Grupo Ric investe em jornalismo de resultados, de olho em posições de liderança

Divulgação

Uma ampla reestruturação na programação do Grupo Ric estreia na próxima segunda, dia 15 de maio, com novos produtos e tecnologias, um estúdio 360 graus dentro da redação em Curitiba, muitas contratações e novidades no elenco de âncoras e editores da RICtv Curitiba, rádio Jovem Pan News e portais na internet. O projeto “Vision” concentra ações que consolidam o processo de reposicionamento da marca, iniciado há um ano com a campanha “Vem que o futuro chama você”. Líder em audiência multiplataforma do estado, o Grupo Ric é o maior afiliado das redes Record TV e Jovem Pan no Brasil. A cada mês, fala com 6 milhões de telespectadores de TV, 4 milhões no rádio e 5 milhões no portal, além de reunir 3 milhões de inscritos nos canais do Youtube com 15 milhões de views.  

Para a campanha de lançamento, o grupo reuniu pela primeira vez em Curitiba o elenco de apresentadores que personificam a identidade Ric em todo o Paraná. Ao recebê-los para a sessão de fotos e vídeos, o presidente do grupo, Leonardo Petrelli, destacou que as mudanças são resultado de um processo constante de inquietação e de inovação, marcas da empresa fundada há 36 anos.  “Estamos em transformação constante. Nossa meta é ser um grupo de comunicação imprescindível para quem quer conversar e saber do Paraná. Buscamos sempre relevância na entrega de resultados para o público e para o mercado.”

Grands por Bessa

Entre as contratações está a do jornalista Reinaldo Bessa, referência em cobertura de comportamento e negócios, que assume a plataforma de notícias Grands, um produto pioneiro de informação e network no Paraná. Bessa estará na RICtv, na rádio Jovem Pan News, no site de notícias e também nas redes sociais do grupo.

“O projeto Vision traz a visão de futuro do Grupo Ric. Estamos preparando as nossas marcas editoriais para performarem ainda mais. Temos um forte desafio de audiência em todas as plataformas e trabalhamos duro para nos mantermos na vanguarda do mercado de comunicação regional. Em muitos produtos figuramos como vice-líderes de audiência e estamos em busca da liderança, seja em alcance, share ou audiência consolidada, não importando a plataforma”, disse Marcus Yabe, diretor corporativo de produto, conteúdo e convergência.

Nomes de peso e jornalismo de resultados

Uma nova linha de conteúdo jornalístico com a marca própria RIC Notícias entra no ar em 15 de maio. Para abrir mais espaço ao jornalismo, um novo estúdio está sendo construído integrado à  redação do grupo em Curitiba, onde trabalham os jornalistas que produzem conteúdo para todas as plataformas do grupo.

A produção ganha reforços importantes para acelerar o projeto “Jornalismo de Resultados”. Metas e métricas estão sendo construídas pelos jornalistas para evidenciar o compromisso com reportagens, coberturas especiais, entrevistas e análises que contribuam para melhorar a vida dos paranaenses. Novos apresentadores, cenários, tecnologias e sites fazem parte do conjunto de programas que vão entrar no ar: o RIC Notícias Live, o RIC Notícias Grandes Entrevistas e o RIC Notícias Newsletter. Eles se somam a produtos já consolidados como o RIC Notícias Dia e o RIC Notícias Noite. 

Um novo site popular, o PRjá está sendo construído, e o portal RIC Mais reestreia com a marca RIC.com.br, para tratar também de grandes temas e aprofundar análises. Está sendo finalizado o site do RIC Notícias 24 horas, que já atualiza o noticiário em tempo real pelas redes sociais. 

Acompanhe outras novidades que o Grupo Ric estreia no dia 15:

RIC NOTÍCIAS DIA das 6h30 às 8h40

Eduardo Scola será um dos novos apresentadores do RIC Notícias Dia. Scola também acumulará a função de editor-chefe. Ele vai dividir a bancada com a  jornalista catarinense Ana Vaz, ex-integrante do quadro de repórteres da RPCTV, afiliada da Globo no Paraná. Marcos Nakamura passará a ocupar a função de editor-executivo. 

BALANÇO GERAL das 11h50 às 13h50.

O time do Balanço Geral recebe o reforço do jornalista Rudnei Vieira. Ele será o embaixador da comunidade e dos bairros junto ao Balanço Geral Curitiba. Jasson Goulart continuará liderando o programa e contando com a comentarista de segurança pública Márcia Marcondes. Rubens Burigo segue como editor-chefe. 

O Balanço Geral ganha um investimento importante em novas tecnologias de previsão de tempo e câmeras estrategicamente posicionadas pela cidade de Curitiba. 

RIC NOTÍCIAS LIVE das 13h50 às 15h20. 

Manuella Niclewicz será apresentadora e editora-chefe da nova revista diária. Ela dividirá a apresentação com um novo âncora que será anunciado nos próximos dias. O RIC Notícias Live será uma nova incursão do jornalismo em programa com uma linha editorial sem limitações geográficas, mas com grande apreço pela análise e opinião, incluindo notícias leves e aposta em estilo de vida. Para isso, o time ganhará nomes de peso como Vitor Bourguignon em Gastronomia e Julinho Casares em Pets. Nas próximas semanas, novos colunistas se juntarão ao time. 

CIDADE ALERTA CURITIBA das 18h00 às 19h20. 

Liderado pelo sucesso de audiência Paulo Gomes, a temporada 2023 do produto ganhará novos quadros e uma revisão completa de sua linha editorial. Um novo pacote gráfico trará ainda mais dinamismo ao programa, além de episódios inéditos do quadro Defesa do Consumidor. 

RIC NOTÍCIAS NOITE das 19h20 às 19h55.

Camila Andrade será a nova âncora e editora-chefe do noticiário, dividindo a apresentação com Lucas Henning, ex-apresentador da RPC Guarapuava e jornalista da RICtv Oeste. A edição Noite ganhará reforço de talentos. Além de contar com Marc Sousa, comentarista de política do Grupo Ric, o time recebe Juliano Pedroso, comentarista de economia, Beto Cesar, comentarista de negócios, e Reinaldo Bessa, colunista social. Camila e Lucas ainda contarão com a participação de Vagner Krazt diretamente do Oeste paranaense e de Vinícius Buganza, de Londrina. Edilson Romanini será o novo editor-executivo do programa. 

Novas soluções multiplataforma
  • A TOPVIEW lançou a nova solução multiplataforma Morar TOPVIEW, com apoio da Confraria Imobiliária e do empresário do setor Carlos Eduardo Canto. 
  • Eduardo Scola e Marc Sousa assinarão o RIC Notícias Newsletter, que levará ao assinantes duas versões diárias da melhor seleção de notícias e análises para quem quer começar o dia bem informado e terminá-lo com a análise precisa. 
  • O RIC Notícias Live estará também nas rádios Jovem Pan News Curitiba, Maringá e Londrina. Manuella Niclewicz e seu parceiro de bancada entrarão ao vivo na rádio das 15h às 16h. Com isso, o programa que começa às 13h50 na TV e nas redes sociais, terá continuidade na rádio e nas redes sociais até às 16 horas. 
  • O Grupo ainda lançará o novo portal ric.com.br, que substituirá o RIC Mais, e apresentará os novos sites das marcas editoriais RIC Notícias 24 horas, RIC Rural, RICtv, RIC Podcasts, Rádios Jovem Pan - Grupo Ric e também o novo site de notícias populares PRjá. 
  • No dia 1º de junho, a rádio Folha FM de Londrina se tornará a mais nova afiliada da Jovem Pan FM no Paraná, com a marca Jovem Pan Folha FM 102.1. As marcas de maior sucesso da Folha FM continuarão fazendo parte da Jovem Pan. Empoeiradas e Manda aí estarão presentes na rádio número 1 do Brasil. 
  • Com o lançamento do RIC Notícias Live, o quadro Hora da Venenosa do Balanço Geral será descontinuado. A apresentadora Cecília Comel será a nova apresentadora do reality show Domando o Fogo, que será lançado no segundo trimestre. Colemar Junior segue compondo a bancada do sucesso de audiência Boa da Pan na Jovem Pan Curitiba.