Canal Brasil exibe mostra em homenagem aos 95 anos de Luiz Carlos Barreto

Luiz Carlos Barreto em "Barretão, o Filme"
Divulgação

O Canal Brasil preparou uma homenagem especial ao diretor, produtor e fotógrafo Luiz Carlos Barreto, que completa 95 anos no dia 20 de maio. A partir desta sexta, dia 19, até segunda-feira, dia 29, sempre às 23h30, serão exibidos oito filmes que marcaram a vida e a obra de Barreto: "Barretão, o Filme", "João, O Maestro", "Bossa Nova", "O Que É Isso, Companheiro?", "O Quatrilho", "Bye Bye Brasil", "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Terra em Transe".

Barretão, como é conhecido, é um dos maiores produtores cinematográficos do Brasil e começou no cinema em 1961, como coautor de "Assalto ao Trem Pagador", de Roberto Farias. De lá pra cá já foram mais de setenta filmes, entre curtas e longa-metragens. Junto com a sua esposa, Lucy Barreto, recebeu o Troféu Oscarito, prêmio mais importante do Festival de Cinema de Gramado, no ano de 1999.

O primeiro filme da mostra é "Barretão, o Filme", produzido por André Saddy e dirigido por Marcelo Santiago, que também assina o roteiro junto com o jornalista Geneton Moraes Neto (1956-2016). Narrado em primeira pessoa e com direção de fotografia de Walter Carvalho, o documentário revela a trajetória artística e política do produtor, que se confunde com a história do Brasil. O longa é uma coprodução do Canal Brasil, Clariô Filmes e Globo Filmes.

No dia 20, será exibido "João, O Maestro", de Mauro Lima e produzido por Luiz Carlos Barreto, sobre a vida do maestro João Carlos Martins, considerado prodígio desde criança, que desenvolveu seus talentos e se tornou mundialmente conhecido. A comédia romântica "Bossa Nova" vai ao ar no domingo, dia 21, com produção de Barretão e direção de seu filho, Bruno Barreto. No dia seguinte, o longa "O Que É Isso, Companheiro?", também dirigido por Bruno e produzido por seu pai, traz a história verdadeira sobre o sequestro do embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, em 1969, por grupos de esquerda contrários ao regime militar brasileiro.

No dia 26, entra na grade a obra "O Quatrilho", de Fábio Barreto, saudoso filho do produtor, baseada no livro homônimo de José Clemente Pozenato. Produzido por Luiz Carlos Barreto, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1996. "Bye Bye Brasil", de Cacá Diegues, que conta a história da Caravana Rolidei, companhia de teatro independente que cruza a Amazônia até Brasília levando os espetáculos a pessoas mais humildes, também está na lista. Outra produção marcante de Barretão, o filme chega no sábado, dia 27, à programação especial.

Para fechar a mostra, serão exibidos outras duas produções de Luiz Carlos Barreto. "Dona Flor e Seus Dois Maridos", dirigido por Bruno Barreto e adaptado do livro homônimo de Jorge Amado e "Terra em Transe", de Glauber Rocha poderão ser vistos nos dias 28 e 29 de maio, respectivamente. "Dona Flor" foi, durante anos, o maior público do cinema brasileiro e “Terra em Transe” entrou na lista da Abraccine dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Barretão, O Filme (2021) (86’)
Horário: Sexta, 19/05, às 23h30
Classificação: 14 anos
Direção: Marcelo Santiago

Sinopse: Um relato sobre como futebol, cinema, fotojornalismo e a intimidade com o poder podem se reunir em uma figura protagonista da história brasileira: Luiz Carlos Barreto, mais conhecido como Barretão. 

João, O Maestro (2017) (98')
Horário: Sábado, 20/05, às 23h30
Classificação: 14 anos
Direção: Mauro Lima

Sinopse: Quando criança, João Carlos Martins foi considerado um prodígio do piano. Aos poucos, sua fama ganhou os noticiários e levou o músico brasileiro à Europa e a outros países da América do Sul. Estabelecido como pianista de sucesso, na fase adulta, sofre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. João tenta se restabelecer e, enquanto isso, apresenta-se em concertos usando uma mão só. No entanto, um segundo acidente retira os movimentos da mão esquerda, o que faz com que ele, mais uma vez, tenha que se reinventar.

Bossa Nova (2000) (95')
Horário: Domingo, 21/05, às 23h30
Classificação: 12 anos
Direção: Bruno Barreto

Sinopse: A ex-aeromoça Mary Ann Simpson mora no Rio de Janeiro desde que seu marido faleceu, dando aulas em um curso de inglês. Em seu trabalho, ela lida com vários alunos, como o craque de futebol do Flamengo e da Seleção Brasileira Acácio e o advogado Pedro Paulo, ambos apaixonados por ela. Começa, então, uma ciranda amorosa entre os personagens, agitada por diversos equívocos culturais e linguísticos.

O Que é Isso, Companheiro? (1997) (110')
Horário: Segunda, 22/05, às 23h30
Classificação: 16 anos
Direção: Bruno Barreto

Sinopse: O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda e, em uma das ações, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

O Quatrilho (1995) (121’)
Horário: Sexta, 26/05, às 23h30
Classificação: Livre
Direção: Fábio Barreto

Sinopse: Celebra-se o casamento de Ângelo e Teresa. Com o passar do tempo, porém, Teresa desencanta-se. Mássimo chega ao povoado e, quando a encontra, não consegue esconder a imediata atração que sente. Indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

Bye Bye Brasil (1976) (112’)
Horário: Sábado, 27/05, às 23h30
Classificação: 18 anos
Direção:  Cacá Diegues

Sinopse: Uma trupe de artistas ambulantes viaja pelo interior do Brasil. Um caminhão transporta a Caravana Rolidei e suas atrações: Salomé, a dançarina; Lorde Cigano, o mágico e Andorinha, o Rei dos Músculos.

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) (117’)
Horário: Domingo, 28/05, às 23h30
Classificação: 18 anos
Direção: Bruno Barreto

Sinopse: Durante o carnaval baiano, Vadinho morre e sua mulher fica inconsolável. Após um tempo, ela se casa novamente. Porém, a monotonia conjugal faz com que Dona Flor invoque a presença do falecido marido.

Terra em Transe (1967) (118’)
Horário: Segunda, 29/05, às 23h30
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: País fictício da América Latina, Eldorado é palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder. No centro dos acontecimentos, está o cínico jornalista Paulo Martins.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato