Claro TV e Vivo TV lançam receptores com resolução em Ultra HD


Foto do novo receptor em ultra HD da Claro TV (Divulgação)
Pesando no futuro, duas operadoras já deram os primeiros passos para a chegada de conteúdo 4K na TV paga no Brasil. No mês de maio, a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações - homologou dois modelos Sagemcom para as operadoras Vivo TV e Claro TV, ambas via satélite. 

A Claro vem com o modelo DSI384, mais simples e com menos recursos. O novo receptor tem duas opções de saída de vídeo: HDMI (que permite a qualidade 4K, quando disponível) e Vídeo composto (para conexão em televisores mais simples). O equipamento permitirá resoluções de 3840x2160 p60 e 4096x2160 p60. Já sendo compatível com os padrões HEVC, H265 e VP9. Também apresentam conexões USB, conexão óptica para home theater,  e uma entrada para Internet.

Já a Vivo parece apostar mais alto no segmento e teve um modelo homologado mais "parrudo". Além das qualidades já notadas no receptor da Claro, o modelo da Vivo trará ainda um disco rígido interno para gravação da programação (o DVR) e permitirá conexões com a internet através de um modem WiFi interno.

Os receptores foram homologados, mas ainda não há previsão de lançamento comercial. Muito provavelmente, a homologação se deu para que as operadoras pudessem realizar testes internos e demonstrações durante eventos especiais. Então, não adianta correr e ligar para a operadora pedindo migração imediata para um plano 4K, pois ele ainda não existe. 

Outro problema é a falta de conteúdo 4K atualmente no mercado. Temos pouquíssimo conteúdo disponível e ainda não há nenhum canal linear comercial disponível. Então, calma, muita calma que o mercado ainda é muito recente e ainda estamos vendo as fases de testes. 

A Claro HDTV (ou seria 4K?) testou há algumas semanas duas transmissões em 4K no seu satélite. A programação exibia um vídeo em looping, que se repetia ao longo do dia. Mas isto significa que já vão lançar? Talvez sejam testes para verificar o comportamento do sinal, taxa de compressão necessária, tamanho mínimo de antena necessário, viabilidade comercial diante do espaço disponível e a quantidade de canais a serem transmitidos. Enfim, estamos com mais perguntas que respostas.

Vale ressaltar que Vivo e Claro não são as únicas terem receptor com esta resolução. A OI TV e NET também possuem receptores simulares a estes com a mesma resolução, que já foram usado na copa do mundo no brasil. E algumas pessoas selecionadas puderam usar o equipamento em 4K. Isso deve se repetir durante os jogos olímpicos 2016. 

Este novos equipamentos devem ser apresentados no evento da TV paga o ABTA 2016, que neste acontece dos dias 29 de junho a 1º de julho. Este evento onde se discutem sobre o futuro mercado e assuntos relacionados, e as operadoras aproveitam para mostrarem novidades, e futuras novidades. 

Nenhum comentário:

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.