![]() |
| Foto: Novelo Filmes/Divulgação |
A TV Brasil exibe o quinto e último programa do seriado independente Quero Ser Veg neste sábado (22), às 12h30. Com seu estilo irreverente, a apresentadora Mayana Neiva aborda o mito de que a alimentação vegana é apenas uma modinha. A produção documental traz depoimentos que respaldam a escolha por essa dieta como um estilo de vida saudável que representa uma prática sustentável.
Durante a edição inédita, o chef Dani Lima ensina receitas que aproveitam os ingredientes de maneira integral. Os pratos preparados durante o episódio final da série contemplam o aspecto da sustentabilidade proposto no modo de vida consciente das pessoas adeptas às refeições sem proteína animal. A ideia é ratificar que a gastronomia vegana pode ser barata, nutritiva, prática, gostosa e, também, sustentável.
Mayana Neiva adquire os itens na feira para as iguarias. Com o chef Dani Lima, ela cozinha marinada de pimentão com tomate para comer com pão de entrada. O prato principal é moqueca de banana da terra com farofa feita a partir da casca da fruta e quiabo tostado. O coco é aproveitado no preparo da sobremesa: bolinho de estudante à base de tapioca e caramelo salgado condimentado com leite de arroz.
Participam da atração de encerramento da série Quero Ser Veg o diretor de fotografia Marx Vamerlatti, o engenheiro agrônomo Marcos José de Abreu, a autônoma Adriana Maura da Silva e a socióloga Marly Winckler, presidente e fundadora da Sociedade Vegetariana Brasileira. Os convidados trazem ricos depoimentos sobre o impacto das escolhas alimentares que ajudam a mudar a forma de ver o mundo.
Os entrevistados contribuem no debate com argumentos sobre o conhecimento respaldado em pesquisas que confirmam a importância da culinária vegana como uma necessidade civilizatória. Esse estilo de vida mais consciente e saudável consiste numa visão mais amorosa para as refeições que abarca, também, o impacto das escolhas na defesa de pautas ambientais.
De acordo com esses especialistas, o ato de comer é bastante significativo e tem muito sentimento, memória afetiva e cultura envolvidos. Eles falam sobre questões que passam despercebidas uma vez que a concepção de comida enquanto mercadoria prevalece na sociedade e não deixa espaço para essas múltiplas dimensões do alimento.
No programa que fecha a exibição do seriado na telinha da TV Brasil, a apresentadora Mayana Neiva visita a Casa Origem, primeiro restaurante lixo zero do país. O estabelecimento usa os alimentos na sua integralidade, sem desperdício, além de trabalhar com ingredientes agroecológicos e orgânicos.
Tags:
Programação
