TV Cultura estreia a segunda temporada de "Asas e Histórias" neste sábado

Foto Cláudio Lucchesi

Estreia na TV Cultura a nova temporada de Asas e Histórias, série que mostra a história da aviação do ponto de vista cultural e tecnológico. O programa, que terá o dobro de duração nesta nova fase, após pedidos do público, será exibido aos sábados, às 10h45, com reapresentação aos domingos, às 11h, a partir do dia 10 de fevereiro.

Com 26 episódios de dez minutos cada, Asas e Histórias trará a cada edição uma aeronave ou helicóptero de grande relevância, seja por questões históricas ou tecnológicas, ou ambas. “O objetivo do programa é aproximar as pessoas de Aviação, com sua história, que vem impactando a humanidade das mais diversas formas, desde o voo pioneiro do 14-Bis do brasileiro Alberto Santos Dumont”, explica o jornalista de aviação e apresentador do programa, Claudio Lucchesi.

O apresentador ainda acrescenta: “E mostrar, inclusive, que a Aviação está nas nossas vidas mesmo sem irmos a um aeroporto. Ela está até nas nossas cozinhas, no forno de micro-ondas, cuja tecnologia tem raízes numa questão militar da aviação na 2ª Guerra Mundial. Ou na compra que fazemos pela internet, e que chega em uma semana, vindo de outro país, graças ao transporte aéreo”.

Episódio de estreia

No primeiro episódio, neste sábado (10/2), a série traz o jato de ataque AMX, fabricado pela Embraer, uma empresa nacional, e utilizado pela Força Aérea Brasileira. O seu projeto teve origem na Itália, com a Aermacchi e Aeritalia, às quais se uniu à Embraer, e trouxe para a fabricante brasileira e para a nossa aviação um mundo de tecnologias então inéditas, indo desde uma eletrônica de bordo totalmente integrada até controles de voo digitais, da pilotagem, assistidos por computador.

A importância do AMX foi enorme, porque a Embraer não só participou do desenvolvimento, e assim agregou essas tecnologias avançadas, como o próprio avião foi fabricado no Brasil, permitindo que também se “aprendesse” a produzir em série um avião tão avançado. Um conhecimento que floresceu e é a raiz da tecnologia de última geração presente nas atuais aeronaves da Embraer – que fazem da empresa brasileira a terceira maior fabricante de aviões do mundo.

No segundo episódio, que vai ao ar em 17 de fevereiro, o público conhece o caça britânico Bae Harrier – um avião de combate a jato criado em plena Guerra Fria e que é capaz de decolar e pousar como um helicóptero, e assim pode operar mesmo sem a pista de um aeroporto ou base aérea.

Utilizado por diversos países, além do Reino Unido, como os Estados Unidos, Itália, Espanha e Índia, o Harrier ganhou as manchetes do mundo durante a Guerra das Malvinas, em 1982, quando foi o principal avião de combate das forças britânicas enviadas para retomar as ilhas, invadidas e tomadas pelo Governo militar argentino.

Foto Cláudio Lucchesi

E tem mais...

Ao longo dos outros 24 episódios, o público vai conhecer os jatos civis que revolucionaram o transporte de passageiros no Brasil e no resto do mundo; os jatos executivos, helicópteros capazes de operar desde o Ártico até o Deserto do Saara; e diversas outras aeronaves que marcaram os céus do mundo!

Confira parte da programação:

Episódio 1 – 10/2
Embraer AMX (A-1)

Episódio 2 – 17/2
BAe Harrier

Episódio 3 – 24/2
Tupolev Tu-22M3 “Backfire”

Episódio 4 – 2/3
Embraer Phenom 300

Episódio 5 – 9/3
DHC-5 Buffalo

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato