Ministro Paulo Pimenta fala sobre reforma tributária, combate às fake news e discurso de ódio na reestreia do JR Entrevista

Divulgação

O ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, abriu a temporada de 2023 do JR Entrevista na última quinta-feira (09/02). Em conversa com as equipes da Record TV e do R7.com, gravada na segunda-feira (6), Pimenta fez um balanço do primeiro mês à frente da pasta, falou sobre os desafios do governo na comunicação, as prioridades e os projetos que estão sendo executados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na comunicação, além da aproximação com a sociedade.

A entrevista foi conduzida pelo jornalista da Record TV Luiz Fara Monteiro. A íntegra foi transmitida pela Record News e está disponível no R7.com, nas redes sociais da Record Brasília e no Play Plus. O JR Entrevista é um produto no formato multiplataforma produzido pela equipe de jornalismo da Record Brasília.

No JR Entrevista, Pimenta destacou que a reforma tributária é prioridade do governo, mas defendeu uma discussão com estados e municípios, especialmente pela arrecadação de ICMS, antes que a proposta seja votada no Congresso Nacional. "Essa questão se tornou tão necessária que é o momento para andar. Estamos confiantes. O ano de votar a reforma tributária é este. O momento de fazer esse debate é este."

O ministro também defendeu, ainda para este semestre, a regulamentação das redes sociais como forma de combater fake news. "Não é possível que alguém ganhe dinheiro divulgando desinformação e levando a sociedade a um enorme prejuízo. Devemos respeitar a liberdade de expressão, mas sem permitir que a desinformação sirva para que essas plataformas lucrem sem participação, controle ou monitoramento por parte do Estado. Vários países avançaram nesse caso. Não é possível que estejamos regrados por um conjunto de leis e não se tenha responsabilidade com o conteúdo. É preciso uma aproximação do ponto de vista da responsabilização. O mundo está fazendo isso, e o Brasil não pode se omitir de fazer esse debate. É importante a aprovação de uma legislação, ainda no primeiro semestre, que responda a essa lacuna", detalhou Pimenta.

Uma das estratégias do governo no combate a fake news deve ser uma conversa semanal do presidente Lula com a população. O formato ainda está sendo estudado pelo Executivo. "O desafio é acompanhar o avanço tecnológico. Também tem a questão de o Brasil ser diverso e complexo. São realidades diferentes, e temos que pensar nessa pluralidade e diversidade. Temos um grande desafio pela frente", afirmou o ministro. Paulo Pimenta negou que o governo irá focar a comunicação em ataques a adversários. "A comunicação não pode ser capturada pela ideologia política. Não pode ser uma disputa político-partidária e ideológica. Aqueles que esperam que possamos fazer um gabinete do ódio ao contrário bateram na porta errada", resumiu.

Paulo Pimenta também abordou a importância da reeleição de Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (PSD) para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente, e o balanço do dia 8 de janeiro, quando extremistas atacaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, dentre outros assuntos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato