'Esquecidos': nova série do 'RJ2' apresenta histórias de brasileiros que vivem sem direitos básicos

Divulgação Globo

Cerca de três milhões de brasileiros vivem sem nenhum documento no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só no Rio de Janeiro são mais de 200 mil. A série 'Esquecidos', que será exibida no 'RJ2' a partir desta segunda-feira, dia 27, conta histórias de algumas dessas pessoas inexistentes para o Estado, que vivem sem acesso a direitos básicos e estão à margem de qualquer política pública. Em três episódios, a série de reportagens especiais é conduzida pelo repórter Chico Regueira, que percorreu oito cidades da Região Metropolitana: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Japeri, Queimados, Mesquita, Belford Roxo e Nova Iguaçu. 
 
O primeiro episódio vai mostrar pessoas que não possuem certidão de nascimento, CPF, RG ou qualquer outro tipo de documento. Chico ouviu idosos, adultos e crianças que nunca foram à escola e não possuem acesso ao SUS e a nenhum programa social do governo. A segunda reportagem vai tratar sobre moradia. A equipe do ‘RJ2’ visitou famílias que vivem em casas feitas de lençóis e madeiras, que não possuem janelas, banheiro, pia e energia elétrica. No terceiro episódio, o jornalista entrevista famílias que não têm acesso à água e saneamento básico. Em Belford Roxo, moradores criaram um sistema de bombeamento de água de poço porque a companhia que atende a região nunca chegou até o local. A reportagem também vai mostrar famílias que usam até água de esgoto para tomar banho, beber e cozinhar.
 
“A desigualdade social brasileira produz fenômenos de desrespeito aos direitos humanos fundamentais. Três milhões de brasileiros vivem sem qualquer documento, sem certidão de nascimento, que é o mínimo. São pessoas sem acesso ao Estado e a direitos básicos previstos na Constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, como educação, água, saneamento e moradia digna. É muito triste ver isso de perto”, diz Chico Regueira.  
 
A série 'Esquecidos' vai ao ar no ‘RJ2’ nos dias 27, 28 e 29 de março. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato