'O Tempo que Resta' é destaque na faixa especial de documentários da GloboNews neste domingo

Divulgação Globo

Duas mulheres da Amazônia brasileira, duas histórias de resistência contra a mineração, o agronegócio e as milícias madeireiras. Juradas de morte, Maria Ivete Bastos e Osvalinda Marcelino Pereira têm suas vidas retratadas no documentário 'O Tempo que Resta', que será exibido pela GloboNews no próximo domingo, dia 29, às 23h. Inédito na televisão, o longa-metragem é uma coprodução com a Globo Filmes e tem direção de Thais Borges.
 
No filme, a história das duas corre em paralelo. Osvalinda vive no Projeto de Assentamento Areia, no sudoeste do Pará, uma região cobiçada por madeireiros ilegais. À frente de uma associação de mulheres, ela atraiu a ira das milícias madeireiras ao tentar regularizar a situação fundiária do assentamento onde vive e criar alternativa de trabalho e renda para os agricultores então submetidos a condições análogas à de escravos na extração de madeira.  
 
Já Maria Ivete vem denunciando grileiros, que se apossam ilegalmente de terras públicas e expulsam comunidades inteiras mediante ameaças e queimas de casas. Ribeirinha da comunidade de Carariacá, ela preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém e tem também um histórico de luta contra a mineração em territórios tradicionalmente ocupados no oeste do Pará.
 
As duas vivem histórias parecidas: têm a mesma idade, são casadas há mais de 30 anos, enfrentam sérios problemas de saúde e passaram pela experiência de terem filhos desaparecidos por anos. Outro paralelo em suas trajetórias é o reconhecimento internacional pela luta em defesa dos povos da floresta: Maria Ivete ganhou o Prêmio Mahatma Ghandi em 2006, e Osvalinda recebeu o Prêmio Edelstam de direitos humanos em 2020.
 
Apesar de retratar trajetórias de militância, ‘O Tempo que Resta’ adota uma abordagem intimista, em que estão em primeiro plano o trabalho na terra, as construções afetivas, os espaços abertos para o sonho e para o riso no cotidiano de Maria Ivete e Osvalinda. É esse conjunto de momentos que vai compondo o ideal que as protagonistas perseguem, e as razões pelas quais ousam desafiar a morte.
 
O filme ‘O Tempo que Resta’ será exibido neste domingo, dia 29, às 23h, na GloboNews

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato