Documentário especial ''Davi, o Maior Rei de Israel'' vai ao ar neste domingo

Divulgação Record TV

A Record TV exibe no domingo (16/04), o documentário especial ''Davi, O Maior Rei de Israel''. A produção revela os achados arqueológicos da época em que o monarca esteve no poder, período retratado em “Reis – A Conquista”, sexta temporada da série que estreia na segunda-feira (17/04), na Record TV.

A trajetória de Davi é uma história de conquistas, mas também de perseguição, resiliência e fé. Um governante aclamado, que revolucionou uma nação.
 
O repórter especial André Tal seguiu em expedição pela Terra Santa para revelar as evidências arqueológicas do período em que o rei Davi governou em Hebrom e Jebus, cidade que depois se chamaria Jerusalém.

Antes de se tornar o grande monarca de Israel, Davi era um dos líderes de um território dividido. Enquanto ele governava o reino de Judá, Isbosete, herdeiro do primeiro rei de Israel, Saul, reinava sob Israel.

A equipe mostra os achados arqueológicos de Hebrom, cidade fundamental para o rei estabelecer sua dinastia na região de Judá. Hoje, quem visita o local pode atravessar as muralhas de pedra milenares, local por onde Davi também passou nos sete anos em que reinou na região. As construções modernas dividem espaço com sítios arqueológicos, e é possível descobrir como eram as casas da época. “A gente vê uma pequena parte, uma pequena amostra do que era a cidade de três mil anos atrás”, explica o pesquisador bíblico Miguel Nicolaevsky.

Para expandir seu poder, um feito de Davi foi decisivo: a conquista da cidade de Jebus, que se tornaria capital do reino e ganharia o nome de Jerusalém.

O documentário registra os achados de um importante sítio arqueológico da região: a Cidade de Davi, local apontado por especialistas como sede do palácio do rei, que tinha a estrutura de uma fortaleza. “Era um palácio imponente, que estava no topo da cidade, estrategicamente protegendo Davi de qualquer ataque de invasores”, explica o arqueólogo israelense Eli Shukron.

O arqueólogo Yosef Garfinkel, professor da Universidade de Jerusalém, mostra cerâmicas datadas da época de Davi e acompanha a equipe até o sítio arqueológico da cidade de Khirbet Qeiyafa. “É extremamente empolgante trabalhar num local como este. A gente soluciona todo tipo de questão histórica”. No local, um achado surpreendente: Um vaso com a inscrição do nome Isbosete - o mesmo do homem que governou Israel nos tempos de Davi.

A nação dividida dos israelitas é um dos temas de “Reis - A Conquista”. Além de revelar os achados arqueológicos, o documentário especial também mostra imagens inéditas desta nova temporada. “Ação, romance, drama, tudo isso você tem. Mas o mais legal é que você tem isso e lições para sua vida”, afirma Cristiane Cardoso, autora da superprodução.

O documentário especial “Davi, O Maior Rei de Israel” vai ao ar neste domingo (16/04), às 23h, logo após o Domingo Espetacular.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato