'Globo Repórter' mostra brasileiros que escolheram viver como nômades

Divuglação Globo

A humanidade não precisa mais vagar pelo mundo em busca de água potável e alimento, mas é cada vez maior o movimento de pessoas, que, por escolha própria, abandonaram a residência fixa para viver com a casa nas costas. E o 'Globo Repórter', desta sexta-feira, 10 de março, apresenta uma geração de nômades brasileiros. Gente que escolheu viver com menos, que equilibra a saúde junto à natureza e sobrevive em meio à reinvenção de valores. “Essa jornada promete expandir os horizontes. Percorremos mais de 2 mil km em duas semanas para conhecer brasileiros que abriram essa janela mágica, buscando equilíbrio para o estresse”, comenta a jornalista Bette Lucchese, que assina a reportagem do programa. 
 
O ‘Globo Repórter’ conta a história de gente como Drica Avelar, de 40 anos, que deu um jeito de realizar seu sonho de percorrer o país descobrindo sabores. “Sou engenheira de alimentos, chef de cozinha, e faz 6 meses que estou nessa vida nômade, com a cachorra Salsi e a Marilda”, explica ela, que agora se sustenta da venda de alimentos feitos na cozinha de sua kombi amarela, com nome e personalidade próprios. “Quando eu saí, achei que a viagem ia ser muito para fora, mas, na verdade, ela é muito para dentro”, conclui ela. 
 
Diferentemente do que se pode supor, os nômades não são pessoas abastadas, mas sim, com propósito e disposição para viver com menos espaço, menos estrutura, menos recursos, com mais felicidade e mais liberdade. “Os personagens são muito diferentes. Mas as histórias se entrelaçam. Todos falam de como recuperaram a saúde e a alegria de viver, mantendo uma relação muito estreita com a natureza. E eles passaram a enxergam um mundo de possibilidades pela frente. E em cada parada têm a chance de fazer novos amigos”, observa Bette. 
 
O programa apresenta ainda Isabel Albornoz, de 46 anos, e Robson Lunardi, de 40 anos, casal que atualmente vive numa tiny house, uma casa em miniatura sobre rodas. “Fomos diagnosticados com a Síndrome de Burnout, que é o estresse extremo, relacionado ao trabalho”, contou Isabel, ao lado do companheiro, que detalhou: “No hospital, por exemplo, é como se eu estivesse tendo um AVC, mas como se o corpo estivesse inventando uma doença que não existe”. A mudança no estilo de vida se tornou uma questão de sobrevivência para eles e Robson convenceu a mulher a vender o apartamento recém-comprado de 167m² para irem até os Estados Unidos conhecer de perto o movimento da tiny house.  “É o menos é mais na prática”, definiu ele, que construiu com Isabel a residência de 27m², onde hoje criam os dois filhos. 
 
O 'Globo Repórter', desta sexta-feira, 10 de março, vai ao ar depois do ‘BBB 23’. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato