Globo estreia a série 'Encontado's' em maio

Divulgação Globo/João Miguel Júnior

A primeira temporada da série 'Encantado’s' vai ocupar as noites de terça-feira na tela da Globo, após a novela das nove, a partir de 2 de maio. Sucesso no Globoplay, a trama – criada por Renata Andrade e Thaís Pontes e escrita por elas com Chico Mattoso e Antônio Prata, que assinam a redação final e, com direção artística de Henrique Sauer – gira em torno dos irmãos Ponza, Olímpia (Vilma Melo) e Eraldo (Luis Miranda), que herdaram do pai um supermercado e uma escola de samba da série D do Rio de Janeiro, ambos funcionando em um mesmo espaço no subúrbio da cidade. 
 
Com personalidades distintas e objetivos diferentes – ela, na missão de gerir o negócio que dá sustento à família, e ele, mirando um título no Carnaval – a dupla protagoniza momentos cômicos e cheios de afeto junto ao grupo de personagens que, de dia, ocupa suas funções no mercado e, à noite, brilha nos ensaios da agremiação. A história se passa no subúrbio do Rio de Janeiro, mas poderia ser vivida em qualquer outro lugar onde há intensa circulação de pessoas, calor humano, mistura de afetos e negociações constantes que se dão em meio a um fluxo urbano cortado pelos trilhos do trem. 
 
Enquanto se ocupam dos preparativos para a gravação da segunda temporada, autores, diretor artístico e elenco celebram a chegada da primeira temporada da série à TV Globo em um ensaio fotográfico feito especialmente para a estreia na TV. “Ver o ‘Encantado’s’ ganhando um alcance ainda maior é a razão maior da minha ansiedade. Estou curiosíssima pra saber como o grande público da TV Globo vai receber a nossa série. Acredito muito na conexão que as pessoas terão com aqueles personagens, com os dois universos (o samba e o mercado), com as vivências e com as histórias que contamos ali. Mal posso esperar pra botar o nosso bloco na rua”, anseia a criadora e autora da série, Renata Andrade.
 
Para Antonio Prata, a série lida com as coisas que o Brasil tem de melhor: Carnaval, uma de nossas manifestações culturais mais importantes, e a fé, não só aquela religiosa, mas a fé na vida, de que as coisas vão ser melhores amanhã. “Tem essa coisa bacana, que une Apollo e Dionísio, o trabalho daquelas pessoas – no Carnaval, elas trabalham muito duro, são os verdadeiros CDFs da folia – então, acho que a gente consegue captar esses aspectos. Além disso, geralmente dizem que as séries são sobre ambiente de trabalho ou família. E ‘Encantado’s’ pega os dois mundos porque é um ambiente de trabalho familiar e isso é uma coisa bem brasileira, de se romper os limites”.
 
Chico Mattoso concorda que a brasilidade é um diferencial e ressalta a referência que as séries de humor têm para os lares brasileiros: “São personagens profundamente brasileiros, vivendo conflitos e situações que falam pra todo mundo, que são universais”.
 
Também criadora e autora da série, Thais Pontes completa: “Vai ser muito bom ver como será na TV aberta, que é esse holofote que atinge milhares de pessoas, tudo isso enquanto estamos nesse processo de gravação da segunda temporada. É muito emocionante perceber que o público se viu na tela porque era exatamente isso que queríamos”.
 
Para o diretor artístico Henrique Sauer, poder compartilhar o trabalho com mais pessoas gera ânimo. “Essas características de identificação com quem assiste e a alegria da obra em si conectam as pessoas e nos sentimos muito felizes de poder dividir essas histórias e afetos com um público maior. E, na segunda temporada, os textos estão ótimos. Queremos pegar tudo de bom que fizemos na primeira e dobrar a aposta, seguindo com aquilo que a gente acredita e construiu”, comenta, já de olho no futuro. 
 
Em ‘Encantado’s’ as tramas se fecham a cada episódio, mas são cercadas pela narrativa principal da relação conflituosa e pitoresca entre os irmãos. Conectados pelos laços sanguíneos e pelo amor que os une, os dois vivem encontros e desencontros na tentativa de conciliar suas distintas maneiras de seguir seus sonhos. 
 
Com um elenco afinado, Encantado’s e Joia do Encantado coexistem e nos apresentam personagens com características semelhantes aos parentes e amigos de vizinhança com os quais convivemos, sempre acreditando que o dia seguinte vai ser melhor. “Enquanto pessoa preta eu me sinto representada e privilegiada em me ver na tela - quando eu falo em me ver, digo em relação aos meus pares. Eu acho que é assim que as pessoas pretas e suburbanas vão se sentir. Estamos falando de pessoas reais, pessoas que existem, como uma tia, uma mãe, uma amiga. E temos uma lente de aumento para aquilo. A escola de samba nada mais é do que o reduto cultural daquelas pessoas. Então o subúrbio você vê ali na tela presente e representado”, comenta Vilma Melo, que interpreta a solteira e empreendedora Olímpia. 
 
Ao contrário da irmã, Eraldo (Luis Melo) é casado com a aspirante a influencer Maria Augusta (Evelyn Castro) e pai de Melissa (Ramille), e tem no puxador e puxa-saco Leozinho, seu fiel escudeiro. Enquanto dona Ponza (Dhu Moraes), a matriarca da família, tem preferência por ele entre os filhos, tia Ambrosia (Neusa Borges), morre de amor e orgulho pelo neto FlashBlack (Digão Ribeiro). O segurança do Encantado’s é quem dá o tom à bateria da Joia, mas em matéria de amor, não acerta o compasso com Pandora (Dandara Mariana), a nova caixa do estabelecimento. Por isso, a bem resolvida e “pegadora” Crystal (Ludmillah Anjos) e mestre-sala e açougueiro Pedro (Dhonata Augusto) se encarregam de ajudar o parceiro. Completam o grupo a sincerona e mau humorada Ana Shaula (Luellem de Castro), que não mede as palavras para revelar verdades a quem precisar ouvi-las, e o simpático e artista Celso Tadeu, quem dá voz às melhores ofertas que a comunidade encontra no supermercado. 

 “A série é maravilhosa e tem elementos que vão agradar muito o público. A gente mostra um subúrbio do Rio, mas que poderia ser uma região de qualquer lugar no mundo em que as pessoas têm seus problemas, mas têm muita vontade de vencer e de resolvê-los, apresentamos uma comunidade que se gosta, se curte. A série traz o subúrbio e fala de amizade, de empatia, de cooperação, e um aspecto que, para mim, é muito especial é a ideia de retratar isso tudo com humor e leveza”, pontua Luís Miranda. 
 
‘Encantado’s’ é criada por Renata Andrade e Thais Pontes, e escrita em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, responsáveis pela redação final. A primeira temporada da série tem direção artística de Henrique Sauer e direção de Deo Cardoso e Naína de Paula. A produção é de Juliana Castro e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim. 

Perfil dos personagens
 
Olímpia Ponza (Vilma Melo) - Empreendedora do subúrbio, alegre, otimista e incansável, é proprietária e gerente-geral do Encantado’s, que herdou do pai e ambiciona transformar no melhor supermercado da Zona Norte. Pena que com a falta de recursos e os próprios equívocos de planejamento, sofre de certos arroubos corporativos. Está sempre tentando instalar no mercado a última moda de “management” que viu na TV ou leu em algum livro de autoajuda empresarial. Para dificultar sua vida, é constantemente atrapalhada pelas roubadas em que seu irmão Eraldo (Luis Miranda) se mete. Olímpia é do tipo que vive para o trabalho e coloca desejos e vida amorosa em segundo plano. Tem com seus funcionários uma relação que vai além da profissional e, quando preciso, os defende como uma leoa. 
 
Eraldo Ponza (Luis Miranda) - Irmão mais novo de Olímpia (Vilma Melo), é um trapalhão, dono de uma megalomania quase infinita, que se manifesta na maneira com que administra a Joia do Encantado, escola de samba do grupo D herdada de seu pai. Sonha chegar à Sapucaí. Casado com Maria Augusta (Evelyn Castro) e pai de Melissa (Ramille), é infantil, inconsequente e tem uma capacidade de se envolver em roubadas que é diretamente proporcional a seu carisma e jogo de cintura, que quase sempre o ajudam a se safar dos problemas que cria. É dono uma cultura enciclopédica do Carnaval e anda 24 horas por dia como um bamba do samba. Tem uma relação conflituosa com a irmã, a quem teme ao mesmo tempo ama profundamente. Morre de medo de manchar a memória de Geraldo, seu falecido pai. Foi e ainda é mimado pela mãe Ponza (Dhu Moraes). 
 
Dona Ponza (Dhu Moraes) - Viúva de Geraldo Ponza, mãe de Eraldo (Luis Miranda) e Olímpia (Vilma Melo). É uma mulher firme e afrontosa, mas que amolece quando o assunto o seu caçula. Protege e defende tudo o que vem dele, inclusive sua neta Melissa (Ramille), que acredita ser a esperança de ascensão da família. Dona Ponza não dedica o mesmo carinho à filha Olímpia. Vive passeando com sua motinho elétrica pelos corredores do Encantado’s, embora não precise dela para se locomover. É cortejada por Madurão (Tony Ramos), bicheiro do bairro, com quem viverá um inesperado affair, ameaçando o futuro tanto do mercado quanto da escola de samba.
 
Maria Augusta Ponza (Evelyn Castro) - Esposa de Eraldo (Luis Miranda), que a exibe como um troféu, é uma mulher exuberante e superficial, que busca atingir o “Everest” da evolução pessoal e tornar-se coach de qualidade de vida e autodescobrimento. Vive alheia à rotina do supermercado e não sai das redes sociais, nas quais sonha conquistar alguma relevância. É uma grande incentivadora de Eraldo, principalmente de seus planos mais megalomaníacos, e costuma colocar gasolina em seus incêndios.
 
Melissa Ponza (Ramille) - Filha de Eraldo (Luis Miranda) e Maria Augusta (Evelyn Castro). É uma legítima representante da Geração Z. Autocentrada, é maldosinha e odeia trabalhar. Pressionada pelos pais a assumir uma função nos negócios da família, pensou que se tornaria uma chefe, mas, por decisão da tia Olímpia (Vilma Melo), teve que se contentar em estagiar como “Posso Ajudar?”. Morre de vergonha alheia da mãe e, quando quer alguma coisa, usa todo seu poder de persuasão com seu pai, que a mima. No ambiente de trabalho, a única coisa que a interessa é Pedro (Dhonata Augusto), o açougueiro que “pega” nas horas vagas.
 
Madurão (Tony Ramos) - É o bicheiro e o maior empreendedor do bairro, dono de vários comércios na região, entre eles a fábrica de gelo GelOba. Um dos seus grandes desejos é comprar o terreno do Encantado’s para construir um cassino clandestino, mas Olímpia (Vilma Melo) não quer vê-lo nem pintado de ouro. Eraldo (Luis Miranda), por sua vez, o teme como uma criança e invariavelmente cede a seus caprichos e pressões. Madurão seduzirá Dona Ponza (Dhu Moraes) e será a maior ameaça à continuidade do negócio dos protagonistas. 
 
Ana Shaula (Luellem de Castro) - Caixa do supermercado, é mal-humorada e sarcástica. Reclama de tudo o tempo todo, só vê defeitos nas coisas. Sente um prazer especial em compartilhar seu baixo astral com as pessoas felizes, especialmente com Pandora. Ocupa o posto de porta-bandeira da Joia do Encantado porque o Carnaval é uma das suas poucas paixões. 

 Pandora (Dandara Mariana) - É do tipo tagarela e animada. Chega ao Encantado’s à procura de um emprego e, apesar dos perrengues e do pequeno salário de caixa, encontra ali o seu lugar. Divide seu tempo entre o trabalho, a faculdade e a igreja. É noiva, há sete anos, de Nelsinho (Caito Mainier), um evidente atraso de vida. Cria uma conexão imediata com FlashBlack (Digão Ribeiro) e mal sabe que ele está perdidamente apaixonado por ela. Na Joia do Encantado, Pandora vê despertar a sua paixão pelo Carnaval e é lá que conquistará uma posição como ritmista. 
 
FlashBlack (Digão Ribeiro) - Foi criado por Tia Ambrosia (Neusa Borges), sua avó, que o trata com zelo exagerado. Sonha em ser cineasta, mas o mais perto que chegou disso foi se tornar monitor de câmera de segurança. Enxerga as imagens cotidianas do supermercado com o olhar da sétima arte: faz curtas-metragens com takes de corredores, closes de produtos, ângulos de clientes e afins. O samba é sua outra paixão e, na Joia do Encantado, ele é o mestre de bateria. Mergulhado num mundo de fantasia, FlashBlack se mantém virgem até hoje. Vê nascer uma paixão à primeira vista por Pandora (Dandara Mariana), que logo se torna sua musa inspiradora.
 
Leozinho (Augusto Madeira) - Vive para cima e para baixo no Encantado’s, mas não trabalha lá. Sua real função é ser o puxa-saco oficial de Eraldo (Luís Miranda). Reproduz os mesmos discursos, usa acessórios parecidos, é devoto dos mesmos santos e embarca nos mesmos sonhos e delírios de seu presidente, por quem tem profunda admiração. Sua pedra no sapato é Maria Augusta, com quem disputa a atenção de Eraldo. Na Joia do Encantado, Leozinho cresce e brilha como o puxador oficial da agremiação.
 
Pedro (Dhonata Augusto) - Açougueiro do Encantado’s. Galã, solar e bem-humorado, é um mulherengo convicto. Não é do tipo cafajeste. Vê-se como um homem movido pela paixão que se entrega inteiramente a cada relação, mesmo que elas sejam muitas e passageiras. No supermercado, paquera clientes, faz cantadas ruins e geralmente consegue conquistar as mulheres. A única mulher de quem foge é Melissa (Ramille), por ser filha de seu chefe. Nem sempre ele resiste e acabam se encontrando às escondidas no depósito. No samba, Pedro é o mestre-sala.
 
Crystal (Ludmillah Anjos) - No supermercado, trabalha como estoquista, cargo que é, por vezes, abalado por sua compulsão por organização. Crystal se orgulha do posto de rainha de bateria da Joia, conquistado com muito carisma e samba no pé, o que desperta o recalque de Maria Augusta (Evelyn Castro). É uma mulher livre e segura de si, segurança essa que ela tenta passar para Olímpia (Vilma Melo), de quem é funcionária leal e conselheira sentimental. Sem compromisso, tem um lance com Pedro (Dhonata Augusto).
 
Tia Ambrosia (Neusa Borges) - É a componente mais velha da comunidade e a mais antiga funcionária do Encantado's. Uma entidade no bairro e respeitada no supermercado, onde trabalha como fiscal de caixa. Reverenciada na Joia do Encantado, onde integra a ala das baianas, Tia Ambrosia se destaca com o seu carisma, vivacidade e bom humor. Receptora e fornecedora das maiores e mais interessantes fofocas do bairro, ela está sempre disposta a compartilhar tudo o que sabe. É mãe de santo e rezadeira da região, tida como sábia, uma voz a ser ouvida. É também a avó orgulhosa e zelosa de FlashBlack (Digão Ribeiro), que apesar de já adulto, é tratado por ela como um bebê. 
 
Celso Tadeu (João Côrtes) - Locutor-patinador do Encantado’s. Na vida pessoal e no relacionamento com os colegas, é divertido e irreverente. De microfone em punho, porém, anunciando os produtos, fala com aquela voz empostada, de locutor de subúrbio, bem diferente do seu timbre habitual. Tem um humor ácido e forma com Ana Shaula (Luellem de Castro) uma dupla imbatível. Sonha em ser ator de musicais e é, atualmente, o coreógrafo da Joia do Encantado, que acredita ser o primeiro grande passo para a sua carreira na Broadway.
 
Ceroto (Leandro Ramos) - É o braço direito de Madurão. Malandro raiz. Age como um soldado leal e está sempre disposto a colocar em prática os planos ambiciosos e nada honestos de seu chefe. Acredita ser o seu sucessor natural. Ceroto tem uma rixa com Leozinho (Augusto Madeira), o soldado leal de Eraldo, e sempre que estão frente a frente dão um jeito de se provocar. É doido por Crystal (Ludmillah Anjos) e, vez ou outra, dá umas investidas nela, mas a estoquista não dá bola para ele. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato