Episódio inédito de 'Alma em Madeira' traz a designer Fernanda Barretto

Divulgação

O novo episódio da série ''Alma em Madeira'', que vem sendo exibida no Curta!, apresenta o trabalho e as inspirações da designer paulista Fernanda Barretto. Ex-discípula do grande mestre da marcenaria Morito Ebine, ela conta sua trajetória desde a infância, passando pela descoberta de sua aptidão pelo trabalho com madeira, sua relação com a natureza e suas experiências como profissional.

Fernanda vai narrando suas vivências, desde sua relação com a capoeira até sua estadia em áreas rurais do Pará, onde ministrou oficinas de capacitação de mulheres na marcenaria. Mostra também algumas das peças que desenvolveu, como o Banco Xote — um banco baixo, inspirado no que viu nas ruas da Turquia —; uma cadeira que lembra um tear, inspirada nas fiandeiras do sertão do Brasil, além do mobiliário infantil da Escola da Família, lúdico e divertido.

“Ela [Fernanda] vai juntando as coisas que ela vive e vai transpondo isso tanto para a marcenaria tanto para outros mundos que ela habita”, descreve Julia Krantz, outra designer especializada em madeira retratada na série dirigida por Bárbara Heckler.

Assim como este episódio com Fernanda Barretto, os outros capítulos de “Alma em Madeira” acompanham a rotina de trabalho de designers brasileiros especializados em obras em madeira. Em cada um deles, um artista de reconhecimento mundial é entrevistado: Paulo Alves, Morito Ebine, Fernando Mendes, Fernanda Barretto, Ricardo Graham, Julia Krantz, Claudia Moreira Salles e Hugo França. Cada um traz uma história de vida relacionada ao desenvolvimento da técnica do uso da madeira na arte e no design.

“Alma em Madeira” é uma série da Olé Produções viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Também está disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. A estreia do episódio é na Terça das Artes, 21 de fevereiro, às 23h.

Documentário ‘Ôrí’ registra movimentos negros e relação entre Brasil e África

O documentário “Ôrí”, a ser exibido no Curta!, traz o panorama dos movimentos sociais dos negros e negras brasileiros entre 1977 e 1988. Dirigido pela socióloga e cineasta Raquel Gerber, o longa perpassa pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como ideia central de um contínuo histórico.

Como fio condutor, a narração e a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra o processo de libertação do povo negro no Brasil, que não teve fim com a abolição da escravidão em 1888, e reflete sobre raízes, cultura, religião e sobre um sentimento de lugar do negro no mundo. A exibição é na Sexta da Sociedade, 24 de fevereiro, às 20h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 20/02

21h – “Dois Tempos” (Documentário)

Trinta e cinco anos após um primeiro encontro que mudou as suas vidas, os violonistas Lucio Yanel e Yamandu Costa se reencontram em uma jornada que reconstrói o caminho pelo qual o argentino Lucio chegou a terras brasileiras. Sozinhos na estrada com seus violões e memórias, mestre e discípulo cruzam a fronteira sul do Brasil até Corrientes, na Argentina, encarando as transformações trazidas pela viagem e pela passagem do tempo. Direção: Pablo Francischelli. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de fevereiro, terça-feira, às 1h e às 15h; 22 de fevereiro, quarta-feira, às 9h; 25 de fevereiro, sábado, às 22h25; 26 de fevereiro, domingo, às 15h10.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 21/02

23h – “Alma em Madeira” (Série) – Episódio: “Fernanda Barretto”

A jovem designer Fernanda Barretto encontrou no ofício da marcenaria o meio para unir corpo e mente. Em seu ateliê compartilhado em São Paulo, ela põe a mão na massa para fazer a cadeira Tear e leva o espectador a um passeio por suas múltiplas referências, que passam por espaços verdes na cidade, capoeira e objetos de família. Direção: Bárbara Heckler. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de fevereiro, quarta-feira, 17h; 23 de fevereiro, quinta-feira, 11h; 25 de fevereiro, sábado, às 20h30; 26 de fevereiro, domingo, às 10h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 22/02

21h30 – “Luz e Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro” (Série) - Episódio: “Breno Silveira - Cinema de Lágrimas”

Carioca, formado na École Louis Lumière de Paris, Breno Silveira já trabalhou em mais de 20 filmes como assistente ou como diretor de fotografia. Estreou na direção com “Dois Filhos de Francisco”. Sua trajetória e as histórias de bastidores de seus trabalhos são tema deste episódio de “Luz e Sombra”. Direção: Betse de Paula e Jacques Cheuiche. Duração: 52min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de fevereiro, quinta-feira, às 1h30 e 15h30; 24 de fevereiro, sexta-feira, às 09h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 23/02

22h30 – “Gutenberg e o Nascimento da Impressão” (Documentário)

Pai de uma das maiores invenções da era medieval, a impressão gráfica, Johannes Gutenberg foi um visionário. Para chegar à sua criação, porém, ele teve que fazer alianças, sofrer traições e enfrentar a sociedade de seu tempo. Uma história contada em detalhes por esse documentário.  Direção: Marc Jampolsky. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de fevereiro, sexta-feira, às 02h30 e às 16h30; 25 de fevereiro, domingo, às 12h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 24/02

20h30 – “Ôrí” (Documentário)

“Ôrí” documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como ideia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. Diretor: Raquel Gerber. Duração: 93min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de fevereiro, sábado, às 0h30 e às 13h; 26 de fevereiro, domingo, às 19h30; 27 de fevereiro, segunda-feira, às 14h30; 28 de fevereiro, terça-feira, às 08h30.

Sábado, 25/02

22h05 – “Grandes Cenas” – Episódio: “Pixote, a Lei do Mais Fraco”

A série traz análises sobre cenas memoráveis do cinema brasileiro. Neste episódio, o diretor Hector Babenco relembra a cena da amamentação em "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (1980), um momento mágico que sintetiza o filme, sua delicadeza e brutalidade. Diretor: Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno. Duração: 15 min. Classificação: Livre. 

Domingo, 26/02

18h – "Asdrúbal Trouxe o Trombone” (Série) – Episódio: “Exército do Surfe”

A série conta a história da irreverente companhia de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone, que revolucionou a cena artística carioca no fim dos anos de 1970. Ao longo de 13 episódios, nomes como Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Patrycia Travassos, Evandro Mesquita e Perfeito Fortuna lembram fatos marcantes da história do grupo teatral. Neste episódio, acompanhamos a estreia do espetáculo “Trate-me Leão”, em 1977; a primeira temporada carioca no teatro Dulcina, que foi sucesso de público e de mídia; além da turnê pelo sul com apresentação em Santa Maria e a volta da trupe para o Rio. Direção: Hamilton Vaz Pereira. Duração: 29 min. Classificação: 10 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato