Série 'Onde está Meu Coração' estreia hoje (31), na Globo

Divulgação Globo/Fabio Rocha

Criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, com direção artística de Luisa Lima, a série 'Onde está Meu Coração' chega à TV aberta hoje, logo após ‘BBB 23’. Sucesso de crítica e repercussão, narra o mergulho vertiginoso de Amanda (Letícia Colin), brilhante médica de classe média alta, no mundo da dependência química e trouxe à atriz a indicação ao Emmy Internacional. 

Com muita sensibilidade, a obra discorre sobre o impacto da dependência nas relações afetivas e familiares, lançando luz a um problema de saúde pública, que precisa ser discutido e ter seu tratamento incentivado. Médica por vocação e por grande admiração ao pai, e, também médico, David (Fábio Assunção), Amanda sente-se sufocada pelo idealismo e sua autoexigência na emergência do hospital em que trabalha. Em casa, o casamento com Miguel (Daniel de Oliveira) passa por um momento de desencontro. A mãe, Sofia (Mariana Lima), e a irmã, Julia (Manu Morelli), a admiram e a amam, mas se agoniam com as turbulências provocadas pelo seu desequilíbrio emocional.  

"Não me lembro de um trabalho feito com tanta empatia e intensidade. O elenco e a equipe entraram de cabeça nas cenas, e é difícil não sentir compaixão pela Amanda. Sugiro que resistam à dor, pois alguns momentos são muito verdadeiros e comoventes, mas quem assistir até o final vai sair diferente", descreve o autor Sergio Goldenberg. 

Em cooperação com a organização sem fins lucrativos Narcóticos Anônimos (NA), ao final de cada um dos episódios, a série será encerrada com uma cartela direcionando os espectadores que conhecerem alguém ou estiverem passando por esse problema a buscar ajuda. A iniciativa está alinhada à Jornada ESG da Globo, como parte do compromisso #1, de produção e distribuição de conteúdos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. 

"Aprendemos muito, mas, sobretudo, entendemos que a dependência química é uma questão de saúde e não de polícia. E que é preciso muito afeto para superar esta doença, que atinge não apenas o usuário, mas todo o seu entorno. Afeto e tratamento com médicos especialistas e grupos de apoio é um caminho possível", assinala George Moura, também autor.
Além de uma atuação impecável dos atores escalados, os espectadores vão poder observar lugares simbólicos da cidade de São Paulo, que ajudaram a traduzir a brutalidade, o momento de pressão e opressão tão presentes na trama, e, serão agraciados por envolvente trilha sonora.

São Paulo como personagem e trilha sonora marcante

A série ‘Onde Está Meu Coração’ percorre as ruas, avenidas e a diversidade da arquitetura da cidade de São Paulo. O resultado é que a metrópole é apresentada a cada episódio, conforme a evolução da trama, e não se exibe apenas como pano de fundo para a trajetória de Amanda e sua família, mas sim como o personagem sensorial. 

Sem nenhuma cena de estúdio, a obra foi gravada em locações, incluindo locais icônicos, como um apartamento assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, onde mora o casal Amanda e Miguel. “O ‘brutalismo’ e a frieza do ambiente carregam a sensibilidade dos personagens, com a mensagem de um projeto modernista que deseja resolver todas as questões da cidade, mas não consegue resolver as questões internas que cada um carrega”, explica a diretora artística Luisa Lima. 

O hospital do Centro Paralímpico Brasileiro foi o local escolhido para refletir o idealismo sofrido de Amanda em seu ofício; a casa da família, uma residência de alto padrão no bairro Jardim Europa entrega a estrutura privilegiada onde Amanda nasceu e as raízes da família.

Cenas externas foram compostas pelo realismo de ruas e avenidas do centro de São Paulo; passando pela multidão de pessoas no terminal Parque Dom Pedro, com toda a velocidade e urgência da cidade; até um viaduto localizado na avenida 9 de Julho, que recebeu um dos momentos mais importantes da trama, e pela tradição de bairros como Higienópolis, Pinheiros e Itaim. Por fim, a série trafega, ainda, pelo porto de Santos, local que ambientou as cenas do drama particular de Sofia (Mariana Lima). 

Se a arquitetura e ambientes paulistanos fizeram a diferença na composição da série, a música não ficou atrás. As memórias de Amanda e o pai são regadas pela sonoridade de canções conhecidas do público. Além da interpretação da protagonista,  Letícia Colin gravou a versão de ‘Mora na filosofia’, de Caetano Veloso.  Gal Costa, com ‘Motor’, Jards Macalé, com ‘Movimento dos barcos’ e, Marvin Gaye, com ‘What’s going on’, são alguns dos que emprestam sua potência e mensagens que caem como uma luva à dinâmica e narrativa da série.

"Quando começo a pensar nas cenas, no universo, nos climas e personagens, a música é como um portal pra esse espaço mental e emocional de envolvimento e decupagem da história. No próprio set uso muito a música para alimentar os climas, as emoções do elenco e também embalar a equipe, deixar todo mundo no mesmo ritmo. Tive um encontro mágico com Dany Roland, produtor musical, um artista que experimenta, ousa, e tem um repertório gigante. Trocamos muito e ele criou uma trilha incidental incrível. As canções também vieram de muitas trocas, foram desejos nossos e também da Letícia, especialmente", recorda-se Luisa. 

Série original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo, ‘Onde Está Meu Coração’ é criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg e tem direção artística de Luisa Lima, com supervisão artística de José Luiz Villamarim. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato