Nova série do FashionTV, Made in Kyoto traz as mais diversas manifestações milenares do Japão

Divulgação MBS Japão

Por mais de um milênio, de 794 a 1868, Quioto (ou Kyoto, em japonês) foi a capital da Corte Imperial do Japão até ser substituída por Tóquio. A excelência japonesa, seus santuários e templos, a cultura do artesanato, a tradicional tecelagem da região hoje disputada pelos grandes nomes da alta costura mundial, entre tantos outros atributos e belezas milenares têm, incontestavelmente, suas raízes em Quioto. A primeira temporada da série Made in Kyoto, que estreia em 11 de janeiro, a partir das 20 horas, no canal de TV por assinatura FashionTV e na Box Brazil Play, pretende mostrar o fascínio dessa cidade que traz a essência da cultura japonesa, agora refinada e adaptada aos tempos modernos.

Ao longo dos 11 episódios desta primeira temporada, Made in Kyoto apresenta a rica manifestação artesanal do Japão -- da tecelagem tradicional e da gastronomia, à robótica de última geração, tudo criado e cultivado pelos novos mestres do design, arte, moda e cultura.
 
Toda a arquitetura e design da exuberante Quioto em episódios de 30 minutos, que mostram variados aspectos da cidade, como os seculares quimonos e tecidos Nishijin; O Gofun Nail, um dos mais tradicionais esmaltes japoneses que tem entre seus ingredientes um pó fino de casca de vieira (pigmento branco também usado na milenar pintura japonesa); todo o esplendor dos papéis de parede feitos em processo artesanal; o doce colorido que mais parece uma obra de arte comestível; a Kameya Iori, confeitaria com mais de 400 anos; uma das mais antigas tradições: a encantadora arte de fazer leques; as esplendorosas cerejeiras; o trem Torokko; as ruas Shinmachi e Muromachi, com suas lojas têxteis; templos, igrejas, castelos.
 
Made in Kyoto é uma produção da MBS Japão - Mainichi Broadcasting System - e faz parte da parceria com o Grupo Box Brazil que já trouxe ao canal Prime Box a série de sucesso Sobre Amar e Saborear. Outras produções japonesas estão previstas para 2023.
 
Confira abaixo um pouco sobre cada episódio dessa primeira temporada.

EPISÓDIO 01 -- Genuíno de Kyoto

Neste episódio será apresentada a tecelagem Nishijin que deriva seu nome de um conhecido processo originado no distrito de Nishijin, em Kyoto. Os quimonos e tecidos Nishijin datam de uma tradição de muitos séculos e são utilizados na alta costura por Dior, Yves Saint Laurent, entre outras grandes maisons internacionais. Será apresentado também o processo de fabricação de papéis de parede japonês -- karakamis -- que são feitos em um processo artesanal secular. A renomada culinária de Quioto será apresentada com mais de 100 restaurantes reconhecidos internacionalmente como patrimônio cultural da UNESCO. Com arquitetura singular e secular, ‘Machiya" são as casas tradicionais de Kyoto.

EPISÓDIO 02 -- Doces Tradicionais (Primavera e Verão)

Em Kyoto, antiga capital do Japão, as pessoas nutriram muitas tradições culturais e preservaram os costumes típicos e únicos de cada estação. Um exemplo é o Wagashi, um doce japonês. Neste episódio conheceremos o Festival de Bonecas, oferendas tradicionais para que meninas cresçam saudáveis. À medida que essa época se aproxima, os confeiteiros começam a vender hichigiri, um delicioso bolo de arroz doce com pasta de feijão vermelho ou um purê doce.
 
EPISÓDIO 03 - Doces Tradicionais (Outono e Inverno)

Quioto também é o centro da cerimônia do chá. E os kiogashi estão intimamente relacionados a esta cerimônia. "Kameya Iori" é uma confeitaria bem conhecida. Foi fundada há 400 anos. Kiogashi (um doce feito ao estilo de Kyoto) continua na tradição japonesa e faz parte do festival do crisântemo.
 
EPISÓDIO 04 - Artesanato (leques de papel, leques dobráveis, panos de embrulho)

Uma das mais antigas tradições de Kyoto é a arte de fazer leques, que existe desde o século nove. Veremos alguns dentre vários tipos de leques que são feitos de forma artesanal: Kyo-Sensu (leque de Kyoto), Hiougi (leque de cipreste), Uchiwa estilo Kyoto (leques redondos), Byakudansen (leque de sândalo) e Mai Sensu (leque de dança).

EPISÓDIO 05 - Igrejas antigas

Em 1889, o cristianismo ortodoxo ganhou uma base em Kyoto e originou uma arquitetura específica: mescla de tradições culturais e religiosas do Oriente e do Ocidente em plasticidade e beleza únicas.
 
EPISÓDIO 06 - Jardim Botânico (Verão e Inverno)

O Jardim Botânico da Província de Kyoto tem quase um século de história. No Jardim Botânico de Quioto veremos uma estufa com árvores e plantas da África, Madagascar, Amazônia, Índia Ocidental, Japão, Península Malaia, Bolívia, Tanzânia, China, entre muitas outras localidades. A arte do paisagismo japonês aplicado à biodiversidade das mais diversas regiões do planeta.
 
EPISÓDIO 07 - Jardim Botânico (Primavera)

Kyoto é a capital das flores e seu paisagismo é uma referência no mundo por sua singularidade oriental. A vista de tirar o fôlego faz com que as pessoas se esqueçam de piscar os olhos. Veremos algumas das mais de 70 variedades de cerejeiras, incluindo somei-yoshino e yamazakura, e todas são adornadas com flores.
 
EPISÓDIO 08 - O Trem Romântico

O trem Torokko leva os visitantes em uma curta viagem para experimentar a beleza do outono. Uma obra monumental que no século XIX foi um enorme desafio pelas dificuldades da geografia da região mais bela da Província de Kyoto.
 
EPISÓDIO 09 - Ruas históricas

Neste episódio Made In Kyoto andará por duas importantes ruas históricas: Rua Shinmachi e Rua Muromachi. No período Edo, essas ruas eram o centro econômico da capital, com uma série de lojas têxteis ainda em atividade e que produziam para as casas imperiais, famílias de samurais e comerciantes ricos.
 
EPISÓDIO 10 - Casas tradicionais

O episódio visitará três tradicionais casas que datam do século XVIII e são obras arquitetônicas características do período Edo, quando Kyoto era a capital do Japão. A casa Isa de 1734, a casa Sawai de 1740 e o Castelo Nijo do início deste período histórico de grande importância.
 
EPISÓDIO 11 - Casa e hotéis antigos e novos

Na fronteira entre Kyoto e Osaka, na base do Monte Tennozan, há uma casa escondida por uma quantidade impressionante de folhagem. Chochikukyo é uma casa de um andar feita de madeira construída em 1928. A casa combina a bela simplicidade da arquitetura estilo sukiya e o design geométrico. O Hotel Westin Miyako Kyoto tem uma localização de destaque que serve como um mirante com vista para a cidade de Kyoto. No passado, recebeu convidados do estado e outros dignitários que visitavam a cidade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato