Ditadura militar é tema do Sem Censura desta segunda (27)

Divulgação

Na semana que marca os 59 anos do golpe de Estado que deu início à ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), a apresentadora Marina Machado recebe no programa Sem Censura, o ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh. Advogado e ativista, ele fala sobre a atuação em causas humanitárias e lembra o histórico de defesa de presos políticos durante a ditadura.

Luiz Eduardo Rodrigues Greenhalgh nasceu na cidade de São Paulo em 1948. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1973. Foi deputado federal, vice-prefeito de São Paulo na gestão de Luiza Erundina, entre 1989 e 1993, e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

Em seu mandato como deputado, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mais importante colegiado da Câmara; presidiu a Comissão de Direitos Humanos e foi o relator do Estatuto do Desarmamento.

Como ativista de direitos humanos, colaborou com diversas mobilizações da sociedade civil em oposição ao regime militar. Dentre elas, a fundação do Comitê Brasileiro pela Anistia, em 1976, o Comitê Brasileiro de Solidariedade aos Povos da América Latina, em 1980, e a coordenação do projeto "Brasil Nunca Mais", no período de 1979 a 1985.

Foi um dos fundadores do Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul, o CLAMOR. Também integrou a Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos de São Paulo, na ocasião em que o cardeal Arns foi o arcebispo.

Participam desta edição como debatedoras convidadas a jornalista da EBC, Joana Côrtes e a repórter de política Carla Jimenez, além do público que também interage por meio das redes sociais, utilizando a hashtag #SemCensura.

Após a exibição do programa, a TV Brasil a estreia,  às 22h, a semana especial Passado, Presente: Ditadura e Democracia, uma mostra de filmes que relembram o período de ditadura militar no Brasil.

O programa Sem Censura vai ao ar às segundas-feiras, às 21h, com transmissão para todo o País em TV aberta por intermédio das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública – TV, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e por outras plataformas, como Facebook, Twitter e Youtube.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato