CNN Viagem & Gastronomia estreia quinta temporada neste sábado

Divulgação CNN Brasil

Experiências únicas, dicas exclusivas e curadoria de quem conhece e sabe do que está falando. Estes são os principais ingredientes da quinta temporada do CNN Viagem & Gastronomia, que estreia no próximo dia 1ºde abril na CNN Brasil, às 22h.  

Sob o comando da apresentadora Daniela Filomeno, os dez episódios inéditos exploram destinos distantes e nos guiam pela riqueza de países que não estão nos roteiros de viagens tradicionais. O programa também traz novas possibilidades e perspectivas surpreendentes de países mais conhecidos, como nossos vizinhos Colômbia e Peru, que também oferecem vivências singulares e exclusivas. 

O circuito é totalmente internacional, assim como na quarta temporada, mas desta vez o CNN Viagem & Gastronomia extrapola o turismo convencional ao optar por uma abordagem baseada em roteiros fora do lugar comum. O programa mostra que, muitas vezes, os lugares mais bonitos são também os mais difíceis de se chegar. 

''Estou muito feliz porque nessa nova temporada conseguimos realizar um programa que retrata destinos surpreendentes de uma maneira muito única. Levamos novas experiências ao público, apresentamos as características e aspectos sociais próprios de cada localidade e seu povo de uma forma muito leve, dando atenção ao caldeirão cultural de cada um e sempre com muito respeito, principalmente mostrando um turismo mais sustentável'', afirma Daniela Filomeno, do alto dos seus 66 programas já produzidos para a CNN Brasil em cinco temporadas do CNN Viagem & Gastronomia. 

O programa é disponibilizado ao público em múltiplas plataformas. Além do material exibido pelo canal linear, a atração oferece conteúdo exclusivo nas redes sociais, site e YouTube da CNN Brasil. ''São lugares exóticos que são mostrados para a nossa audiência de uma forma curiosa e aspiracional para quem apenas sonha viajar, e de uma forma prática e com dicas e serviços para quem pretende de fato visitar os lugares e deseja alguma curadoria para destinos tão exclusivos'', reforça a apresentadora.   
5ª temporada 

A nova temporada conta com um episódio sobre a gélida Groenlândia. Lá, Dani Filomeno fica hospedada em um navio-base e parte em expedições guiadas por especialistas. A preocupação com o turismo sustentável é uma marca na região, cujos passeios proporcionam vistas a geleiras que mostram beleza e também as consequências das mudanças climáticas já perceptíveis pelos visitantes. 

A Islândia também é destino. Em um país construído sob uma base vulcânica, Dani Filomeno sobrevoa – e pousa - no topo de um vulcão que, dias depois, entra em erupção.   

Do frio do Hemisfério Norte, o programa viaja para a quente América do Sul, desembarcando na colorida e calorosa Cartagena, na Colômbia. Neste episódio, Dani começa por um city tour diferente: trata-se de um "giro gastronômico" baseado na literatura de Gabriel García Márquez. E a sequência da viagem se dá pelo que há de melhor na gastronomia da cidade amuralhada. 

Depois, no Peru, o destaque fica para a viagem a bordo do Belmond Andean Explorer, o primeiro trem de luxo com cabine do país. Uma oportunidade única para viajar na história, atravessando os Andes Peruanos, em uma das maiores rotas ferroviárias do mundo.

Ainda, há uma nova etapa na Europa, para conhecer um lado menos explorado da pequena, porém encantadora Suíça. Em dez cidades suíças, a experiência culinária passa, claro, por muito chocolate, queijo, alta gastronomia e pelos surpreendentes vinhos locais. 

Sinopses dos episódios da 5ª temporada: 

Groenlândia  

Dani Filomeno embarca em uma expedição inédita a bordo do navio Ultramarine, da Quark Expeditions, que viaja pelo mar do Ártico. Em dez dias, atravessa os maravilhosos fiordes da Groenlândia, conhecendo comunidades que vivem, literalmente, no meio do nada, e sobrevivem através da caça com costumes ancestrais. O CNN V&G também visitou ruínas da era dos vikings, ainda preservadas na base das montanhas e que ajudam a desenhar o cenário paradisíaco da região. E tem muito mais: mergulho na água gelada do Ártico, paddling em meio aos icebergs e muita contemplação em uma navegação que mistura aventura, cultura e muita história com um visual único.  


Da Groenlândia para a Islândia  

O CNN Viagem & Gastronomia faz as últimas experiências na Groenlândia, desbravando a região inóspita a bordo do navio Ultramarine. Pela água e pelo ar, Dani Filomeno conhece ainda mais da cultura e da história, por meio de aventuras com cenários absolutamente incríveis. Dali, viaja para a capital da Islândia, Reykjavik, onde inicia um roteiro de muitas descobertas pelas terras islandesas. Tem sobrevoo e pouso no topo de um vulcão ativo – que entrou em erupção dias depois da visita; e muita gastronomia da boêmia e agitada capital, que tem uma gastronomia ímpar. 

Islândia: experiências na capital e o deslumbrante sul do país 

A viagem pela Islândia continua cheia de grandes experiências em meio a um cenário natural deslumbrante. O episódio começa no sul do país, onde Dani Filomeno se aventura com snow mobile em uma geleira (Mýrdalsjökull) que cobre a boca de um dos vulcões mais perigosos do país — o Katla. Por ali, tem uma visita única à imperdível praia de areia preta, a Reynisfjara. O sul islandês guarda muitas preciosidades, e depois de passar por uma cervejaria local (tradição na Islândia), Dani vai ao Lava Centre, descobrir mais da geologia e história natural da Islândia. Ainda tem almoço com chef brasileiro(!) e um circuito com as mais lindas cachoeiras do país! Do sul, o CNN V&G volta à capital, Reykjavik, e visita o centro e um dos cartões postais da cidade, a maravilhosa igreja Hallgrimskirkja. 

Islândia 2:  Islândia, de Reykjavik às belezas do Golden Circle 

No último episódio em solo islandês, Dani Filomeno segue a desbravar a capital do país, Reykjavik, conhecendo mais a fundo a gastronomia do país e alguns dos principais pontos turísticos, como o Museu Perlan e a famosa escultura Sun Voyager. Parada obrigatória no Blue Lagoon, uma das piscinas geotermais mais famosas do país. Ainda dá tempo de degustar mais da maravilhosa cerveja local antes de ir para o Golden Circle - uma região única no país com algumas das experiências mais incríveis da viagem à Islândia. Justamente ali, Dani faz um mergulho inédito na Silfra – a fissura que divide as placas tectônicas da América e da Eurásia. A água gelada a dois graus é um desafio, mas a roupa apropriada ajuda a ter uma experiência única! Dani ainda visita o Parque Nacional de Thingvellir, onde conhece mais de história natural islandesa. Tem ainda a visita aos Geysir, com seu furioso lançamento de água quente do solo, a maravilhosa cachoeira Gullfoss e um almoço pra lá de especial na maior produtora de tomates do país. Ali, dentro da estufa, Dani conhece o restaurante cuja estrela do cardápio é exatamente o tomate. 

Cartagena 1: Cartagena: a história da cidade amuralhada  

Dani Filomeno chega à Colômbia para conhecer a colorida, gastronômica e boêmia cidade de Cartagena. Cheio de história e com uma cultura viva que se encontra em cada esquina, esse destino guarda surpresas saborosas ao viajante. Neste episódio, Dani começa por um city tour diferente: trata-se de um "giro gastronômico" baseado na literatura de Gabriel García Márquez. E a sequência da viagem se dá pelo que há de melhor na gastronomia de Cartagena. Tem restaurante com chef premiado, tem comida de rua, bar que faz parte da lista do 50 Best… E ainda sobra um tempo para aprender a cozinhar a tradicional e deliciosa Arepa de Ovo. 

Cartagena 2: Da cidade ao Caribe Colombiano 

Dani Filomeno segue o giro pela cidade amuralhada de Cartagena, desbravando a rica história local, através dos monumentos erguidos séculos atrás e, também, da gastronomia. Tem um city tour completo, repleto de informação e experiências saborosas com drinks e pratos de dar água na boca. De Cartagena, Dani embarca com destino às ilhas Baru, onde mergulha no incrível mar do caribe colombiano. O hotel à beira mar possibilita dias de contemplação, descanso e, claro, muita comida e bebida boa. É ali que Dani, inclusive, conhece os plânctons luminosos ao entardecer. Ainda dá tempo de sair do hotel e ir para uma casa, em uma ilha isolada, onde é recebida por um famoso chef colombiano que abre as portas para toda a equipe - que passa dois dias ali, cozinhando, conversando sobre cultura e, claro, também curtindo o mar transparente que fica, literalmente, no quintal da incrível residência. 

Suíça: as belezas do outono em terras helvéticas 

Dani Filomeno volta para Europa para fazer uma visita nada convencional: a Suíça… fora do inverno! O objetivo é desbravar os Alpes e os lagos suíços em meio ao outono europeu. Os cenários são deslumbrantes, com cores e contrastes que só nessa época do ano é possível conhecer. O primeiro episódio começa por Zurique, cidade histórica e gastronômica, repleta de locais descolados para conhecer. Ainda tem a Fábrica da Lindt e a especial e charmosa Lucerna. Mas o ponto alto é a descoberta de uma cidadezinha próxima a Zurique, chamada St. Gallen. A cidade milenar é um convite para viajar na História, através da sua igreja monumental e da biblioteca que tem uma das maiores coleções de manuscritos da Idade Média de todo o mundo. Uma cidade que vale a viagem bate-volta! 

Suíça 2: Um Paraíso Entre Os Lagos E Os Alpes 

A viagem pela Suíça continua e chega a Engelberg. Ali, o Monte Titlis traz um vislumbre do inverno suíço por conta da neve que toma seu cume durante todo o ano. A experiência na cidade é curta e baseada no incrível hotel Kempinski. De lá, pega-se o trem em direção à Interlaken, e chega-se ao ponto alto dessa viagem em uma parada fora da programação. A bordo do trem, Dani Filomeno observa um lago maravilhoso em uma cidadezinha pela qual passa e decide parar para ver que lugar é esse. Descobre, então, Lungern, um vilarejo bucólico e muito charmoso. Por sorte, a equipe chega em um dia especial na cidade: a primeira viagem de um trem maria fumaça que estava parado há anos e se preparava para sua reinauguração justamente no momento dessa visita que, embora curta, valeu a pena. Na cidade de Grindelwald, uma montanha ajuda a entender um pouco mais do inverno suíço. Com mais de 4 mil metros de altitude, Jungfrau tem neve 365 dias no ano. O complexo é repleto de atividades, como um fantástico bar de gelo, que tem suas próprias barricas de uísque, e uma tirolesa no topo da montanha, que tem o pouso diretamente na neve. O episódio termina em mais uma viagem: a ida à Vevey, cidade do icônico Charles Chaplin, onde há o museu do artista, na casa onde ele próprio viveu por algumas décadas. Além de peças originais da família, o espaço ainda recriou alguns dos cenários das obras mais importantes do cineasta.  

Suíça 3: O Encontro De História E Gastronomia 

O último episódio na Suíça começa na incrível cidade de Vevey, onde Dani Filomeno faz uma das visitas mais especiais de toda a viagem: Fort Chillon, uma construção militar, dos anos 40, que ficou em funcionamento até 1995, e hoje é, também, um museu que convida a uma imersão surreal no dia a dia dos soldados suíços que lutaram pelo país nas últimas décadas. O bunker, incrustado na montanha, é cheio de representações de como funcionava o dia a dia dos militares. A visita é potente e rica. Em frente ao forte tem o Castelo de Chillon, uma fortaleza centenária que também é repleta de história. Duas visitas imperdíveis na cidade. Ainda tem espaço para um passeio diferente de bicicleta pelos vinhedos suíços. Na região de Lavaux, Dani conhece produtores de vinho e, também, de cerveja e descobre ainda mais elementos dessa rica gastronomia. A parada final da jornada pela Suíça é em Gruyeres. Na pequena cidade, há um Castelo e, claro, uma fábrica de queijo suíço. A visita, inclusive, é das mais especiais: trata-se de um dos melhores queijos do mundo. O programa acompanha o passo a passo da produção e, claro, prova o queijo no final para fechar com chave de ouro. 

Peru: Cusco, Machu Picchu e uma viagem inesquecível de trem 

Dani Filomeno embarca para o Peru, um país reconhecido mundialmente por sua gastronomia de altíssimo nível. A cidade escolhida é Cusco, onde há ótimos restaurantes de renomados chefs. Junto com as descobertas gastronômicas também tem história e cultura, que remonta os tempos dos incas. Por falar neles, Dani Filomeno vai até Machu Picchu para mostrar a lendária, mística e incrível cidade inca. A última parada é a bordo do trem Andean Explorer, o primeiro trem de luxo com cabine do país, que faz uma das maiores rotas ferroviárias do mundo, atravessando os Andes Peruanos, de Arequipa ao Lago Titicaca e Cusco. São três dias cruzando vales e cidades, com paradas em cenários paradisíacos. 

*Os 10 episódios inéditos da quinta temporada do CNN Viagem & Gastronomia serão transmitidos sempre aos sábados, às 22h, na CNN Brasil no canal de TV por assinatura, no sinal na banda kU, no canal no YouTube e também na plataforma de streaming Prime Video.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato