Podcasts: Padre Júlio Lancellotti é um dos apresentadores de 'Todos os Caminhos’, novo podcast Globoplay

Divulgação Globo/Sergio Matta

Espiritualidade e autoconhecimento são temas que vão permear as rodas de debates de 'Todos os Caminhos', novo podcast Globoplay que estreou no sábado (14) no streaming da Globo e em todas as plataformas de áudio. Os episódios completos da série serão publicados aos sábados, enquanto de segunda à sexta, o conteúdo será adaptado para pílulas diárias, com reflexões com até dois minutos de duração. Comandado pelo padre Júlio Lancellotti, pela pesquisadora Flavia Virginia e pelo budista brasileiro Lama Padma Samten, o podcast busca trazer uma jornada de autoconsciência, bem-estar e quebra de tabus. 
 
Segundo Lama Padma Samten, o projeto trabalha a espiritualidade de modo natural e traz uma visão sutil e interna de como podemos ultrapassar visões limitadas, além de analisar o que de fato ocorre em nossos corpos mental e emocional. Em formato de mesa redonda, cada episódio contará com um convidado inter-religioso para dialogar sobre assuntos presentes no dia a dia da sociedade, a partir de diferentes vivências, perspectivas e linguagem inclusiva e diversa. Temas como amor, irmandade, qual sentido da nossa existência, esperança, equilíbrio e como conviver com pessoas que pensam diferente serão abordados, sob a perspectiva do trio de apresentadores e seus convidados. “As pessoas dizem ‘somos todos iguais’ e eu discordo: somos diferentes – e isso é bom, muito bom”, reflete Flavia Virginia.
 
No podcast, os ouvintes poderão conhecer vozes de diferentes manifestações religiosas no Brasil, partindo de duas frentes de reflexão: a fé e a paz.  Com uma abordagem leve e fluida, o título é pensado também para pessoas que não seguem propriamente uma religião. O Padre Júlio Lancellotti, complementa que a série é uma oportunidade de mostrar, na prática, o exercício do diálogo, caminho curto e seguro para a fraternidade. “Em ‘Todos os Caminhos’, nós olhamos e ouvimos o próximo, por mais diferente que seja a fé dele. Queremos falar a todos que queiram desenvolver a própria espiritualidade e os melhores valores humanos, começando pelo amor ao próximo”. 
 
Sobre os dois primeiros episódios

Com episódio duplo de estreia, o programa abre o debate falando sobre a definição da palavra amor. Será que o amor é realmente um sentimento incondicional? Seria um substantivo, um verbo, uma intenção ou um exercício cotidiano? O trio de apresentadores recebe o pastor Henrique Vieira em uma conversa pautada a refletir o amor. Um tema aparentemente tão caro à sociedade e tão ambíguo quanto a sua definição. Já o segundo episódio recebe a candomblecista Adriana Aragão, dando início as reflexões com a pergunta: ‘Será que somos todos irmãos? E o que estaria por trás dessa ideia de fraternidade social? A conversa é, também, um convite para refletir sobre nossas atitudes em relação aos outros. 

Publicado semanalmente aos sábados, o ‘Todos os Caminhos’ é um podcast Globoplay, com planejamento de Mamilos e produção de Angel Produções. Comandado pelo padre Júlio Lancellotti, pela pesquisadora Flavia Virginia e pelo budista Lama Padma Samten, recebe convidados semanais e tem como premissa abordar a espiritualidade de forma ampla, sem tabus e de diferentes perspectivas. 

Para ouvir os dois primeiros episódios, clique aqui.

Entrevista com os apresentadores:

1 - Como é para você mediar uma mesa inter-religiosa indo além do conceito de religião que foi construído pela sociedade?

Flavia Virgínia: É uma grande oportunidade de, por meio da religião, tratar de algo muito importante e de levar uma mensagem de esperança a tantas pessoas. Quando juntamos representantes de matrizes religiosas e espiritualidade diferentes, estamos provando que é possível dialogar, harmonizar e nos unirmos. Considero que a grande sacada do podcast é ajudar a compor uma humanidade melhor, a pluralidade nos torna maiores. 

2 - Como você enxerga o movimento de espiritualidade fluida na sociedade?

Padre Júlio Lancellotti: A espiritualidade fluida é um rótulo que serve para muitas coisas, todas elas predominantemente boas, positivas e construtivas. Alguém que experimente a espiritualidade fluida não vai agredir o próximo por uma questão de cor de pele, orientação sexual, a fé que professa, a roupa que está vestindo e o idioma que fala. Vivenciar, ampliar e aprimorar nossa espiritualidade é um ato de amor, que ajuda a resolver grande parte das crises que vivenciamos hoje.

3 -Como foi a experiência de estar lado a lado com representantes de outras frentes religiosas debatendo de forma mais ampla temas em comum sob diferentes perspectivas?

Lama Padma Samten: Foi algo muito enriquecedor. Percebi que minhas visões sobre as outras tradições não eram suficientemente amplas. Pude analisar muitas nuances que nunca haviam sido vistas por mim dentro de outras abordagens, e muitas proximidades com minha forma de olhar. O projeto ‘Todos os Caminhos’ é a união perfeita entre professores e líderes espirituais de diferentes tradições, que debatem e compartilham suas visões sobre temas cruciais da sociedade. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato