Globoplay estreia "Belchior - Apenas um Coração Selvagem"

Divulgação 

O mês de abril encerra com novidade no Globoplay. A plataforma de streaming da Globo recebe, neste domingo (30), o documentário inédito "Belchior - Apenas um Coração Selvagem", que celebra a obra de Belchior, cantor, compositor e poeta nordestino, eternizado nas vozes de outros grandes artistas de sua geração, como Elis Regina e Erasmo Carlos. O filme, lançado no dia em que se completa seis anos desde a sua partida, é uma homenagem que traz um autorretrato em que são revisitadas imagens de um rico e variado acervo com registros de entrevistas do artista concedidas à imprensa, ao longo de sua carreira, e de algumas de suas principais apresentações em shows, clipes e festivais de música.

Belchior, que nasceu na cidade de Sobral, no Ceará,  fala sobre sua origem, as dificuldades do povo nordestino e sua formação musical. O documentário também retrata as principais influências no seu trabalho, que iam desde as canções do rei do Baião Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro e do movimento da Tropicália até a banda de rock britânica Beatles. Algumas passagens contam curiosidades sobre sua música, sua arte e sua maneira peculiar de enxergar a vida e o seu trabalho. “O grande prêmio que eu tenho recebido, ao longo da minha carreira, é a possibilidade de fazer uma arte como eu acho que deve ser feita. Esse é, na verdade, o maior prêmio: o coroamento de todo o vigor e espírito de juventude que um artista possa ter", declara Belchior em uma de suas entrevistas. No filme, o cantor fala ainda da nova linguagem e do papel de resistência da música de sua época. “Toda a música da minha geração foi transformadora, de resistência, com uma nova linguagem, que, nos limites da arte, tentou apresentar uma face nova para o Brasil”, destaca o artista em mais um dos arquivos recuperados para o projeto.

 "A ideia do documentário surgiu essencialmente de uma paixão minha e da Natália pela obra de Belchior e pela construção de suas letras, de uma maneira muito artesanal. Mergulhamos nesse processo desde 2016, quando o cantor ainda estava vivo, e tínhamos o desejo de encontrar com ele. A ideia era chegar até o artista mostrando que existiam muitas pessoas que reconheciam essa genialidade de sua obra. Quando Belchior faleceu, em 2017, a gente tomou um grande baque. O projeto e as pesquisas já tinham iniciado e a gente sentiu uma responsabilidade ainda maior. Precisávamos mais ainda contar aquela história para o público", destaca Camilo Cavalcanti, produtor e codiretor do filme ao lado de Natália Dias.

O documentário é, segundo seus criadores, uma grande oportunidade para aqueles que conheciam pouco sobre a verdadeira essência de Belchior. “O público pode esperar descobrir Belchior. Esse é um filme em primeira pessoa onde ele conta sua história e onde a gente se depara com uma genialidade, uma crueza de como ele lidava com a sua própria carreira, com os questionamentos que ele recebia, com a relação com o público, com a imprensa, com o sucesso, com as decisões que ele tomava. Acredito que antes de qualquer coisa foi uma oportunidade de a gente reapresentá-lo para um público que não conhecia ainda a genialidade do artista e tinha conhecimento apenas de algumas de suas canções”, pontua Camilo. "Ao mesmo tempo em que essa obra é sobre o Belchior, ela também conecta muito intimamente com as pessoas de um modo geral, porque traz um artista inquieto que questiona suas angústias, alegrias, percalços, refletindo também sentimentos inerentes à natureza humana, tudo isso através de sua história e poesia", complementa a diretora Natália Dias.

A produção conta ainda com a participação especial do ator Silvero Pereira, que recita algumas das principais obras de Belchior. “Foi uma honra imensa fazer parte desse projeto. Venho estudando Belchior há alguns anos e essa experiência de recitar as canções foi bem interessante para minha percepção das letras para além do cantar. Conheço a obra dele desde pequeno, ouvia através de meu pai por LP. Sempre fui fã do artista por ser um grande compositor e meu conterrâneo. Me identifico com muitas de suas canções porque acho seu trabalho atemporal no sentido político, afetivo e artístico”, declara Silvero.

O documentário "Belchior - Apenas um Coração Selvagem", que já passou por festivais no Brasil e no exterior (como o Festival É Tudo Verdade, o Festival do Rio, IN-EDIT Brasil, Mostra Ouro Preto de Cinema, Inffinito Brazilian Film Festival - Miami, 17º FestAruanda, XVI NOVOCINE - Madrid, Festival du Cinéma Brésilien de Paris e FESTin Lisboa, onde recebeu Menção Honrosa do Júri), estará disponível como longa-metragem de 90 minutos de duração no Globoplay, a partir deste domingo (30). A obra tem roteiro de Camilo Cavalcanti, Natália Dias e Paulo Henrique Fontenelle, que também assina a montagem, direção de Natália Dias e Camilo Cavalcanti e foi produzida pela Clariô Filmes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato