Em março, Globo propõe discussão sobre direitos das mulheres

Divulgação Globo/Manoella Mello

O conhecimento sobre os direitos da mulher é essencial para que se construa uma sociedade mais justa e igualitária. Esses direitos serão iluminados na nova campanha da Globo, veiculada no mês de março. De maneira didática e informativa, o filme destaca como fazer uso das ferramentas da lei para frear a violência contra as mulheres. Atrelada à Agenda ESG da Globo, a campanha é parte de um movimento amplo da Globo para fomento a discussões sobre o tema, que inclui programação especial nos canais e plataformas da empresa. 
 
O filme apresenta histórias de mulheres que sofreram ou acompanham de perto situações de violência. Elas inspiram outras mulheres a recorrerem à lei em busca de proteção e justiça, demonstrando que conhecer seus direitos é o primeiro passo para uma verdadeira mudança. Com o tagline “Esse direito é nosso! De todas nós”, a campanha ressalta os direitos que foram adquiridos nos últimos anos e como eles significam estratégias de segurança e amparo, tanto na coletividade como na individualidade. 
 
Canais e plataformas da Globo trazem séries, reportagens e programas especiais sobre o tema
                                                                          
TV Globo
 
Abrindo a programação especial, o ‘É de Casa’ deste sábado, dia 4, recebe a cantora Sandra de Sá e as atrizes Lilia Cabral e Giulia Bertolli, mãe e filha, para falar de carreira e vida dessas duas gerações de mulheres. O programa também apresenta histórias inspiradoras de brasileiras: o quadro ‘Belezas da Terra’ será especial sobre Jane, uma produtora do Espírito Santo que trabalha numa plantação de café e produz açafrão; uma mulher cujo filho nasceu após implante de embrião do marido já falecido; e um grupo de idosas, liderado por Vovó Benta, que se uniu para escrever e cantar funks. 
 
Já é tradição o ‘Altas Horas’ homenagear as mulheres ocupando o palco com participantes femininas. No programa deste sábado, Serginho Groisman recebe Klara Castanho, Sandra Annenberg, Sonia Guajajara e Tina Callanga. Nos musicais, Maria Rita se apresenta com Grazzi Brasil, e Roberta Miranda com Bruna Viola. 
 
No domingo, o 'Esporte Espetacular' reúne 10 mulheres que marcaram o esporte brasileiro para falar sobre pioneirismo, liderança e representatividade. Entre elas, nomes consagrados como a Rainha Hortência, campeã mundial de basquete e vice-campeã olímpica; Fabi Alvim, bicampeã olímpica do vôlei; Daiane dos Santos, primeira campeã mundial brasileira da ginástica artística; e Jackeline Silva, primeira campeã olímpica brasileira do vôlei de praia.
 
Na segunda, vai ao ar ‘Falas Femininas - Histórias Impossíveis’. O episódio ‘Mancha’ narra a história da empregada doméstica Mayara (Luellem de Castro), que está em seu último dia de trabalho. Ela, que passou no vestibular e decidiu investir em seu estudo, acredita que Laura (Isabel Teixeira), mãe solo de uma bebê, é uma patroa “diferente”. Até que Laura pede que ela desista dos estudos. Sem sucesso, pede um último favor: a limpeza de uma mancha na janela de vidro da sala, que muda o curso da história de ambas. O episódio faz parte da antologia ‘Histórias Impossíveis’, apresentada nos especiais ‘Falas’ desde ano, com tramas de suspense criadas a partir de medos femininos. Ao longo do ano, novos episódios vão ao ar em datas que celebram causas e lutas sociais: Dia dos Povos Indígenas (‘Falas da Terra’), Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ (‘Falas de Orgulho’), Dia Nacional das Pessoas Idosas (‘Falas da Vida’) e Dia da Consciência Negra (‘Falas Negras’). O projeto é criado e escrito por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza, escrito com Thais Fujinaga, Hela Santana, Graciela Guarani e Renata Tupinambá. A direção artística é de Luísa Lima, direção de Thereza Médicis, Everlane Moraes, Graciela Guarani e Fábio Rodrigo. Produção de Leilanie Silva, direção executiva de produção de Simone Lamosa e direção de gênero de José Luiz Villamarim.
 
No 'Domingão com Huck' do dia 12, Luciano convida as amigas Beatriz e Fátima para o desafio do "The Wall". Beatriz é a fundadora do "Mulher em Construção", que capacita mulheres para o trabalho no mercado da construção civil. Fátima, que um dia foi sua aluna, hoje toca a ONG com Bia. Desde 2006, mais de cinco mil mulheres já se formaram no projeto e, com o prêmio, elas desejam investir e capacitar ainda mais mulheres para o mercado de trabalho.
 
Já o 'Fantástico' tem previsto para este mês de março o início de mais uma temporada da série "Mulheres Fantásticas", que conta histórias de personagens revolucionárias, que mudaram costumes e fizeram a diferença no mundo, mesmo que, por vezes, não tenham se tornado tão conhecidas. O material traz uma divertida e emocionante combinação de animação com jornalismo para retratar estas pioneiras e mostrar o legado deixado por elas. No primeiro episódio, Poliana Abritta conta quem foi a americana Rosa Parks, símbolo da luta racial; e Adriana Barbosa, fundadora do Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina, reconhecida como a primeira negra entre os Inovadores Sociais do Mundo, pelo Fórum Econômico Mundial.
 
A programação da TV Globo prepara ainda uma seleção especial de filmes que trazem protagonistas femininas fortes. Neste sábado, dia 4, a 'Sessão de Sábado' exibe 'Legalmente Loira'; e no 'Supercine' o público vai conferir 'De Pernas pro Ar 3'. No domingo, vai ao ar na 'Temperatura Máxima' o filme 'A Chefinha'. Ao longo da semana, é a vez da 'Sessão da Tarde' exibir títulos especiais. De segunda a sexta, vão ao ar, nesta ordem: 'Uma Prova de Amor', 'Miss Simpatia 2', 'Mulheres ao Poder', 'O Maior amor do Mundo' e 'A Bússola de Ouro'.
 
GNT
 
O GNT exibe documentários, programas e séries especiais que colocam em destaque as diferentes vozes de mulheres. No dia 8, às 23h30, a série ‘Negro Muro’ valoriza, através da arte de Cazé e Rajão, a beleza e a força de cinco mulheres negras que contribuem ativamente para a cultura do país: Ruth de Souza, Lélia González, Beatriz Nascimento, Zezé Motta e Alcione. Em seguida, à 0h, a segunda temporada de ‘Mulheres na Luta’ coloca em pauta temas que vão além do tatame como a saúde mental, antirracismo e gordofobia, tendo como pano de fundo um encontro de gerações com troca de ideias que apontam para o futuro.  
 
Durante todas as segundas do mês, a partir da 0h30, o público assiste a documentários com mulheres que deixaram seus nomes escritos na história. No dia 6, ‘Já Que Ninguém Me Tira Pra Dançar’ mostra a influência da atriz Leila Diniz na cultura dos anos 60, reconstrói sua trajetória por meio de fotos, vídeos e depoimentos, e destaca fatos marcantes da política da época. No dia 13, o ‘Lobby do Batom’ traz o mais bem sucedido caso de luta coletiva pelos direitos das mulheres, que conquistou importantes reivindicações. ‘Torres das Donzelas’ ganha exibição no dia 20 e promove o encontro de um grupo de mulheres, presas políticas durante a Ditadura Militar, 40 anos após o ocorrido, para revisitar a história. Entre elas, a ex-presidente da República, Dilma Rousseff. Para fechar o mês, no dia 27, ‘Elza Infinita’ acompanha a trajetória da cantora, tendo como ponto de partida a construção do musical Elza, com o depoimento das artistas que fizeram parte do espetáculo.  
 
A programação conta ainda com uma seleção especial do ‘Cozinha Prática’, com receitas inspiradas em mulheres de todo o mundo que impactaram a história. As exibições acontecerão de segunda a sexta, às 18h30 e às 19h. A seleção de episódios do programa de Rita Lobo contará com receitas baseadas nas memórias afetivas da apresentadora. 
 
GloboNews
No domingo, dia 5, às 23h, a GloboNews vai reprisar o documentário ‘Não é amor, nunca foi amor’, que relata histórias de mulheres vítimas de violência física, psicológica ou sexual. O longa reúne material de série exibida pelo ‘Fantástico’, em 2021. Durante um mês, a equipe do programa acompanhou audiências em um mutirão realizado no Fórum da Leopoldina, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para acelerar fila de processos de violência doméstica, e ouviu depoimentos de mulheres que convivem com essa rotina. A força-tarefa, liderada por 12 juízas, reduziu quase pela metade o acumulado de 11 mil processos no juizado em um mês. No Dia da Mulher, dia 8, todos os telejornais da GloboNews vão se dedicar ao assunto, trazendo entrevistas exclusivas com mulheres de destaque em diversos campos de atuação e apresentando recortes, estatísticas e pesquisas sobre o atual cenário da mulher no Brasil e no mundo. 
 
Multishow
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o público vai ajudar a escolher a programação do Multishow. A partir das 18h30, o ‘TVZ Especial do Dia da Mulher’ homenageia divas da música. Dias antes, uma votação será disponibilizada no Instagram do canal, e será possível escolher os clipes que vão compor a atração. Grandes artistas formarão a batalha dos clipes, entre elas: Anitta, Luísa Sonza, Taylor Swift, Shakira e muito mais. Nas redes, o público poderá interagir utilizando a hashtag #TVZEspecialDiadaMulher.
 
Canal Bis
O Canal Bis celebra o Dia da Mulher com super shows com protagonismo feminino no Palco Principal, dentre eles, o inédito ‘Tina Turner: Live In Rio’, no dia 8, às 21h. Ao longo de toda a semana, sempre às 18h30, episódios especiais de ‘Versões’ fazem homenagens a grandes nomes femininos da música brasileira, como a eterna Marília Mendonça, a marcante Elis Regina e o ícone do samba Jovelina Pérola Negra.  
 
Canal OFF
No OFF, durante toda a semana do Dia da Mulher, serão exibidos, a partir das 18h, documentários inéditos que reforçam a força feminina nos esportes. No dia 6, com ‘Girls Can’t Surf’, o público confere uma geração de mulheres surfistas e a luta delas por igualdade e respeito no esporte. Na terça, ‘Shaped By Descent’ acompanha Lexi DuPont e mostra como ela se tornou uma das maiores esquiadoras de montanhas do mundo. Às 18h30, ‘Nadine Wallner: Now or Never’ narra a ascensão da esquiadora e como um acidente a fez se dedicar ao freeride. Na quarta, ‘Greta Thunberg: Rebel With a Cause’ acompanha a incrível história da jovem que ganhou notoriedade e se tornou uma das vozes mundiais mais importantes pela defesa do meio ambiente. No dia 9, Kiki Bosch, mergulhadora livre profissional, se aventura nas águas mais geladas do mundo em ‘Descent’. Para encerrar a semana, no dia 10, ‘Skivas’ mostra as melhores atletas freeskie do planeta, que fazem um estilo de esqui que envolve manobras, saltos e uso de diversos obstáculos.  
 
Gloob
O Gloob vai celebrar o Dia Internacional das Mulheres no dia 8 de março com uma programação especial de episódios de ‘D.P.A. - Detetives do Prédio Azul’ e ‘Miraculous - As Aventuras de Ladybug’, nos quais as mulheres são as protagonistas. São dois episódios da série brasileira: em “Só Pra Craques”, às 10h30, Sol (Letícia Braga) se enfurece ao ouvir que futebol não é esporte para meninas e, para mostrar que joga muito bem, ela conta com a ajuda do ídolo Zico. Já em “Hidrômetro”, às 19h30, Débora Lamm vive a matemática grega Hipátia, que inventou o medidor de água. No mesmo dia, o Gloob também leva ao ar a ‘Maratona Miraculous Girls’, das 14h30 às 19h30. Serão 12 episódios ao longo de cinco horas para a criançada ver como é lutar como uma garota! As melhores batalhas das heroínas de Paris vão mostrar toda a força feminina.
                                                  
Globoplay 
Abrindo o mês de março, entraram no catálogo os dois últimos episódios da segunda temporada da série Original Globoplay ‘As Five’, uma trama contemporânea que traz jovens mulheres com seus anseios, lutas e visões de mundo. Na próxima semana, as novidades são especialmente dedicadas às donas da data, com a Semana da Mulher. Na segunda, a novela turca ‘Amor e Honra’ chega com exclusividade ao streaming da Globo, estrelada por Melis Sezen. No dia 7, é a vez da terceira temporada de 'Mães: Amor e Vida', também exclusiva, emocionar com as novas histórias do hospital Los Arcos. Em 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a série ‘The Endgame: um Conto de Vingança’ espalha ação pela plataforma com duas protagonistas poderosas, interpretadas por Ryan Michelle Bathé e pela brasileira Morena Baccarin. O dia continua com a estreia de ‘O Fio do Afeto’, documentário sobre mulheres quilombolas, indígenas e periféricas do Brasil que costuram máscaras de proteção contra a Covid enquanto salvam suas famílias da vulnerabilidade. No dia 31, o público pode conferir a estreia de ‘Lady Bird: a Hora de Voar’, longa com direção e roteiro de Greta Gerwig, que mostra a história de Christine McPherson (Saoirse Ronan). 
 
Podcasts
As vozes femininas vêm ganhando cada vez mais espaço nos podcasts da Globo. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a dica é ouvir podcasts comandados por mulheres inspiradoras. Na seleção, disponível no Globoplay e nas demais plataformas de áudio, é possível refletir sobre a importância dos cuidados emocionais no ‘Crônicas de Um Cuidado’ com Cris Bartis; acompanhar as notícias mais relevantes do Brasil sob a análise da jornalista Natuza Nery, que apresenta ‘O Assunto’, um original do g1; e se aprofundar em um bate-papo cabeça no ‘Prazer, Renata’, podcast também do g1 que aborda questões do universo feminino sob o olhar de diferentes gerações. No Globoplay, ainda dá para aproveitar para mergulhar em produções e podcasts da página especial Poder Feminino, com trilhos temáticos, como “Mulheres que fizeram história” e “Mulheres brasileiras”. 
 
g1
O g1 também participa da homenagem ao Dia Internacional da Mulher com interatividade, notícias e histórias de personalidades femininas que se destacaram na sociedade. No formato “Quando aconteceu?”, grandes momentos apresentam, cronologicamente, as mudanças sociais, de direitos da mulher, de comportamento etc. O g1 também traz o monitor da violência contra a mulher, com um levantamento em forma de denúncia sobre o avanço alarmante do feminicídio, mostrando que os crimes aumentaram no ano passado e relembrando alguns casos. 
 
Plataforma Gente
O hub de conteúdo da Globo contará com ações especiais para o Dia Internacional da Mulher, com conteúdos e pesquisas, sob a ótica feminina, que serão disponibilizadas especialmente no mês de março.
 
Receitas
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o produto digital de gastronomia da Globo ouviu oito empreendedoras e influenciadoras da área, que contaram sobre os desafios de trabalhar com cozinha no Brasil. O público vai saber quem são essas mulheres inspiradoras no dia 8, em um vídeo exclusivo com seus depoimentos. O Receitas também vai listar os motivos para acompanhar essas profissionais, que fazem sucesso ao compartilhar na web dicas simples e técnicas descomplicadas para a produção de pratos.     
 
Giga Gloob
O aplicativo infantil da Globo tem em seu catálogo uma série de títulos com personagens femininas inspiradoras, apresentando referências para as crianças. No seriado ‘Xavier Charada e o Museu Secreto’, a protagonista Xavier, sua irmã Yadina e seu amigo Brad viajam no tempo e vivem aventuras com mulheres importantes da história. O trio chega a conhecer as cantoras Ella Fitzgerald e Celia Cruz, a cientista Marie Curie, a escritora Helen Keller e até a rainha Cleópatra. Além disso, os pequenos podem se espelhar na força, inteligência e empatia de protagonistas de séries clássicas disponíveis no Giga Gloob, como Ladybug e Moranguinho.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato