Caminhos da Reportagem revela panorama sobre o Azerbaijão

Divulgação TV Brasil

A edição inédita do programa jornalístico Caminhos da Reportagem mostra aspectos marcantes do Azerbaijão. A TV Brasil destaca curiosidades sobre a identidade, a origem, a religião e a culinária do país, rico em petróleo e gás natural. O episódio "Azerbaijão - nação jovem, histórias milenares" é atração da emissora pública neste domingo (16), às 22h.

Encravado entre a Europa e a Ásia, o Azerbaijão foi dominado por alguns dos maiores impérios do mundo ao longo dos últimos séculos: do Romano ao Persa e do Otomano ao Russo. Já no século passado, o controle do território passou a ser soviético.

Os azeris, como são conhecidos os habitantes do país, fazem questão de afirmar que têm identidade e origem definidas: são moradores do Cáucaso há milhares de anos. Apesar disso, a nação é jovem. Surgiu em 1991, logo após a desintegração da União Soviética. "É uma região importante e muito disputada", define o professor Estevão Martins, que ensina História das Relações Internacionais na Universidade de Brasília.

O país é cortado pela Cordilheira do Cáucaso e está à beira do Mar Cáspio. Farto em petróleo e gás natural, o Azerbaijão tenta "se fazer conhecido", explica o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil em Baku, capital do país, Alexandre Silveira.

"É aquela história: algumas pessoas sabem que o Azerbaijão existe. Mas não é só uma terra exótica, remota. Eles têm o que oferecer para o mundo, têm papel importante e de maior relevância do que tem sido conhecido até agora", completa.

Religião, comportamento, conflitos e culinária

Outro ponto importante: boa parte da população é muçulmana. Majoritariamente xiita, por sinal. "A gente associa o xiismo com o radicalismo islâmico. E não tem nada a ver. O problema é que um país de maioria xiita tem um regime extremista. Essa é a questão. Aqui, a maioria é xiita, mas há uma herança soviética e o governo atual preza pelo estado laico. Tanto que você não escuta chamados de oração nas mesquitas", conta Alexandre Silveira.

O ministro conselheiro também aborda os hábitos e costumes do povo         . "Não tem restrição a álcool. Não existe nada relacionado a restrições de vestimentas, a comportamentos. É um lugar que te acolhe, você tem uma vida normal", afirma o entrevistador.

Ao longo do programa, os repórteres Flavia Peixoto e Sigmar Gonçalves, que foram ao país a convite da embaixada do Azerbaijão no Brasil, abordam a sensível relação entre os azeris e os vizinhos armênios. Houve duas guerras recentes entre os dois países.

A equipe do Caminhos da Reportagem descobre a rica culinária local com a ajuda do jovem chef de cozinha Yagub Zeynalzade. Ele percorre o interior do país em uma Kombi em busca de novos ingredientes e heranças gastronômicas. Ousado, Yagub transformou um apartamento de 18 m² em restaurante, onde recebe clientes do mundo todo.

"O Projeto Apartamento é mais que um restaurante e um lar. No começo, era também uma academia culinária. E nós, ainda hoje, realizamos eventos aqui, para promover produtos especiais", afirma o chef para a produção do canal público.

E uma curiosidade: além do futebol brasileiro, a capoeira tem muitos admiradores no Azerbaijão. Tanto é que existe uma Federação de Capoeira no país. "Capoeira não é só um esporte, é um modo de vida. A combinação de dança, música e luta me faz amar esse esporte", diz o vice-presidente da federação, Elgiz Alizada.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato