'Nós', novo Original Globoplay, reúne contos da cultura indígena brasileira para o público infanto-juvenil

Divulgação/Globoplay

Contos e narrativas de variadas nações indígenas brasileiras embalam 'Nós', a nova série em áudio Original Globoplay, disponível com exclusividade na plataforma desde a última sexta-feira (20). Idealizado para o público infanto-juvenil, a obra é inspirada no livro de Maurício Negro, ‘Nós - Uma Antologia de Literatura Indígena’. O projeto reúne histórias dos povos originários, que vão de mitos de origem e aventuras épicas até como surgiram as pessoas; como dominamos o fogo; de onde vêm o açaí e o peixe boi; e o que acontece quando um jabuti se apaixona por uma anta. Apresentado pelo escritor, professor e CEO do Instituto UK’A Daniel Munduruku, e por Renata Tupinambá, roteirista, poeta e atuante na difusão das culturas indígenas por meio de projetos de etno comunicação, o podcast tem a direção executiva de Carlos Merigo.

Em formato de contação de histórias, a série em áudio mergulha em narrativas curiosas e ancestrais que têm como cenário os encantos e mistérios da natureza. Segundo Renata, o podcast simboliza um resgate da memória afetiva. “A memória ancestral é algo fundamental para a história, pois ela fortalece a nossa identidade, e é o que garante que as próximas gerações se lembrem de quem são e conheçam as suas próprias bagagens culturais”. O conteúdo é mais uma co-criação da Globo com a B9 e marca a estreia do primeiro podcast da Globo desenhado para o público infanto-juvenil que tem como missão homenagear o valor das lembranças e identidade cultural deixados por indígenas de todo o Brasil. “O podcast ‘Nós’ traz a representação das vozes indígenas e revela o que elas têm de mais especial, que é justamente a riqueza, a magia, o ensinamento e a sabedoria que essas populações carregam consigo em suas histórias”, destaca Daniel Munduruku. 

Sobre os episódios 

A temporada tem todos os episódios disponíveis - dez ao total - já no primeiro dia do seu lançamento. A série em áudio estreia com o episódio “Amor Originário”, que traz o romance da jovem Panhonka pelo guerreiro Bepkaety, e encerra com “Nos Primórdios dos Tempos”, narrando a história de um atrapalhado ancestral dos Kurâ-Bakairi no cerrado Mato-Grossense. Para Carlos Merigo, ‘Nós’ é uma experiência sonora envolvente nas origens do Brasil para crianças, jovens e adultos. “O podcast passeia por histórias recheadas de significado, aprendizado e emoção para se ouvir repetidas vezes”, complementa o diretor executivo. 

O podcast ‘Nós - Uma Antologia de Histórias Indígenas’ integra o catálogo infantil do Globoplay. Apresentado por Daniel Munduruku e Renata Tupinambá, o projeto tem a direção executiva de Carlos Merigo e é uma co-criação da Globo com a B9. Disponível com exclusividade no Globoplay, para ouvir a série completa, clique aqui.

Entrevista com Daniel Munduruku – apresentador do podcast e Carlos Merigo – diretor executivo: 

1 – Quais pontos você destaca dessa série em áudio produzida para o público infanto-juvenil? 
Daniel Munduruku: O podcast conta com uma série de elementos especiais proporcionando uma conexão com os ouvintes, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência auditiva e sensorial com destaque para o valor ancestral repassado na série.   

2 – Qual é o diferencial deste podcast em relação a outros projetos que já foram desenvolvidos com foco na cultura dos povos originários?
Daniel Munduruku: O principal diferencial nesse projeto é que os indígenas são protagonistas tanto na história quanto na escrita. Na produção do podcast, trouxemos elementos que realçam o simbolismo da vivência narrada. Conseguimos expressar sentimentos que já vivenciamos na própria pele e que, portanto, reverbera na palavra falada. Em comparação com outros projetos de cultura indígena em geral, este podcast em particular, mexe com o nosso espírito e com a nossa alma. Portanto, considero que a narrativa entregue o sentimento de pertencimento e descoberta da sua identidade para quem escuta.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato