Tributo a Dona Cleo: Curta! homenageia Cleonice Berardinelli

Divulgação Curta!

O Curta! presta homenagem à professora, acadêmica e imortal da Academia Brasileira de Letras Cleonice Berardinelli, falecida aos 106 anos, na noite de terça-feira, 31 de janeiro. Ela é tema do documentário “Cleo”, dirigido por Guilherme Begué, que será exibido no Curta! nesta quinta-feira, no sábado e no domingo.

O documentário retrata a vida e a carreira de Dona Cleo — como era conhecida por gerações de alunos e admiradores. Considerada uma referência em estudos de literatura portuguesa, foi a primeira brasileira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa. Exerceu o magistério por mais de meio século em locais de prestígio, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e colecionava ex-alunos ilustres, como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado. Em “Cleo”, ela mesma — já com mais de cem anos de vida — apresenta poemas recitados de cor.

Produzido pela Boulevard Filmes, o longa vai ao ar na quinta-feira, dia 2, às 20h30; no sábado, dia 4, às 11h, e no domingo, dia 5, às 20h. Também está disponível para assinantes do Curta!On – Clube de Documentários, streaming do Curta! na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br — novos usuários cadastrados no site têm sete dias de acesso gratuito a todos os conteúdos da plataforma.

Quinta do Pensamento – 2/02

20h30 – “Cleo” (Documentário)

A intelectual Cleonice Berardinelli foi a primeira brasileira a escrever uma tese sobre o poeta português Fernando Pessoa e se tornou uma das principais referências no estudo das obras desse autor, de Luís de Camões e de Gil Vicente. Imortal da Academia Brasileira de Letras, Dona Cleo, como gostava de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também membros da ABL. Aos 103 anos (quando este documentário foi produzido), Dona Cleo nos presenteia com poemas recitados de cor.  Diretor: Guilherme Bengué Duração: 57 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de fevereiro, sábado, às 11h; 5 de fevereiro, domingo, às 20h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato