TV Brasil apresenta o balé Macunaíma no programa Partituras

Divulgação

O célebre balé "Macunaíma", espetáculo multimídia baseado no livro homônimo de Mário de Andrade, é o destaque da programação da TV Brasil na madrugada deste domingo (15) para segunda (16), à 0h30, no programa Partituras. A consagrada obra incorpora a contemporaneidade da dança brasileira na telinha. O conteúdo também pode ser acompanhado no app TV Brasil Play.

Com um ato único e quatro atos, a apresentação inédita foi gravada com exclusividade pela emissora pública em setembro do ano passado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na capital fluminense. A montagem especial foi realizada em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A performance foi executada pelo Corpo de Baile e pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, com direção artística de Eric Herrero e regência de Jésus Figueiredo. A produção teve música composta por Ronaldo Miranda e coreografia de Carlos Laerte, além de concepção e roteiro de André Cardoso.

A ancestralidade e a riqueza cultural do país ganham relevância no espetáculo. A atração da TV Brasil revela uma jornada repleta de conteúdo e conhecimento. O especial inicia na selva amazônica, na região do Rio Uraricoera, terra natal de Macunaíma e dos índios Tapanhumas.

O formato peculiar da apresentação reforça aspectos de ineditismo da narrativa contada também por meio da linguagem audiovisual. Com cerca de 50 bailarinos no palco, o espetáculo combina a atuação dos dançarinos que contracenam com imagens e, em muitos momentos, entram e saem da tela.

A concepção coreográfica é outra atração ao desconstruir os corpos dos bailarinos clássicos e trazer para a cena a contemporaneidade da dança brasileira. A trilha sonora especialmente composta para o espetáculo embala um ritmo de movimentos sincronizados que potencializa a integração das artes.

O balé integra uma série de linguagens diversas ao utilizar a musicalidade da orquestra; a própria dramaturgia, com encenações da dança dos artistas e os efeitos visuais. A ideia é incentivar diferentes sensações com a transição do que é real, com bailarinos no palco, para o conteúdo transmitido na tela.

A proposta valoriza ainda a arte urbana. O padrão artístico de sustentabilidade ganha valor no figurino do corpo de balé, com material reaproveitado, e nos cenários que têm elementos reciclados em sua constituição e ainda contam com espelhos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato