![]() |
| Foto: Globo/Vinicius Marques |
O 'Altas Horas' deste sábado, dia 06, promove encontros que exaltam a música negra brasileira com Thiaguinho apresentando o projeto ''Bem Black''. No palco, Serginho Groisman recebe convidados que marcaram gerações e seguem influenciando novos artistas: Sandra Sá, Dodô, Sampa Crew, Gaab, Fat Family, Walmir Borges e Paula Lima.
O projeto 'Bem Black' nasce do desejo de Thiaguinho de revisitar as décadas de 1970 a 1990, recriando a atmosfera dos grandes bailes blacks que marcaram essas épocas. Mesmo sem ter vivido esse momento, o artista incorpora o conceito à sua sonoridade e reforça a importância de valorizar essa trajetória: ''A gente precisa dar muita importância para quem fez esse caminho para a gente viver tudo que a gente vive''. O cantor também leva o projeto para uma turnê por diversas cidades do Brasil no decorrer do ano.
Ao longo da conversa com Serginho, Thiaguinho reflete sobre os artistas negros que são referência e relembra como construiu sua identidade por meio da música e da televisão. Hoje, como pai, reforça esse compromisso: ''Deixar um legado, não só para ele [seu filho, Bento], mas para outros meninos e meninas que também precisam dessa autoestima, precisam se ver na televisão, precisam se ver poderosos".
Essa exaltação das referências negras se materializa na homenagem a Sandra Sá, grande inspiração do projeto. Thiaguinho dedica o programa e o álbum à artista, que recebe reverências de todos os convidados. Ao lado de Thiaguinho, ela canta 'Olhos Coloridos' e 'Retratos e Canções', apresentada para o projeto 'Altas Vozes', disponível com exclusividade no Globopop.
Entre os encontros da noite, Gaab brinca com a relação próxima entre Thiaguinho e seu pai, Rodriguinho. Junto do ''tio'', ele canta 'Ponto Fraco'. Já Dodô celebra a amizade com o artista e recorda histórias de bastidores, e interpreta com ele 'Não Quero Dinheiro'.
Representando a força dos bailes e da black music, o Sampa Crew revisita sua trajetória iniciada em 1987 e Thiaguinho destaca como o grupo ajudou a formar uma geração que aprendeu a falar de amor através da música. Juntos, mostram ''A Lua e Eu''. Fat Family também relembra sua história, dos bailes feitos em casa até a consolidação na música brasileira. Ao lado do artista apresenta ''Curtir Um Som''.
Walmir Borges, que integra o projeto, participa com Thiaguinho em ''Jóia Rara''. Paula Lima, também presente em ''Bem Black'', divide o palco em ''Na Rua, na Chuva, na Fazenda''. Thiaguinho também assume momentos solo com 'Primavera / Coleção', 'Falta Você', entre outros, e 'Vencedor', música escolhida pela Globo como tema da transmissão da Copa do Mundo 2026.
O 'Altas Horas' tem apresentação de Serginho Groisman, direção geral de Serginho Groisman e Adriano Ricco, e vai ao ar aos sábados, depois de 'Quem Ama Cuida'.
