Série Estádios Históricos estreia na TV Brasil neste domingo

Divulgação

A TV Brasil lança a série documental própria Estádios Históricos na programação a partir de domingo (29), às 18h30. Com episódios semanais, a produção visita importantes arenas do futebol nacional que são verdadeiros celeiros de craques.

Em 13 edições de 26 minutos, o seriado da emissora pública apresenta bastidores dos campos de futebol e de seus clubes por meio de entrevistas, imagens de arquivo, registros atuais e animações. O conteúdo pode ser acompanhado no app TV Brasil Play e em horário alternativo na telinha, durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h.

A primeira temporada celebra a memória esportiva ao percorrer estádios em várias cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro para lembrar de gramados e construções que foram e outros que ainda são palco do esporte que é paixão nacional.

A obra destaca o patrimônio de grandes times e também de agremiações tradicionais que já não estão mais no auge. Em alguns casos, o espaço nas arquibancadas hoje é pequeno para a dimensão das torcidas, enquanto outros estádios já não recebem partidas e despertam o interesse da especulação imobiliária, instalados em regiões nobres e bairros residenciais das metrópoles.

Em cada programa, o público descobre detalhes das construções, características gerais, curiosidades culturais e célebres personagens do esporte que fazem parte da origem e da trajetória de cada estádio. Historiadores, jogadores, torcedores apaixonados, boleiros, jornalistas esportivos e artistas contam situações inusitadas e revelam suas relações de amor com seus times e estádios.

A série documental da TV Brasil tem narração da jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do Stadium, programa diário do canal, de segunda a sexta, às 19h40. A direção, roteiro e produção executiva do seriado Estádios Históricos são de Ingrid Gassert e Maíra de Assis.

Atrações paulistas

Na Terra da Garoa, a leva de atrações vai até três campos e revela a história de duelos marcantes e do trabalho de formação dos novos craques de clubes que sediam seus jogos nos locais. A série visita o Canindé (Portuguesa), além dos menos conhecidos Estádio da Rua Javari (Juventus) e Nicolau Alayon (Nacional), tema do programa de estreia.

A produção ainda vai até o litoral mostrar a Vila Belmiro (Santos) e percorre o município de Campinas para percorrer o Brinco de Ouro da Princesa (Guarani) e o Moisés Lucarelli (Ponte Preta), espaços que mobilizam o imaginário de torcidas tradicionais do estado.

Jogador das categorias de base do Nacional e conhecido como o "Artilheiro dos Gols Bonitos" após vitoriosa carreira por grandes equipes do país, o ex-centroavante Dodô recorda a primeira vez que balançou as redes como atleta profissional pelo time com um golaço no estádio do clube.

O astro lembra da jogada em que driblou muitos adversários e fala da sua emoção ao comemorar quando a bola atravessou a linha. O programa da TV Brasil destaca que talentosos ex-jogadores como o goleiro Félix, o lateral-direito Cafu e o meio-campista Deco também são crias do Nacional.

A primeira edição da temporada também remete ao começo da prática do futebol no país e a importância de Charles Miller para as disputas iniciais da modalidade em São Paulo. A produção aborda a criação de clubes formados por operários e a popularização do esporte entre as elites no cenário nacional.

Gramados cariocas

A capital fluminense é destaque em seis edições ao mostrar o ambiente dos estádios de equipes históricas. O seriado transita por lugares conhecidos de diversas torcidas do país como Laranjeiras (Fluminense), Moça Bonita (Bangu), Luso Brasileiro (Portuguesa), São Januário (Vasco), Ronaldo Nazário (São Cristóvão) e Gávea (Flamengo). A atração ainda vai até o Sul Fluminense registrar o Raulino de Oliveira (Volta Redonda).

O segundo episódio da série Estádios Históricos visita as Laranjeiras. A produção traz um papo com figuras como o massagista Gegê, funcionário do Fluminense; o músico Toni Platão, torcedor fanático do tricolor carioca; e o ex-jogador e técnico de futebol Ricardo Gomes, entre outros.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato