Raul Gil comemora 85 anos nesta sexta. Confira fatos de sua história e as atrações do programa de amanhã (28)

Divulgação Rodrigo Belentani/SBT

Um dos ícones da televisão brasileira, Raul Gil comemora 85 anos de vida, alegria e sucesso nesta sexta-feira, 27 de janeiro. Paulistano e descendente de espanhóis, nasceu no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Na juventude, trabalhou como feirante, metalúrgico e mecânico, mas sempre teve uma inclinação para a música e a comunicação, participando de programas de calouros no rádio e na televisão, sendo um deles o programa Calouros em Desfile, comandado por Hebe Camargo na extinta TV Paulista (canal 5), na década de 50.

Com uma voz marcante e seu característico bom humor, destacou-se ao imitar grandes nomes da música na época como Vicente Celestino, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, levando-o a gravar um disco de boleros, sua grande paixão musical.

Na década de 60, inicia sua carreira de comunicador ao ingressar na Rádio Record, onde comandou diversos programas até migrar para a TV em 1967, apresentando Raul Gil Room na extinta TV Excelsior. Pouco tempo depois migrou para a TV Bandeirantes com o programa. Em 1971, passa a fazer parte do elenco do Programa Silvio Santos como imitador e participando no julgamento de concursos do dominical.

No dia 18 de agosto de 1973, Raul Gil estreia seu grande caminho como animador de TV com o Programa Raul Gil, então pela TV Record. Em 1978 migra para a Rede Tupi.

Em setembro de 1980, Raul Gil é contratado pela TVS, transmitindo seu programa para todo o Brasil pela Rede de Emissoras Independentes (REI), até 1981 quando é criado o SBT e o Programa Raul Gil passa a fazer parte da programação de sábado, trazendo os quadros Cartas e Cartazes, Vamos Fazer Média (Jogo do Banquinho) e Calouros com Raul Gil. No júri, destacaram-se Ary Toledo, Marly Marley, José Messias, Daisy Lúcidi, Eduardo Assad, Jorge Mascarenhas, Virgínia Lane e o então iniciante na carreira Augusto Liberato, apelidado por Raul como Gugu. Seu sobrinho Marquito interpretava Robogil, um robô de sucata que auxiliava o apresentador no palco.

As quadrinhas “o Raul perguntou, você não acertou, pegue seu banquinho, e saia de mansinho”, “ô lê lê, ô lá lá, espere um pouquinho, vamos faturar”, “obrigado, Senhor, obrigado, por ter nos dado um programa feliz/por ter levado a tristeza de mim”, além do “pulinho” no palco e o bordão “vamos aplaudir”, tornaram-se marcas do animador.

Após passar pelas emissoras Record (onde esteve em mais 3 passagens), Rio, Manchete e Bandeirantes, Raul volta ao SBT em 2010, com um programa moderno e dinâmico, repleto de quadros novos, acompanhando a evolução da televisão e da música como Shadow Brasil, Jovens Talentos, A Turma do Vovô Raul, Mulheres que Brilham, 100% Covers, Funkeirinhos, Elas Querem Saber, Youtubers Querem Saber, Homenagens, e os tradicionais Jogo do Banquinho e Pra Quem Você Tira o Chapéu.

Em sua trajetória, Raul Gil revelou grandes talentos da música e da televisão que iniciaram suas carreiras no programa. As apresentadoras Mara Maravilha e Maisa, os cantores Lulu Santos e Luan Santana, os conjuntos Titãs, Katinguelê, Só Pra Contrariar e Gera Samba, além de Juninho Bill, Amanda Acosta, Simony, Glória Groove, entre outros.

Aos 85 anos, Raul continua com a mesma garra e o vigor de sempre, animando o mais tradicional auditório dos sábados da TV brasileira, interagindo com pessoas de todas as idades em seu show semanal.

Confira as atrações do programa para este sábado, 28 de janeiro:

Divulgação

A turma do sertanejo vai invadir o ‘Jogo do Banquinho’ neste sábado, 28 de janeiro, no ‘Programa Raul Gil’. O cantor Paulo Pires e as duplas Hugo & Tiago, Carreiro & Capataz, Mayck & Lyan e Diego & Arnaldo apresentam seus sucessos e, depois, assumem seus ‘banquinhos’ para que comece a competição. Os convidados terão que pensar em palavras que comecem com uma determinada letra, em um tema mostrado no telão. O responsável por julgar as respostas dos convidados será o crítico musical e professor do Banquinho Regis Tadeu. O ‘Bode Velho’ promete não dar moleza para os cantores.

Na ‘Homenagem ao Artista’, Kiko, Leandro e Bruno, do “KLB”, irão rever a trajetória de sucesso do grupo. Após verem recortes de suas carreiras no telão, recebem o carinho de amigos e familiares em depoimentos como o de Nadja Haddad, Ronnie Von, Hugo Gloss e muito mais. Falando do retorno do grupo aos palcos, Leandro diz: “Nós recebemos essa energia singular que vem da plateia e nos dá vida. Mas, para a família, é muito importante também. Você vê todo mundo torcendo muito e revivendo isso. Agora nosso legado precisa continuar e entregar para nossos filhos”. O trio vê ainda suas músicas interpretadas por cantores que fazem parte da história do programa, como Danillo Gomes cantando “Por Causa de Você”, Raphael Leandro com “Ela Não Está Aqui” e Dayse Santos cantando “Estou em Suas Mãos”.

Divulgação Rodrigo Belentani/SBT

Raul também brinca e conversa com as crianças no "A Turma do Vovô Raul". Nesta semana se apresentam Alice, Bielzinho, Maluzinha, Emanuelle, Joaquim e Arthur, que se surpreende com a presença de Leandro Borges. O cantor se apresenta no palco da atração com seus sucessos gospel, tais como ‘Era Deus’, ‘Sempre Esteve Aqui’ e ‘Um Refrão Pra Sua Alma’. O público confere ainda apresentações de Anderson Freire, que canta ‘Raridade’, ‘Acalma o Meu Coração’ e ‘Você Nasceu Pra Dar Certo’.

O Programa Raul Gil vai ao ar todos os sábados, às 14h15 (de Brasília)! 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato