![]() |
| Foto: Reprodução TV Aparecida |
Nesta terça-feira (27/1), às 22h, o Aparecida Debate promove uma discussão sobre o autismo. No estúdio da TV Aparecida, o jornalista Eduardo Miranda recebe especialistas para responder perguntas e trazer clareza ao tema. A proposta da produção, além de entender sobre a importância do diagnóstico, é mostrar como a ciência está avançando no tratamento de muitas pessoas.
O programa começa trazendo números oficiais sobre o autismo no Brasil. São cerca de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas. E cerca de 300 mil idosos brasileiros têm algum grau de autismo, segundo pesquisa da PUC do Paraná, divulgada neste mês de janeiro. Pessoas que viveram a vida toda sem saber do seu diagnóstico. Ainda trouxeram o anúncio do Ministério da Saúde, que o SUS vai oferecer teste de triagem para todas as crianças aos 16 meses, permitindo detecção e intervenção precoce.
Depois, o Aparecida Debate conversa com convidados para entender pontos como: autismo é doença ou transtorno, como devemos nos referir às pessoas autistas, quais os sinais que não podem ser ignorados e como a ciência está avançando para transformar a vida de milhões de brasileiros.
Os convidados da noite são o neurologista Washington Pereta Tavares e a psicóloga Isabele Prado, especialista em Análise do Comportamento Aplicado (ABA). E também Lara Lacerda e seu filho Noah, diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Aparecida Debate, terça-feira, às 22h
Tags:
Programação
.jpg)