Raphael Logam comenta a transformação de Jesus Pedra, seu personagem na série 'O Jogo que Mudou a História'

Foto: César Diógenes  

Raphael Logam em dose dupla. No ar em 'Família É Tudo' como Hans, o ator carioca também pode ser visto como Jesus Pedra em ‘O Jogo que Mudou a História’, série Original Globoplay inspirada em facções reais, que proporciona uma imersão completa ao público ao voltar aos anos 1970 e 1980 para contar como tudo começou. Nos quatro primeiros episódios, já deu para perceber o quanto a trama é envolvida por intensidade, tensão e emoção, transformando a vida de cada personagem. Entre eles, o carcereiro iniciante interpretado por Logam, impactado com a rotina caótica do presídio de Ilha Grande desde seu primeiro dia no novo emprego. Pedra só não imagina que tem mais desafios por vir, com uma novidade que será anunciada por sua companheira, Lucimara (Juliane Araújo), nos dois capítulos inéditos disponíveis a partir desta quinta, dia 27 de junho, na plataforma.
 
“Jesus Pedra é um cara jovem, que está entrando para faculdade para fazer engenharia civil. Ele faz parte dessa realidade social que conhecemos, e precisa de dois ou três empregos para pagar o curso. Então, resolve procurar uma oportunidade e acha no jornal uma proposta para ser vigia, trabalhando à noite no presídio. Só no treinamento descobre que, na verdade, é para trabalhar na organização que toma conta dos internos”, detalha Raphael Logam. “Quando a pessoa resolve entrar para uma corporação, geralmente está ciente do que é. O maior impacto para ele foi não saber do que se tratava. Não é o que Pedra esperava, até que começa a aprender a viver ali dentro e como se comportar”.
 
Mesmo empenhado em colaborar para que o dia a dia intenso da prisão seja um ambiente de paz, a transformação do novato parece inevitável. O artista ressalta que, no desenrolar da temporada, o personagem identifica alguns problemas no interior da cadeia e tenta mudar o esquema: “Uma vez que resolve ficar, quer crescer honestamente e vê que sua maior briga não é contra os detentos. Só que acaba sendo engolido pelo sistema e tendo que se impor. Pedra nunca perdeu a sua essência, mas percebemos que, da porta para dentro, se transforma”, explica Logam.
 
O ator também reforça a importância de a série mergulhar nas perspectivas de todos os lados do conflito. “O José Junior tem um conhecimento absurdo, é um cara que tem uma bagagem muito forte com esse tema, escreveu com muito carinho e inteligência. O público vai poder entender uma história que é falada há muitos anos e que acredito que nunca tenha sido contada por alguém tão sábio. São 12 protagonistas, vários personagens, cada um com a sua história e curva dramática. É a maior série que já fiz de elenco e tem um elenco preto, potente”, completa elogiando o criador e produtor da obra. 
 
A superprodução de 10 episódios é uma nova parceria do Globoplay com a AfroReggae Audiovisual, responsável também pelas séries de sucesso ‘Arcanjo Renegado’, ‘A Divisão’ e ‘Betinho: No Fio da Navalha’. O elenco de ‘O Jogo que Mudou a História’ também reúne nomes como Pedro Wagner, Jonathan Azevedo, Babu Santana, Rômulo Braga, Bukassa Kabengele, Jailson Silva, Alli Willow, Ravel Andrade, Samuel Melo, Fabrício Assis, João Fernandes, Vanessa Giácomo, Claudia Mauro, Tatiana Tiburcio, Kizi Vaz, Talita Younan, Giulia Tavares, Ana Isabela Godinho, Elizia Gomes, Maha Sati, Álamo Facó, Sergio Laurentino, Leo Bahia, Breno de Filippo, Nicollas Paixão, Diego Raymond, Rogério Blank, Julio Levy, Marcio Borges, Gilson da Maia, Eduardo Dorneles, Patrick Bruno, Leonardo Xavier, além das participações especiais de Otavio Muller, Julio Andrade, Leonardo Bricio, Natália Lage, Marcelo Serrado, Marcello Melo, Wilson Rabelo, Jimmy London, Pretinho da Serrinha, Lucio Mauro Filho e André Mattos. Com criação e produção de José Junior; direção geral de Heitor Dhalia; direção de Heitor Dhalia, Matias Mariani e Claudio Borrelli; com redação final de José Junior e Gabriel Maria; e roteiro de José Junior, Gabriel Maria, Clara Meirelles, Bruno Passeri, Manaíra Carneiro e Bruno Paes Manso. A produção é da AfroReggae Audiovisual e da Paranoid.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato