''O grafite significa atitude, ele não é estético para combinar com o sofá'', NeneSurreal é destaque no Trace Trends desta semana

Reprodução

No Trace Trends desta semana, a apresentadora Xan Ravelli, analisa a cultura dos grafites e do pixo, que já fazem parte da paisagem das cidades. Com participações de NeneSurreal, Negritoo e Auá Mendes, o EP será transmitido em novo horário, na madrugada de sábado para domingo (27), às 00:30, no Multishow, e depois fica disponível na plataforma de streaming da Globoplay.

Com forte ligação com o movimento hip hop e com populações periféricas, que disputam espaço e atenção para discutir problemas estruturais das metrópoles, a arte urbana ganha as galerias do mundo todo e, ao mesmo tempo, os artistas seguem sujeitos à criminalização. Há mais de 20 anos no ramo visual, o artista Negritoo destaca o significado do grafite. “A arte urbana é o movimento mais democrático que existe. Isso porque você pode ter a obra de vários artistas em um muro, não sendo preciso pagar para ver. Além disso, todas as pessoas têm acesso, independente de classe social ou gênero”, afirma.

Utilizando suas obras como ferramenta de fala e política, do corpo marginalizado indígena, travesti e preto, a artística indigêna Auá Mendes, declara: “O poder do grafite é sobre demarcar espaços. Nós, pessoas racializadas, indígenas e LGBTQIAP+, sempre somos jogados à margem. Ao aumentar essa demarcação de território, nos transformamos em agentes de espaços não ocupados”.

Pioneira do grafite e do pixo desde 1990, NeneSurreal reflete sobre a relação com as pixações. “O grafite significa atitude, ele não é estético para combinar com o sofá. O pixo faz parte do movimento preto que aguça as pessoas a conhecerem outros territórios. Como, por exemplo, sair da periferia e chegar até o centro”, declara.

O episódio conta ainda com a presença da produtora cultura Vera Nunes; do artista visual Negro M.I.A; do grafiteiro Aíra o Crespo, do produtor cultural Pedro Rajão Cazé e do artista visual Pedro Cazé, do projeto e série documental “Negro Muro” no GNT.

Com apresentação de Alberto Pereira Jr, Xan Ravelli, Ad Júnior e João Luiz Pedrosa, o Trace Trends tem, a cada semana, um episódio inédito exibido no Multishow na madrugada de sábado para domingo, ás 00:30, com reprise aos domingo, 9h30, segundas, às 11h, quartas, às 5h30, e sábados, às 9h, e disponibilizado na Globoplay

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato