TV Cultura transmite 500 Milhas de Indianápolis neste domingo (28)

Divulgação/Matt Fraver

Neste domingo (28/5), a Cultura transmite o maior espetáculo do automobilismo mundial: as 500 Milhas de Indianápolis. A partir das 13h, o público confere a etapa mais esperada da Fórmula Indy, com narração de Geferson Kern e comentários de Fabio Seixas e Bia Figueiredo, direto de Indianápolis.
 
Disputada desde 1911, a mais tradicional corrida do mundo chega à sua 107ª edição. A prova é tão importante que o treino de classificação é realizado uma semana antes e os pilotos testam durante todo mês de maio. No último sábado (20), o caminho de definição do grid de largada teve início com o treino classificatório entre a 13° e 33° colocações, seguido do Pole Day no domingo (21/5) - que teve o Fast Six transmitido pela Cultura.
 
A disputa entre os seis mais rápidos, em busca da melhor posição no grid de largada, resultou na pole mais rápida da história da modalidade, com o espanhol Aléx Palou, pela Chip Ganassi. Para completar as duas primeiras filas da largada estão Rinus VeeKay, da Carpenter; Felix Rosenqvist, da McLaren; Santino Ferrucci, pela AJ Foyt; Pato O’Ward, da McLaren; e Scott Dixon, pela Chip Ganassi.
 
E o Brasil busca a nona vitória nas 500 Milhas, que já foi vencida por Hélio Castroneves (2001, 2002, 2009 e 2021), Émerson Fittipaldi (1989 e 1993), Gil de Ferran (2003) e Tony Kanaan (2013). Neste ano, o país será representado na pista por Helio Castroneves, pela Meyer Shank, e Tony Kanaan, na McLaren, que anunciou que está será a última largada da carreira na Fórmula Indy. Tony e Castroneves largam em nono e 20º, respectivamente.
 
Tradições de Indianápolis

As 500 Milhas podem ser consideradas o maior evento esportivo do mundo em concentração de público em um só dia. Na data da corrida, 350 mil pessoas se concentram no autódromo Indianapolis Motor Speedway - para assistir à prova e participar dos festejos. Além de movimentar toda a cidade com eventos paralelos. 
 
E a etapa possui a maior premiação do automobilismo ao vencedor. Por conta disso, e da tradição da prova, pilotos e equipem preferem faturar a Indy 500 do que conquistar o próprio campeonato da Fórmula Indy, nascido como uma extensão da corrida.

A prova acontece sempre no último domingo do mês de maio e a linha de chegada é formada por tijolos, que eram o pavimento original da pista, antes do asfaltamento. O vencedor não bebe champanhe, e sim leite. Esta é uma tradição iniciada em 1936 e conta com o apoio da associação local de produtores de leite e passa a fazer parte do troféu ao ter seu rosto esculpido na base.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato