Caminhos da Reportagem acompanha tragédia na Terra Indígena Yanomami

Divulgação

A edição inédita do programa Caminhos da Reportagem revela o drama na maior terra indígena do mundo neste domingo (5), às 22h, na TV Brasil. A matéria especial "Yanomami – o direito de existir" mostra a devastadora crise humanitária. A atração jornalística destaca como a invasão do garimpo – proibido no local – levou doenças, deixou um rastro de desnutrição e provocou a morte de indígenas.

A produção da emissora pública ouviu indígenas, profissionais de saúde, juristas, professores e políticos para fazer uma radiografia da crise humanitária que atingiu o coração da Amazônia. O Caminhos da Reportagem aborda o triste avanço da malária, a escassez de alimentos e a luta pela vida. Em um dos trechos mais emocionantes do programa, indígenas, médicos e enfermeiros salvam a vida de um bebê yanomami de apenas dois meses.

Com quase dez milhões de hectares distribuídos pelos estados do Amazonas e de Roraima, a Terra Indígena Yanomami é a maior do planeta. Um dos pontos mais povoados fica na fronteira do Brasil com a Venezuela. E foi nessa região que a prática ilegal ganhou força nos últimos anos. "Eu sou daqui e nunca vi a situação que estamos enfrentando", lamenta o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana, Junior Hekurari Yanomami.

Um relatório da Hutukara Associação Yanomami informa a dimensão do problema: o garimpo cresceu 46% entre 2020 e 2021 e 3.350% de 2016 a 2020. Além de espalhar doenças e mortes, a invasão derruba mata nativa e polui rios.

"Com aquela quantidade de sedimento que eles estão desbarrancando e jogando dentro dos rios, a água perde a capacidade de deixar passar a luz. Outra consequência é a contaminação por mercúrio. O peixe come a alga que está impregnada com aquilo e a gente come o peixe. É um ciclo de contaminação biocumulativo", explica o professor de Geologia da UFRR Carlos Eduardo Vieira.  

Profissionais da área da saúde ficaram impressionados com a situação que encontraram na região. "Eu costumo dizer que a gente não consegue desligar a chave de ser médico, então a gente tem que estar sempre pronto para ajudar", diz o tenente Márquez, médico do Exército. "Você estando em campo, você sofre um pouco mais, você se choca um pouco mais, né?", conta o enfermeiro Marcos Fonseca. 

"Em 2020, a gente teve 1.800 casos de malária em uma população de 900 pessoas. São cerca de dois casos por pessoa em um ano. E isso tem relação direta com o garimpo", denuncia a advogada do Instituto Socioambiental, Juliana Batista.

Para mudar esse quadro, o governo federal promove, desde o dia 20 de janeiro, uma operação na Terra Indígena Yanomami. "É preciso combater a raiz, que é o garimpo ilegal. Não é possível que 30 mil indígenas yanomami sigam convivendo com 20 mil garimpeiros dentro do seu território", lembrou a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

O episódio também traz uma entrevista exclusiva com um dos garimpeiros que invadiu o território. Ele conta como é o dia a dia no garimpo, fala da busca pelo ouro e admite saber que a prática dentro da reserva é ilegal.

Além de retirar e punir os invasores, é preciso recuperar o meio ambiente, a saúde e a rotina dos indígenas. "Meu sonho é ver as comunidades crescendo, as crianças fazendo rituais, caçando, pescando, ter escolas e assistência de saúde", explica Junior Hekurari Yanomami.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato