Sem Censura recebe a cineasta Laís Bodanzky

Divulgação

No programa Sem Censura desta segunda-feira (20), a apresentadora Marina Machado recebe a cineasta Laís Bodanzky para um bate-papo sobre cinema. A diretora fala sobre a carreira, o estilo de fazer cinema e do futuro da arte cinematográfica frente aos novos meios de consumo e plataformas de streaming. Ela comenta ainda do legado de sua atuação como presidente da Spcine e da diversidade de gênero e raça dentro do mercado audiovisual.

Laís Bodanzky nasceu na cidade de São Paulo, em 1969, filha da professora de História da Arte, Lena Coelho, e do cineasta, Jorge Bodanzky. Teve aulas de atuação com o diretor teatral Antunes Filho e se formou em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Estreou na direção com Cartão Vermelho, curta-metragem selecionado para o New York Film Festival, em 1995. Em 1999, realizou o documentário Cine Mambembe – O Cinema Descobre o Brasil.

Em 2001, ganhou reconhecimento internacional com Bicho de Sete Cabeças, o primeiro longa-metragem da diretora que aborda a questão das drogas, problemas familiares e dos abusos em hospitais psiquiátricos, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno e estrelado por Rodrigo Santoro.

Em 2007, dirigiu Chega de Saudade e, em 2010, realizou o longa As Melhores Coisas do Mundo, obra que estreou no Festival de Cinema de Roma e ganhou o Prêmio APCA de melhor filme do ano. Em 2017, Como Nossos Pais teve sua première no Festival de Cinema de Berlim e recebeu vários prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Seu longa-metragem mais recente, A Viagem de Pedro, lançado em 2022, apresenta um olhar intimista sobre a vida de Dom Pedro I.

A cineasta assina ainda a produção dos longas de animação Uma História de Amor e Fúria, de Luis Bolognesi e Perlimps, de Alê Abreu. Na televisão, realizou trabalhos documentais importantes como A Guerra dos Paulistas, Lutas.doc e Mulheres Olímpicas.

Em 2019, Bodanzky foi convidada para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, e ganhou o direito de votar nos filmes do Oscar. No mesmo ano, assumiu a presidência da Spcine, empresa da prefeitura de São Paulo responsável por todo o setor audiovisual da cidade, onde ficou até 2021.

Nesta edição, participam como debatedores convidados Juliano Dip, jornalista da Band, e Flavia Guerra, jornalista, documentarista, curadora e crítica de cinema. O público também interage por meio das redes sociais, utilizando a hashtag #SemCensura.

O programa Sem Censura vai ao ar às segundas-feiras, às 21h, com transmissão para todo o país em TV aberta por intermédio das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública – TV, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e por outras plataformas, como Facebook, Twitter e Youtube.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato