'Mussolini, o primeiro fascista': a história do ditador chega ao Curta!

Divulgação/Curta!

O Curta! traz a história de Benito Mussolini, fundador de um movimento que tinha a violência como marca: o fascismo. Em ''Mussolini, o Primeiro Fascista'', documentário dividido em duas partes que estreia com exclusividade no canal e no Curta!On – Clube de Documentários, o público conhece sua turbulenta e controversa trajetória, desde sua juventude até ser assassinado e ter o corpo exposto em praça pública, em 1945.  

Na primeira parte do documentário, dirigido por Serge de Sampigny, o início de tudo: o jovem Mussolini, filho de um operário anarquista, parecia sustentar as mesmas ideias do pai até lutar nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Para ele, aquela Itália não merecia o sacrifício dos mais de 600 mil mortos deixados pelo confronto. Apropriando-se do caos político e da crise econômica, também deixados pela guerra, ele cria o movimento fascista.

Mussolini consegue apoio popular e passa a liderar um grupo paramilitar composto por voluntários fanáticos, os Camisas Negras. Também conquista a elite industrial da época, que tinha medo da influência da Revolução Russa, ainda recente. Percebendo o poder da propaganda e dos meios de comunicação, consegue financiamento para seu jornal, “Il Popolo d’Italia”, em que publica suas ideias ligadas a uma moral conservadora, ao anticomunismo e ao nacionalismo, sempre incentivando a perseguição aos inimigos. Mussolini começa a ser visto como alguém capaz de restaurar uma suposta ordem e levar a Itália ao patamar de grandeza que tivera em outros tempos.

Em 1924, assume o poder após uma série de intimidações, fraudes e demais violências — como o assassinato de um dos líderes do partido socialista — cometidas pelo partido fascista nas eleições daquele ano. Passa, então, a ser conhecido como “Il Duce” (o líder, em italiano) e consolida um regime ditatorial extremamente violento, mas com ampla adesão popular estimulada pela forte propaganda estatal.

Em 1935, Mussolini invade a Abissínia — atual Etiópia —, consolidando seu projeto expansionista que visa a reviver as glórias do Império Romano. Por lá, promove um verdadeiro genocídio, rompendo com potências vizinhas que até então eram aliadas, como França e Inglaterra. Aproxima-se da Alemanha de Hitler, com a qual — ao lado do Japão — iria compor o bloco conhecido como “Eixo” na Segunda Guerra Mundial que se avizinhava. A estreia da primeira parte é na Sexta da Sociedade, 10 de fevereiro, às 23h.

Em terceiro episódio, série ‘Asdrúbal Trouxe o Trombone’ mostra bastidores da montagem de ‘Ubu’

No auge do sucesso de “O Inspetor Geral”, a Asdrúbal Trouxe o Trombone decide que é hora de dar novos passos e investir em um novo espetáculo: “Ubu”, que estreia em 1975. Essa passagem da história da companhia dá início a “Gran Circo Polaco de Diversões”, o terceiro dos 13 episódios da série que leva o nome da trupe no título, e vem sendo exibida pelo canal Curta!.

Em uma releitura da obra “Ubu Roi”, do francês Alfred Jarry, a peça apresenta atores vestidos como palhaços, com maquiagens desenhadas e figurinos cheios de cor, além de uma linguagem circense que posteriormente seria utilizada outras vezes pela companhia. O episódio fala sobre os bastidores do espetáculo, das relações entre antigos e novos integrantes e, por fim, da expansão da companhia que, no ano seguinte, entraria em turnê nacional.

“Asdrúbal Trouxe o Trombone”, série dirigida por Hamilton Vaz Pereira — que também era diretor da companhia — conta com o depoimento dele próprio, de ex-integrantes como Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, além de grandes nomes do teatro, como Zé Celso Martinez Corrêa. Os episódios também estão disponíveis no Curta!On – Clube de Documentários, streaming do Curta! na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br. A exibição é na Terça das Artes, 7 de fevereiro, às 23h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 06/02

21h – "O Barato de Iacanga” (Documentário)

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período. Direção: Thiago Mattar. Duração: 94min. Classificação: 10 anos. Horários Alternativos: 7 de fevereiro, terça-feira, às 01h e às 15h; 8 de fevereiro, quarta-feira, às 09h; 11 de fevereiro, sábado, às 14h15; 12 de fevereiro, domingo, às 22h15.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 07/02

23h30 – "Asdrúbal Trouxe o Trombone” (Série) – Episódio: “Gran Circo Polaco de Diversões”

Neste episódio, acompanhamos o fim da temporada de “O Inspetor Geral”, no auge do sucesso; a montagem de “Ubu Roi”, de Alfred Jarry; a estreia no teatro Cacilda Becker, em 1975; o racha da companhia e a volta de “O Inspetor Geral” em turnê pelo Brasil. Direção: Hamilton Vaz Pereira. Duração: 29 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 08 de fevereiro, quarta-feira, às 3h30 e às 17h30; 09 de fevereiro, quinta-feira, às 11h30; 11 de fevereiro, sábado, às 10h30; 12 de fevereiro, domingo, 18h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 08/02

21h30 – “Getúlio” (Cinebiografia)

Agosto de 1954. O jornalista de oposição Carlos Lacerda sofre um atentado à bala na porta da sua casa, em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o major da Aeronáutica Rubens Vaz, que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Porém, ameaçado de ser deposto da presidência, Getúlio comete um ato extremo. Diretor: João Jardim. Duração: 94min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 09 de fevereiro, quinta-feira, às 01h30 e às 15h30; 10 de fevereiro, sexta-feira, às 09h30; 11 de fevereiro, sábado, às 22h05; 12 de fevereiro, domingo, às 15h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 09/02

21h30 – “A Paixão Segundo Callado” (Documentário)

O documentário mostra a trajetória do jornalista e escritor Antonio Callado (1917-1997), autor de "Quarup", "Reflexos do Baile" e "Bar Don Juan". Ele viveu a Segunda Guerra Mundial na Europa, trabalhando para a BBC e a Radio Diffusion Française. Após seis anos passados na Inglaterra e na França, ele voltou ao Brasil e se aventurou no Xingu dos índios Uialapiti e Kamaiurá e no Nordeste das Ligas Camponesas. Produziu uma obra dedicada à cultura brasileira e a denunciar as injustiças contra índios, negros, camponeses e mulheres. No filme, personalidades como Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro, Moacyr Werneck de Castro, Frei Betto e Ferreira Gullar falam sobre as aventuras e os escritos de Callado. Direção: José Joffily. Duração: 57 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de fevereiro, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30; 12 de fevereiro, sábado, às 14h; 13 de fevereiro, domingo, 9h30.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 10/02

23h – “Mussolini, o Primeiro Fascista” (Documentário em duas partes) – Episódio 1

Em outubro de 1922, o ex-professor e jornalista Benito Mussolini havia sido eleito para o parlamento italiano quando convocou uma grande manifestação popular, a Marcha Sobre Roma, com o objetivo de tomar o poder. Seu golpe de estado começou a ser posto em prática em 24 de outubro, em Nápoles. Diante de 40.000 membros do partido fascista, ele emitiu um ultimato à frágil monarquia parlamentar italiana: “ou eles nos entregam o poder, ou vamos atacar Roma!”. Diretor: Serge de Sampigny. Duração: 52min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de fevereiro, sábado, às 3h e às 11h; 12 de fevereiro, domingo, às 18h30; 13 de fevereiro, segunda-feira, às 17h; 14 de fevereiro, terça-feira, às 11h.

Sábado, 11/02

20h30 – “Alma em Madeira” (Série) – Episódio: “Morito Ebine”

A série acompanha a rotina de grandes designers brasileiros especializados no trabalho em madeira e reconhecidos no mundo inteiro. Morito Ebine é o mestre de quase todos os designers marceneiros que figuram nos oito episódios da série. Japonês radicado no Brasil há duas décadas, Ebine apresenta seu refúgio no interior paulista, onde está a sua marcenaria e a sala de aula em que ele ensina marceneiros amadores ou mesmo veteranos em busca de atualização. Ele mostra o processo de criação do banco “Saci”, uma peça cobiçada pelos amantes do design. Direção: Bárbara Heckler. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de fevereiro, domingo, às 10h30.

Domingo, 12/02

20h30 – "Mário Lago” (Documentário)

A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. O filme apresenta cenas com raro material de arquivo e algumas curiosidades sobre um artista completo, que se ocupou de teatro, cinema, TV, poesia e música. Diretores: Marco Abujamra, Markão Oliveira. Duração: 93min. Classificação: Livre. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato