Canal Brasil presta homenagem à Rita Lee, ícone do rock nacional, com programação especial ao longo da semana

Divulgação 

Nesta segunda, 8 de maio, o Brasil perdeu Rita Lee, rainha do rock nacional e um dos maiores nomes da música e da cultura do país. Em homenagem à cantora, o Canal Brasil exibe uma programação especial que reverencia um pouco da trajetória da artista. A partir das 22h, o público poderá conferir o curta "Os Mutantes", que conta a trajetória do grupo, dirigido por Antônio Carlos da Fontoura, na faixa Curta na Tela, seguido da exibição do longa "Dias Melhores Virão", de Cacá Diegues e estrelado por Rita. 

Na quarta, dia 10, será exibido o episódio especial do programa "O Som do Vinil", sobre o disco “Fruto Proibido”, segundo disco de Rita Lee com a banda Tutti Frutti, lançado em 1975, às 22h, e às 22h25, o filme "Durval Discos", dirigido por Anna Muylaert, no qual Rita faz uma participação especial. No sábado, dia 13, às 15h30,  vai ao ar o "Cinejornal" especial Rita Lee, com a reexibição de uma entrevista com a cantora de 2001.

Conhecida por sucessos atemporais como “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Erva Venenosa”, "Doce Vampiro" e “Agora Só Falta Você”, a artista (1947-2023) é considerada uma das maiores referências do rock no Brasil. Com quase 60 anos de carreira musical, a trajetória de Rita Lee começou na formação da banda mais importante da cena do rock brasileiro, "Os Mutantes", grupo formado por ela e os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Na banda, participou de seis álbuns e, após firmar sua carreira solo, gravou mais 34 discos.

Divulgação

A artista gostaria de ser conhecida como “padroeira da liberdade”, tendo lutado sempre pela força feminina, através de suas canções e ações enquanto figura pública. Em 2001, ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001” e também recebeu mais cinco indicações ao prêmio. Em 2022, recebeu o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto de sua obra. Em 2012, ano em que lançou seu último álbum de canções inéditas, "Reza", se despediu dos palcos, "mas nunca da música", como ela mesmo afirmou. 

O último lançamento de Rita em vida foi "Rita Lee: Uma autobiografia", na qual contou sobre sua juventude, marcos de sua carreira e lutas pessoais que precisou enfrentar ao longo da vida, como a sua luta contra o alcoolismo e abuso sexual. O lançamento de "Rita Lee: Outra autobiografia", seu novo livro, está marcado para o próximo dia 22. Nele, ela relata o tratamento contra o câncer de pulmão que vinha enfrentando desde 2021.

"Os Mutantes" (1970) (7')
Horário: Terça, 09/05, às 22h
Direção: Antônio Carlos da Fontoura

"Dias Melhores Virão" (1989) (92')
Horário: Terça, 09/05, às 22h07
Direção: Cacá Diegues

"O Som do Vinil: Fruto Proibido, Rita Lee & Tutti-Frutti" (2017) (25') 
Horário: Quarta, 10/05, às 22h
Direção: Gabriela Gastal

"Durval Discos" (2002) (89')
Horário: Quarta, 10/05, às 22h25
Direção: Anna Muylaert

"Cinejornal: Rita Lee" (2023)
Horário: Sábado, 13/05, às 15h30

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato