fernanda Montenegro, que vai ao ar logo depois, às 20h. 

Em "Central de Memórias", quatro mulheres resgatam histórias do bairro que foi locação de "Central do Brasil", de Walter Salles. Elas lembram também das filmagens do longa e dos bastidores por trás da produção que concorreu ao Oscar. Alguns dos entrevistados do curta-metragem participaram do filme como figurantes ou em pequenas pontas.

"Central do Brasil" é um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro. Com a história de Dora, vivida por Fernanda Montenegro, e Josué, personagem de Vinícius de Oliveira, o longa coleciona prêmios e marcos ilustres. No Oscar, a produção concorreu nas categorias "Melhor Filme Estrangeiro" e "Melhor Atriz", pelo trabalho de Fernandona, que até hoje é a única atriz indicada à estatueta por uma atuação em língua portuguesa. O filme ainda foi eleito o Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro e foi o primeiro brasileiro a ganhar um Urso de Ouro no Festival de Berlim, onde Fernanda Montenegro também levou para a casa o prêmio de Melhor Atriz.

Central de Memórias (2021) (13’)
INÉDITO
Horário: Quarta, 25/01, às 19h45
Classificação: 10 anos
Direção: Rayssa Coelho e Filipe Gama

Sinopse: A luta pela moradia e a produção de um grande filme. A memória de quatro mulheres sobre um bairro de Vitória da Conquista, que ambientou o filme Central do Brasil (1997). A locação situada na Bahia ilustra uma das imagens mais icônicas do filme, que originou o bairro. A história por trás do roteiro marca questões envolvendo a prefeitura local e a invasão dos primeiros moradores. E em 1997 alguns desses moradores fizeram figuração e pequenas pontas no filme de Walter Salles.

Central do Brasil (1998) (111’)
Horário: Quarta, 25/01, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Walter Salles

Sinopse: Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho do pai. Ao sair da estação, ela morre e Dora acolhe a criança, partindo em busca do pai desaparecido.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato