'Memórias Negras': nova série do 'SP2' relembra a presença negra na história de São Paulo

Divulgação Globo

Histórias que os livros não contam. Memórias que não podem ser apagadas. A série 'Memórias Negras', que vai ao ar no 'SP2' a partir deste sábado, dia 8, traz histórias da população negra que habitou determinados territórios da capital paulista nos séculos XIII e XIX. Conduzida pela repórter Gabriela Dias e exibida sempre aos sábados, a série percorre bairros como Liberdade, Bixiga e a região central da cidade, onde negros escravizados e alforriados viveram por mais de 200 anos. ''Faremos um giro por esses locais para contar que memórias negras são essas, o que representa essas memórias em cada local hoje em dia e o que pode ser feito daqui para frente para preservar a presença negra nesses espaços'', conta Gabriela.   
 
Na primeira reportagem, a equipe vai ao bairro da Liberdade que, antes de ser reconhecida como um reduto dos orientais, era ocupado por negros. Dessa época, resta apenas a Capela dos Aflitos na região, tombada pelo Patrimônio Histórico e conhecida por receber devotos de Chaguinhas, soldado negro que foi morto por reivindicar salários atrasados. "É o símbolo de uma resistência que veio de ancestrais nossos que edificaram essa capela para poder trazer aos seus um rito de morte. E ela também resiste porque outros grupos de movimentos negros conseguiram manter essa capela até os dias de hoje", explica o pesquisador Wesley Vieira, um dos entrevistados. Essas memórias – que foram quase perdidas – serão preservadas em um Memorial, que será construído junto à capela.
 
O Bixiga, bairro que abrigou um dos primeiros quilombos da cidade, o Quilombo do Saracura, conhecido como “pequena África”, é o cenário do segundo episódio. A escola de samba Vai-Vai nasceu dos descendentes desse quilombo. O progresso quase apagou essas memórias. O terreno que foi sede da Vai-Vai por mais de 50 anos vai dar lugar a uma estação do metrô. Durante a escavação para a construção da Linha 6-Laranja foi descoberto um sítio arqueológico. Objetos como louças, couro e até ossos de animais foram encontrados, o que reacendeu a questão da preservação das memórias do Quilombo do Saracura. "A gente quer um museu no território. Consideramos que a estação deve se chamar estação Quilombo-Saracura-Vai-Vai. Precisa ser um memorial à história negra e à memória negra no Bixiga", diz Luciana Araújo, integrante do Movimento Negro Unificado.
 
A terceira reportagem conta a história da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, primeira Irmandade negra do estado de São Paulo, erguida no século XIII por escravos e abolicionistas no antigo Largo do Rosário. No início do século XX, a igreja foi demolida e construída em outro lugar. A antiga Praça do Rosário se transformou na Praça Antônio Prado, e, no lugar da igreja, foi construído o primeiro edifício de escritórios de São Paulo. A Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi então erguida no terreno do Largo do Paissandu, onde está até hoje. A Irmandade vive na arquitetura, nos altares, na liturgia de rito católico com influência africana como um símbolo de sincretismo religioso e de resistência. "Eu acho que essa igreja permanece pela resistência e a continuidade das gerações”, diz o padre Luiz Fernando de Oliveira. 
 
O último episódio aponta para o futuro, mostrando como o legado do povo negro deve ser defendido, mantido e valorizado para as próximas gerações. Entre os exemplos, a importância da educação antirracista nas escolas e outras iniciativas para a difusão da cultura afro-brasileira e resgate da ancestralidade, como o empreendedorismo negro. Criadora da Casa Preta Hub (CASA), polo de criatividade, desenvolvimento e fomento para acelerar empreendedorismo negro, Adriana Barbosa destaca o seu objetivo com a idealização. "Eu gostaria que a população negra pudesse ser vista e percebida não só do ponto de vista braçal, mas do ponto de vista intelectual. Então, é esse lugar que eu sinto falta e que a CASA tenta estimular, para que mais pessoas pretas possam contar as suas histórias em diferentes áreas", diz Adriana.

A série ‘Memórias Negras’ vai ao ar no ‘SP2’, na TV Globo, todos os sábados durante o mês de abril, a partir do dia 8. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato