Clóvis de Barros Filho comenta síndrome rara: ''a qualquer momento a coisa pode degringolar''

Divulgação Lourival Ribeiro/SBT

O The Noite começa sua semana de entrevistas recebendo Clóvis de Barros Filho. Um dos maiores filósofos do Brasil, ele fala nesta segunda sobre o podcast “Inédita Pamonha”, que é semanal e já tem mais de 150 episódios. “eu mesmo faço as perguntas e eu mesmo respondo. Aí sou eu comigo mesmo e selecionei alguns episódios para botar em forma de livro”, explica sobre a obra “Inédita Pamonha - Por instantes felizes, virginais e irrepetíveis”.

Tendo lançado recentemente o livro “Epaminondas: O Gato Explicador”, conta que ele é o porta-voz dos pensamentos do seu gato, Epaminondas. “Toda vez que estou em casa ele me observa e ele registra as suas observações. Fui percebendo que havia uma coerência no jeito dele de interagir comigo, me olhar. Aí comecei também a anotar o que eu achava que ele estava pensando quando me observava. Aí saiu o livro”, diz.

Portador da Síndrome de Behçet, uma doença autoimune, dá detalhes de sua condição: “nós temos que tomar remédio para baixar a imunidade. Porque, se o organismo estiver forte, ele se destrói. Dentre as autoimunes é das piores e, no meio dela, o meu grau é quatro ponto oito sobre cinco. Ela costuma atacar violentamente olhos, boca. Antes eu achava que tinha problema oftalmológicos”.

Danilo pergunta se a filosofia lhe traz algum conforto ao enfrentar essa adversidade e o convidado responde: “se você for esperar viver uma vida boa com condições ideias de vida, não será feliz nunca. No meu caso é tomando injeção na barriga, sabendo que a qualquer momento a coisa pode degringolar”. E completa: “passava semanas, meses e anos pensando em daqui cinco, dez anos. Passava muito tempo projetando o que está por vir. Agora, não posso mais me dar a esse luxo, porque não vai ter lá na frente. Se tiver, pois milagres acontecem, melhor. Meu tempo será todo ocupado pelo agora”.

O filósofo recorda ainda que morou na França durante quatro anos e fala de percalços econômicos que passou, quando cantava ‘Trem das Onze’ em francês, no metrô, para ganhar dinheiro: ''aí é que você entende o que é viver, o que é ‘sair para a briga''.

O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h45.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato