Tecnologia é o tema do primeiro programa da série de reportagens especiais pelos 50 anos do 'Globo Repórter'

Divulgação Globo

O 'Globo Repórter' começa, a partir desta sexta-feira, 31 de março, a rever 50 anos de história em cinco programas especiais. O primeiro deles vai se debruçar sobre os avanços tecnológicos das últimas cinco décadas. Para refletir sobre tantas inovações que transformaram e seguem impactando a vida das pessoas no Brasil e no mundo, Ernesto Paglia, jornalista apaixonado pelo tema, foi convocado para a missão. “Olha, eu adoro tecnologia. Eu sou daquele tipo que não pode ver uma novidade que já quer comprar. E assim, ao longo da vida, tive aquela conjunção ideal para me tornar um tecnomaníaco. Eu me lembro dos primeiros acampamentos de que participei, usando umas coisas que facilitavam a vida, com um copinho dobrável, um conjunto de talheres unificados, como se fosse um canivete suíço. E a tecnologia é a ciência aplicada às necessidades do dia a dia”, argumenta o jornalista.

Para mostrar ao público o que há de mais disruptivo no mundo e ainda oferecer uma experiência imersiva, os profissionais da Globo lançaram mão de realidade virtual, realidade aumentada e holografia. Um dos destaques é o avatar tridimensional de Ernesto Paglia em ambiente que simula o metaverso, evidenciando como, ao longo de 50 anos, a tecnologia mudou a maneira de trabalharmos, contarmos histórias e até mesmo nos relacionarmos. Para o desenvolvimento das animações e dos efeitos visuais surpreendentes, times diferentes e competências diversas foram envolvidos: produtores de tecnologia, animadores, modeladores, design motion e editores de pós-produção.

''Virar personagem de videogame é muito curioso. Não tenho muita proximidade pela minha idade e os videogames chegaram depois, mas me lembro do primeiro que eu vi. Foi na Inglaterra, no escritório da Globo, em Londres. Enquanto esperavam por alguma pauta, os colegas cinegrafistas  ficavam numa salinha onde eles tinham um videogame. Era meio tosco, com dois comandos muito simples'', relembra ele, que, no jogo criado especialmente para o programa, terá a missão é pegar o maior número possível de microfones e ligar os aparelhos de TV no ‘Globo Repórter’.

Além de contar cinco décadas de transformações tecnológicas pelo olhar do casal Gentil e da Cidinha, que completam bodas de ouro de casamento, o programa reencontrou os irmãos Christhian e Michel Zaharic, que em 1991, participaram do ‘Globo Repórter’ para mostrar como se usava o videogame. Hoje, os dois continuam jogando juntos e ganharam a companhia do Lucca, filho do Michel, e mostram até onde a brincadeira levou Christhian. Ele se especializou em criar aplicativos e estratégias para quem quer ser visto em todas as plataformas digitais. “Existe um espaço enorme no mundo ainda para novos produtos digitais e eu olho especificamente para esses mercado e trabalho para potencializar novas histórias”, analisa ele.

O 'Globo Repórter', especial sobre tecnologia, vai ao ar após o 'BBB 23'.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato