Divulgação |
O célebre balé "Macunaíma", espetáculo multimídia baseado no livro homônimo de Mário de Andrade, é o destaque da programação da TV Brasil na madrugada deste domingo (15) para segunda (16), à 0h30, no programa Partituras. A consagrada obra incorpora a contemporaneidade da dança brasileira na telinha. O conteúdo também pode ser acompanhado no app TV Brasil Play.
Com um ato único e quatro atos, a apresentação inédita foi gravada com exclusividade pela emissora pública em setembro do ano passado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na capital fluminense. A montagem especial foi realizada em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
A performance foi executada pelo Corpo de Baile e pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, com direção artística de Eric Herrero e regência de Jésus Figueiredo. A produção teve música composta por Ronaldo Miranda e coreografia de Carlos Laerte, além de concepção e roteiro de André Cardoso.
A ancestralidade e a riqueza cultural do país ganham relevância no espetáculo. A atração da TV Brasil revela uma jornada repleta de conteúdo e conhecimento. O especial inicia na selva amazônica, na região do Rio Uraricoera, terra natal de Macunaíma e dos índios Tapanhumas.
O formato peculiar da apresentação reforça aspectos de ineditismo da narrativa contada também por meio da linguagem audiovisual. Com cerca de 50 bailarinos no palco, o espetáculo combina a atuação dos dançarinos que contracenam com imagens e, em muitos momentos, entram e saem da tela.
A concepção coreográfica é outra atração ao desconstruir os corpos dos bailarinos clássicos e trazer para a cena a contemporaneidade da dança brasileira. A trilha sonora especialmente composta para o espetáculo embala um ritmo de movimentos sincronizados que potencializa a integração das artes.
O balé integra uma série de linguagens diversas ao utilizar a musicalidade da orquestra; a própria dramaturgia, com encenações da dança dos artistas e os efeitos visuais. A ideia é incentivar diferentes sensações com a transição do que é real, com bailarinos no palco, para o conteúdo transmitido na tela.
A proposta valoriza ainda a arte urbana. O padrão artístico de sustentabilidade ganha valor no figurino do corpo de balé, com material reaproveitado, e nos cenários que têm elementos reciclados em sua constituição e ainda contam com espelhos.
Tags
Programação