Canal Brasil exibe mostra Cinema Atrás das Grades com clássicos longas-metragens brasileiros

"Nazinha, Olhai por Nós". Foto: Divulgação

O Canal Brasil vai exibir na próxima terça, dia 11 de junho, um compilado de filmes que se passam em presídios. A mostra Cinema Atrás das Grades será composta por nove títulos clássicos do cinema brasileiro com essa temática, que entram na programação em formato de maratona, a partir das 13h30.

Os filmes escolhidos são o documentário "Nazinha, Olhai por Nós", de Belisario Franca, que retrata a ansiedade de quatro detentos pelo direito da saída temporária para acompanharem as festividades pelo dia de Nossa Senhora de Nazaré; "Flores do Cárcere", dirigido por Paulo Caldas e Bárbara Cunha, que documenta o retorno de seis ex-presidiárias ao espaço onde 12 anos antes elas estavam presas; o longa "A Gente" mostra o diretor Aly Muritiba em sua visita à Equipe Alfa, responsável pela guarda de cerca de mil criminosos numa penitenciária brasileira. Muritiba trabalhou por sete anos no local antes de estudar cinema. No longa, o diretor documenta a rotina dos atuais integrantes da equipe.

Às 17h45 vai ao ar o "O Prisioneiro da Grade de Ferro", de Paulo Sacramento, inspirado no livro homônimo de Percival de Souza, que retrata a realidade nas prisões do Brasil; seguido por "Encarcerados", que tem direção de Pedro Bial, Fernando Grostein Andrade e Claudia Calabi e mostra, através da visão de funcionários, o dia a dia de oito detenções em São Paulo; o clássico "Carandiru", de Hector Babenco, será exibido às 21h05. O longa é inspirado no livro “Estação Carandiru”, escrito por Dráuzio Varella, que conta com detalhes o trabalho do médico na prevenção à AIDS realizado na Casa de Detenção de São Paulo.

O clássico "Tropa de Elite 2", de José Padilha, mostra a continuação da saga de Capitão Nascimento após ser afastado do Bope; "Memórias do Cárcere", dirigido e roteirizado por Nelson Pereira dos Santos e baseado no livro do Graciliano Ramos, retrata a agonia de Ramos após ser preso injustamente e se ver obrigado a conviver com ladrões e assassinos. Para fechar a maratona, o filme "Desvio", de Arthur Lins, traz a história de Pedro, que consegue liberação para passar o Dia das Mães fora da cadeia após vários anos preso.

Cinema Atrás das Grades
Horário: Terça, 11/06, a partir de 13h30

13h30 - Nazinha, Olhai por Nós (2020) (88'), de Belisario Franca
15h - Flores do Cárcere (2019) (72'), de Paulo Caldas e Bárbara Cunha
16h15 - A Gente (2017) (91’), de Aly Muritiba
17h45 - O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003) (124'), de Paulo Sacramento
19h50 - Encarcerados (2021) (74’), de Pedro Bial, Fernando Grostein Andrade e Claudia Calabi
21h05 - Carandiru (2003) (146'), de Hector Babenco
23h30 - Tropa de Elite 2 (2010) (112'), de José Padilha
1h25 - Memórias do Cárcere (1984) (188’), de Nelson Pereira dos Santos
4h35 – Desvio (2019) (92’), de Arthur Lins

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato