Band Folia promove o maior Carnaval do Brasil na TV, no rádio e nas plataformas digitais

Divulgação House/Band

A mais aguardada manifestação cultural do Brasil vai invadir a tela da Band a partir desta sexta-feira (17). Pioneira em apostar na transmissão nacional da festa em Salvador, a emissora fará um mergulho por todas as capitais. A ideia do Band Folia 2023 é mostrar a energia vibrante que rola em cada canto do Brasil durante o Carnaval. Para embalar o clima festivo, a logomarca ganhou uma atualização na paleta de cores e foram lançados dois personagens em animação que representam bem todo o gingado dos brasileiros. “Este ano, o Band Folia chega para coroar as últimas conquistas da emissora, incluindo o acordo para a exibição exclusiva dos desfiles da Série Ouro do Carnaval carioca. Estaremos em todos os cantos mostrando a maior celebração popular do país, com shows de grandes artistas e reportagens especiais ao longo da programação”, adianta Rodolfo Schneider, diretor nacional de Conteúdo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

A abertura acontece às 14h30 de sexta-feira, quando Catia Fonseca comanda o Melhor da Tarde direto do Marco Zero, no Recife, na companhia de Artur Tigre e Moab Augusto, apresentadores da TV Tribuna, afiliada da Band. Até terça-feira, a capital do frevo deve receber grandes nomes da música brasileira. Passarão pela tela da Band Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Chico César, Maria Rita, Caetano Veloso, João Gomes, Fundo de Quintal, Lenine, Emicida, Pabllo Vittar, Nando Reis, entre outros.

“Sempre assisti ao Carnaval de casa, mas depois que fui para o Band Folia, percebi que eu não conhecia essa festa de verdade. Ver o trio elétrico passando, o povo pulando e cantando sem parar, é uma energia fantástica, que você sente na pele. Será minha primeira vez no Carnaval do Recife e estou muito animada. O público pode esperar felicidade e muita dedicação, assim como fazemos todas as vezes que saímos do estúdio. Posso não dançar direito, mas vou me jogar. Vida para mim é isso, estar perto das pessoas”, diverte-se Catia.

Mais tarde, às 23h, Zeca Camargo e Juliana Guimarães abrem os trabalhos no estúdio montado dentro do camarote Planeta Band, no circuito Dodô (Barra-Ondina), em Salvador, onde artistas consagrados como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Xanddy Harmonia, Bell Marques, Durval Lélys, Leo Santana e Alinne Rosa irão arrastar uma verdadeira multidão. A cantora Daniela Mercury fará uma apresentação especial para marcar o início da transmissão.

Apaixonado por Carnaval, Zeca fará sua estreia na folia baiana. “Já desfilei 22 vezes na Sapucaí ao longo dos últimos 30 anos. Fui do chão a destaque e me despedi da Avenida em 2020 sendo uma inspiração para o enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, que foi baseado na biografia que escrevi sobre a Elza Soares. Quando a Band me convidou para estar em Salvador, achei uma oportunidade maravilhosa. Sou muito animado e enquanto tiver festa, vou estar com energia para encarar tudo. Este será o um Carnaval importante, o primeiro comemorado na data exata depois de dois anos de pandemia, então se você não responder isso com alegria, nem vale a pena sair para brincar e eu quero fazer uma bela cobertura para a Band neste Carnaval 2023”, avisa.

Mesmo grávida de cinco meses da primeira filha, Ju Guimarães também garante que cansaço não faz parte de seu vocabulário. “É uma experiência única poder trabalhar com minha filha no ventre. Estou tendo uma gestação bem tranquila e a disposição parece estar triplicada. Eu e Antonella vamos fazer bonito na Avenida”, garante a anfitriã, que já cobre o evento há 15 anos entre reportagens e apresentações. “O Band Folia é uma grande realização na minha carreira e vai ser um grande privilégio fazer dupla com Zeca Camargo, que é um profissional que sempre admirei. Tenho certeza que vamos nos divertir e entreter a todos levando o melhor e maior Carnaval do Brasil para a casa das pessoas com muita diversão e leveza”, afirma.

Diretamente do Farol da Barra, Betinho e Pâmela Lucciola serão os responsáveis pelas entrevistas especiais, levando o telespectador para cima dos trios elétricos e mostrando tudo o que rola por trás das câmeras. “Será o maior Carnaval de todos os tempos. Os foliões, os artistas, a imprensa em geral, todos estão ansiosos para este encontro. Depois de três anos, muita coisa mudou, mas a paixão do brasileiro por essa festa só aumentou. Será um momento de reencontros, comemoração e muita felicidade. Minha ansiedade está a nível hard, contando os dias e as horas”, entrega Betinho, considerado um expert no assunto por cobrir o evento desde 2000.

Tudo o que acontece no circuito Osmar (Campo Grande), centro histórico e os desfiles dos blocos afros pelas ruas de Salvador ficarão a cargo de Val Benvindo, Maria Lorena Alves e Uziel Bueno. 

Em São Paulo, a folia rola solta dentro do camarote Bar Brahma, que receberá Zeca Pagodinho e Péricles (sexta), Sorriso Maroto, Diego Nogueira e Pixote (sábado), Alexandre Pires & Seu Jorge (domingo). O repórter Rafael Pessina trará todos os detalhes. A Band também vai mostrar os blocos que vão agitar as ruas da capital paulista e de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A partir da 1h da manhã, o canal exibe com exclusividade, direto da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, o primeiro dia de desfiles da Série Ouro do Carnaval carioca. Glenda Kozlowski e Sergio Mauricio estarão a postos no estúdio montado no Camarote Nº1 para apresentar o desempenho das escolas de samba Arranco do Engenho de Dentro, Lins Imperial, Acadêmicos de Vigário Geral, Estácio de Sá, Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos de Niterói e São Clemente na Avenida, com comentários dos jornalistas Bruno Chateaubriand e Leonardo Bruno e da geógrafa, gestora pública e ex-passista da Mangueira Rafaela Bastos. A transmissão ainda contará com as participações especiais das apresentadoras do programa Samba Coração, na Band Rio, Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira, e Selminha Sorriso, primeira porta-bandeira da Beija Flor de Nilópolis. Na Band Rio, a exibição começa às 21h, na sexta-feira, e às 20h30, no sábado.

Glenda, que cobriu o Carnaval de 2009 a 2013 e chegou a desfilar pela Portela, Salgueiro e União da Ilha, está animada em retornar a este universo repleto de magia. “Minha relação com o samba é de admiração e respeito e meu amor pela Avenida vem da minha mãe. A autenticidade e criatividade sempre me encantaram e inspiraram. Toda aquela alegria, o colorido e a bateria mexem comigo, por isso tenho certeza de que levaremos ao telespectador muita energia boa, diversão e descontração”, destaca a apresentadora.

Sergio Mauricio compartilha da mesma opinião da colega. “Eu sou um carioca legítimo e amo o samba. O público pode esperar uma cobertura com o ‘jeito Band’: leve, solta e com um compilado de informações. Será um trabalho feito com muito empenho, tratando o Carnaval com a apreciação que ele merece”, completa o narrador.

Seis equipes estarão dedicadas para exibir todos os detalhes do evento até as 6h da manhã em 26 câmeras. Ao longo da programação, o público poderá votar em enquetes interativas no Band.com.br/carnaval para ajudar a escolher a melhor escola. Tanto domingo quanto segunda-feira, o repórter Rafael Pessina dará plantão no Camarote Nº1 trazendo a movimentação dos famosos.

No sábado (18), às 12h30, sob o comando de Catia Fonseca, a emissora invade o Galo da Madrugada, maior bloco de rua do planeta, que neste ano traz o tema “Viva a Vida, Viva o Frevo, Viva Enéas”, em homenagem ao fundador Enéas Freire. O artista plástico Ary Nóbrega (falecido em abril de 2020), que por mais de duas décadas foi responsável pela confecção das alegorias, também será lembrado.

A noite de sábado será marcada pelo segundo dia de desfiles das agremiações da Série Ouro a partir da 1h da manhã. Entram na Sapucaí as escolas União de Jacarepaguá, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu, Em Cima da Hora, Unidos do Porto da Pedra, União da Ilha do Governador, Império da Tijuca e Inocentes de Belford Roxo.

O Band Folia também vai registrar os shows que serão realizados no palco do camarote Planeta Band, que comemora 21 anos em 2023. Entre as atrações confirmadas estão Xanddy Harmonia e Lincoln (quinta), Psirico e É o Tchan (sexta), Parangolé e Filhos de Jorge (sábado), Jau e Luiz Caldas (domingo), Silva e Àttooxxá (segunda) e Timbalada e Escandurras (terça).

Cobertura nas rádios

A Band FM irá transmitir os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo na sexta-feira e no sábado a partir das 22h. A programação será ancorada por Robson Ramos, com Kaká Meyer comentando sobre as celebridades, Pedro Rafael na concentração e Paulo Gomes na dispersão.

A Rádio Bandeirantes trará flashes na programação e matérias sobre os blocos de rua em São Paulo, o desfile no Sambódromo do Anhembi, a apuração das notas e o melhor da festa nas principais capitais do país. Além disso, no sábado, às 22h, e no domingo, às 7h, o programa Memória, com Milton Parron, ganhará edições especiais reunindo grandes momentos da história do Carnaval e do samba, que serão reprisadas nos dias 12 e 19 de fevereiro.

Já a BandNews FM coloca os dois pés na avenida - e nas ruas. Os desfiles em São Paulo e no Rio de Janeiro, além das festas espalhadas por todo o país, serão destaque na programação. Em São Paulo, Ivan Brandão, Juliana Yamaoka e Jordana Araújo trazem todas as informações ao vivo do Anhembi. Na Marquês de Sapucaí, Marcus Lacerda comanda a cobertura ao lado de Bruno Filippo, Priscila Xavier, Pedro Dobal e Agatha Meirelles e reportagem de Thuany Dossares. A transmissão para toda a rede BandNews FM só termina quando o último folião pisar na Avenida. Pelo Brasil, os repórteres contam tudo o que está rolando nos principais circuitos de Salvador e nos blocos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Sem falar das festas no Recife e em Olinda e em outras capitais como Fortaleza. Ao longo de todo o mês de fevereiro, ainda vão ao ar diariamente boletins e quadros especiais, com o “Vô no Bloco” e “Escolas do Samba”. O ouvinte ainda acompanha a movimentação nas estradas, nas rodoviárias e nos aeroportos, e toda a prestação de serviços para quem vai dar aquela escapada.

Troféu Band Folia

O Troféu Band Folia, um dos prêmios mais respeitados e aguardados do Carnaval de Salvador, está de volta. Neste ano, o público vai escolher entre melhor cantor, melhor cantora, melhor banda e melhor música do Carnaval 2023 por meio de votação no site Band.com.br/carnaval

Transmissão online e redes sociais

No digital, o Band Folia contará com uma cobertura robusta, com câmeras instaladas em pontos específicos para registrar a folia em tempo integral em todas as praças. De onde estiver, o folião poderá acompanhar as transmissões ao vivo de vários Carnavais da Band pelo Brasil no site Band.com.br/carnaval, no Bandplay e no YouTube do Band Folia. Conteúdos exclusivos direto da Sapucaí serão disponibilizados nas redes sociais do Band Entretê e Band Folia e no site oficial da emissora.
  • Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro [na íntegra: sexta-feira, a partir das 21h, e sábado, às 20h30] - transmissão ao vivo também nos canais Band Jornalismo e Band Entretê no YouTube;
  • Marco Zero no Recife [de sexta a terça-feira];
  • Galo da Madrugada no Recife [sábado durante o dia];
  • Circuito Barra/Ondina em Salvador [de sexta a terça-feira];
  • Circuito Campo Grande em Salvador [de sábado a terça-feira].
Confira a ordem de desfiles da Série Ouro do Rio de Janeiro:

Sexta-feira

Arranco do Engenho de Dentro

Lins Imperial

Acadêmicos de Vigário Geral

Estácio de Sá

Unidos de Padre Miguel

Acadêmicos de Niterói

São Clemente

Sábado

União de Jacarepaguá

Unidos da Ponte

Unidos de Bangu

Em Cima da Hora

Unidos do Porto da Pedra

União da Ilha do Governador

Império da Tijuca

Inocentes de Belford Roxo

Programação nacional:

Sexta-feira, 17 de fevereiro

Band Folia: 23h

Série Ouro do Rio de Janeiro: 1h

Sábado, 18 de fevereiro

Band Folia: 23h

Série Ouro Rio de Janeiro: 1h

Domingo, 19 de fevereiro

Band Folia: 22h30

Segunda-feira, 20 de fevereiro

Band Folia: 23h

Terça-feira, 21 de fevereiro

Band Folia: 23h

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato